Emprestei dinheiro e não me devolveram

Esse assunto é extremamente delicado e pessoal, mas vou dar meu pitaco.
Eu encaro da seguinte forma: nunca empresto pra ninguém. Se vejo que a pessoa realmente precisa (caso de doença na família, por exemplo), eu simplesmente faço uma doação até o limite que minha situação financeira permite. Se é uma pessoa que amo (minha mãe, por exemplo), nem pergunto a finalidade e faço a mesma coisa: entrego o dinheiro e digo “me devolva quando e se puder”.
Algumas vezes recebi de volta, em outras não. Não cobro, não ligo, finjo que o assunto não existe. Nem sempre obtenho gratidão, mas não estou buscando isso tb.
Minha sogra já pediu dinheiro emprestado diversas vezes pra minha esposa e ela sempre me pergunta o que eu acho. Eu sempre respondo: “é sua mãe, dê uma quantia que a ajude e que não nos faça falta. Não cobre de volta nem esquente a cabeça com isso. Se a quantia for te incomodar, não faça”.
Assim venho fazendo e não me aborreço mais. Quando amigos nem tão próximos pedem dinheiro e não é uma situação extrema de saúde eu recuso, digo que acabei de comprar um imóvel ou coisa parecida, etc.

@roger75 não sei a quantia envolvida, nem o carinho que vc tem com a pessoa. Minha sugestão é siga a vida e leve como aprendizado. Sei que é clichê, mas o que importa na vida o dinheiro não paga. Se você é honesto, trabalha, tem saúde e cuida da sua família, agradeça a Deus e seja feliz. Não crie expectativas nem perca sua energia com o mal comportamento dos outros. Abraço.

14 curtidas

Eu tive um caso de “amigo” q fez isso comigo…encaro como um furto…subtraiu algo. Hj finjo q ele nem existe…é um descontrolado financeiramente e sofre as consequências…nem me irritei pelo valor…e sim a traição na confiança. Disse q nossa amizade valia R$ 1.600,00, q foi o valor subtraído…nada mais. Coisa q n faço questão. Espírito bem pobre e isso ele vai levar pra todos os lugares. E vida q segue…pessoas assim me afasto!

2 curtidas

Sem receber só emprestei uma vez, mas dinheiro pouco e já sabendo que a possibilidade de perder era grande.

No meu caso foi para um primo, tinha uma Lan house e ele tinha trabalhado uma época para mim. Pouco tempo depois que o negócio fechou ele tava precisando de um computador e vendi, pois estava me desfazendo do maquinário. Depois de alguns meses e algumas cobranças sem sucesso, baixei o crédito para prejuízo.

Não tenho mágoa, mas deixei de falar com ele desde então, simplesmente por não querer me associar a pessoas assim. Se pra ele o PC estava acima da amizade eu não farei questão do contrário.

No mais, só empréstimo para meus país, com juros menores que os bancários e sem risco de quebrar as pernas em caso de calote rsrs. Sempre tivemos uma boa relação e são pessoas íntegras, então nunca tivemos qualquer problema com isso.

5 curtidas