Empresas do setor de energia

Entendo pouco do setor, o melhor sera area de transmissao?

3 curtidas

Amigo, ainda estudando o setor?

Não tenho acompanhado, tem alguma novidade?

continua sendo um ótimo setor se tu quer dividendos com pouco risco, porém os bancos que dão dividendos e só tem o risco de inadimplencia tao bem descontados

1 curtida

Fico na duvida em quais empresas têm potencial de crescimento

1 curtida

elétrica não tem muito, bancos eu acho que bradesco e banrisul, os analistas gostam do banco do brasil mas eu não entendo o porquê

1 curtida

Obrigado amigo, olhei Alup mas não entendo mt bem do setor

Eu diria ENBR3, por causa dos projetos em desenvolvimento; e NEOE3 (é a que mais gosto), que tem melhorado bastante sua eficiência recentemente. Estas 2 são as que tem maior potencial de valorização, na minha opinião.

Além destas, EQTL3, CPFE3 e ALUP11 vem de um crescimento muito bom nos últimos anos. Vale a pena estudar elas também.

Eu tenho NEOE3 e ENBR3; e no momento estou estudando entre ALUP11 e TAEE11 (gosto muito desta por causa dos dividendos).

3 curtidas

Não gosta de TRPL4?

TRPL4 compararia com TAEE11. São quase do mesmo nível na minha opinião, mas fico com TAEE11 porque TRPL4 não tem tag along (apesar de não ser tão relevante aqui).

3 curtidas

Sem contar que eles recebem 1 bilhão por ano de um recebimento que vai acabar em 2024

2 curtidas

Alguém confirma e saberia explicar porque TRPL e TAEE tem perfis de endividamento tão diferentes? Olhei umas demonstrações antigas da TRPL onde a dívida caiu rápido, para ver se era algo não-recorrente, mas não era, eles simplesmente tinham decidido pagar metade da dívida

Sei que o endividamento nesse setor é meio irrelevante, não vejo sentido nos youtubers que crucificam a TAEE em favor da TRPL por causa disso. Mas essa capacidade de baixar a dívida é por alguma vantagem competitiva? Decisão da empresa? Nos múltiplos, não identifico nada que pareça explicar isso

Edit: Percebi que, historicamente, o perfil da dívida da TRPL é mais de curto prazo, e o da TAEE de prazos bem longos. Só não sei se isso é o ovo ou a galinha

1 curtida

@resonance, você se refere de 2012 para 2013?

Acho que isto foi decorrente de uma não renovação de concessão pela qual ela recebeu uma indenização.

Pode reparar que houve uma queda abrupta na receita líquida de 2012 para 2013…

Agora vi, é mencionada como uma aplicação em fundos exclusivos

Mesmo assim, ela liquidou quase 1 bi em dívidas, dificilmente seria superior ao Div Liq/EBITDA de 2,2 de 2012

Vi uma entrevista com o RI dizendo que o foco da Taesa é maximizar dividendos para o acionista. Acho que são só estratégias diferentes mesmo. Rolam uma dívida barata em vez de comprometer a distribuição durante um ou dois anos