Economática vale a pena?

Pode parecer pretensiosa a pergunta, pois todos sabem que o Economática tem a fama de ser bom e tem a fama de ser caro. Recentemente, pedi um orçamento, achei salgado, bem salgado, mas pensei que daria para dar uma chance. Ofereceram um call de apresentação, que irei aceitar, mas teria que por a mão na massa pra conhecer. Por isso queria saber da experiência de quem já usou ou de quem sabe de alguém que já usou. Se alguém souber também se há maneira de fazer uso compartilhado para rachar o valor. Qualquer informação seria valiosa.

2 curtidas

Se tiver monta um grupo no whats hahah e chama o pessoal aqui.

2 curtidas

Há alguns anos atrás cheguei a testar, mas não achei que vale a pena o custo x beneficio.

1 curtida

Olá,

Usei por alguns anos, mas parei de usá-lo a uns 4 anos atrás. Havia um limite de pessoas que podiam utilizar o aplicativo ao mesmo tempo (dependendo de quanto você pagava) e eles localizavam por IP, ou seja, se você levasse o aplicativo para outro lugar com o IP não habilitado e se conectasse, ele bloqueava você aonde você estava e toda a conta do usuário, tendo que entrar em contato para o desbloqueio e mudança de senha (como alternativa eu levava o aplicativo e me desconectava da internet).
Mas pelo que vi no site, hoje é uma versão browser, então essa tática já não funciona. Se o preço fosse camarada, ou não houvesse um problema de IP para compartilhar, dependendo do preço eu ficaria interessado. O Economática é muito, muito bom. Melhor que em certos quesitos que o da Bloomberg (que tem a grande vantagem o acervo gigantesco de relatórios, análises e notícias).

3 curtidas

Obrigado pelas respostas, pessoal. Agendei a apresentação do sistema para quinta-feira e vou a partir daí ter uma posição mais certa de prosseguir ou não com o experimento. Uma coisa que eles levantaram a questão no e-mail, é que há a possibilidade de fazer um contrato por período inferior a 12 meses, o que poderia ser interessante.

Sobre o uso compartilhado, perguntei a respeito, já que basicamente o preço é o mesmo para PF ou para PJ e PJ geralmente são muitas pessoas. A questão é que você contrata um acesso, mas há duas formas de acesso, pelo browser, como o sellous mencionou e pelo excel. O que eles fazem é liberar apenas um acesso ao browser e um acesso adicional pelo excel. Então na prática daria para dividir entre duas pessoas considerando essas limitações de uso simultâneo. Só para constar. a mensalidade está em 2.450,00.

Eles possuem diversas planilhas exemplos no site, mas nunca usei a versão do Excel. As planilhas que vi achei ok. Na verdade, após um tempo, você usualmente vai criar alguns stock guides e salvar, e depois só recarregar elas. Só num estudo mais a fundo você usa constantemente o aplicativo. Se houvesse um contrato de acesso apenas uma vez por mês ou duas, já seria suficiente. A ferramenta para valuation deles, apesar de boa, nunca gostei. Infelizmente é muito salgado o preço, eles deveriam pensar em propostas mais acessíveis.

2 curtidas

Essa proposta seria interessante (acesso uma vez no mês ou um pacote de acesso quinzenal ou mensal no período de um ano). Nos EUA tem várias empresas de consultoria e dados do mercado que fazem pacotes assim.

1 curtida

Eu tinha visto e gostei bastante das planilhas, até foi por isso que fui atrás, a economia de tempo e o ganho de escala nas análises parecem ser gigantescas. Lógico que não responde tudo, mas tem muitos dados que no momento só fazendo na mão, funcionaria quase como um google maps para mim. Estive refletindo a respeito dos preços, sinceramente pagar 30 mil por ano não faria sentido nenhum para mim nem para a maioria de nós mortais. Vou conversar a respeito de fazer contratos mais curtos, de 30 ou 60 dias, e da possibilidade de fazer isto 1 ou 2 vezes ao ano; o que não aconteceria de forma automática, é claro, mas se aproximaria da idéia que vocês estão propondo e que me atenderia perfeitamente.

1 curtida

Vi hoje a apresentação e respondendo a pergunta: acho que vale a pena sim, se você puder pagar. Contrato mínimo de 3 meses. O valor é negociável, embora ainda não tenha tido a resposta de até onde eles vão:

Vantagens:
É uma plataforma online que compila toda a base de dados da CVM e organiza de maneira que sejam palatáveis ao investidor, também dá fácil acesso a notas explicativas, por exemplo. E é totalmente customizável. Dá para aplicar qualquer índice de correção a qualquer dado, criar índices, como se fosse uma planilha de excel. Dá por exemplo para corrigir 20 anos de demonstrações financeiras pela inflação ou pelo dólar. Ou fazer tudo isso com várias empresas ao mesmo tempo e colocar lado a lado, numa análise setorial. Instituições financeiras também tem as contas ajustadas e você consegue facilmente informações como PDD, por exemplo.Tem também a parte técnica, que não prestei muita atenção, mas há análise de volatilidade, beta, gráficos de dispersão e coisas do tipo. Muito interessante: dá para ver o quadro de acionistas de uma empresa numa base histórica, por exemplo, trimestre a trimestre. Ou ver quem está comprando e quem está vendendo todo mês. É um enorme poupa tempo. Enfim, a disneylândia da análise de ações.

Desvantagens:
$$$$$

6 curtidas

E só complementando, tem informações de empresas do mundo inteiro. Então dá, por exemplo, para ver todos os bancos do mundo e comparar por ativo, ROE, ROA, etc. Aliás, descobri na apresentação que o Itau é o banco de grande porte com o maior ROE do mundo. Se não me engano, os brasileiros fazem 4/5 no top five do ROE.

4 curtidas

fouquet, continua a limitação pelo IP para acesso? pq se nao houver, da pra aumentar a quantidade de pessoas que podem utilizar a ferramenta, desde que respeitado os horários de uso de cada pessoa.

no entanto, é preciso ver se isso vai de encontro as regras da economática. como vc bem falou, PJs contam com licenças onde vários usuários vão acessar a ferramenta, muitas vezes de forma alternada. é o cenário perfeito para ratear os custos da ferramenta.

2 curtidas

Pra Sardinha como a gente, não justifica. Investidor qualificado ou quem vive do mercado deve ter uma economia de tempo razoável, enfim eu boto fé de algum de vcs assinar e postar as análises aqui pra eu entrar de free rider Kkk

2 curtidas

Pelo que entendi ou que me deram a entender, não. Você pode ter um acesso na plataforma deles e simultaneamente um pela extensão do excel em outro computador.

Surpreso com essa notícia. Nunca usei a plataforma do TC. Dei uma olhada e não achei tão interessante. Pra mim, mais surpreendente foi a compra de dois ativos bons. Economática tinha tudo para fazer planos mais acessíveis e aumentar drasticamente o faturamento com a popularização da bolsa. Quem sabe isso não acontece agora?

2 curtidas