Emprestei dinheiro e não me devolveram

Emprestei dinheiro para um parente e ele não me devolveu. Já faz muito tempo e agora a pessoa a quem emprestei não me dá nenhuma satisfação.
Será melhor esquecer e seguir a vida? Pois sempre que penso nisso fico muito estressado…

Com certeza e mais importante ainda, aprender a lição, quer transformar um “amigo” em inimigo empreste dinheiro a ele.
Quer tentar reaver esse dinheiro esquece do assunto e se aproxime muito desse parente, e pessa dinheiro emprestado a ele daqui alguns anos, depois corte relações, tem sangue frio para isso?

10 curtidas

Essa pessoa jamais será sua amiga de novo na vida… já emprestei, como no seu caso, e no tempo de covid que um amigo se apertou muito, segurei uns meses de aluguel etc pra ele, uma boa quantia. Mesmo sem cobrar, ficou como ajuda, se afastou bastante.Talvez falte maturidade em algum ponto, mas na prática, colocou grana, adeus amizade, nunca será igual. É uma lição dura, nunca mais se permita voltar no assunto, minha sugestão.

12 curtidas

Triste mas ai mostra que nao existe amigo de verdade, so interesse e parente é só parante mesmo, pai e mãe são os unicos que da para confiar 100%, em alguns casos nem nesses, humano é um lixo mesmo, tento aprender com meus cachorros como ser um humano melhor.

10 curtidas

Eu nao consigo entender como uma pessoa tem coragem de fazer uma coisa dessas… Ja ouvi varios casos de historias semelhantes: a pessoa (muitas vezes parente) esta com dificuldades, voce ajuda, ela fica super agradecida com sua bondade e depois nao lhe paga.

Isso para mim parece roubo, desonestidade, etc. Um enorme absurdo.

7 curtidas

Foristas, como a maioria já sabe eu já estou com 64 anos de idade, e também já emprestei dinheiro para parentes por muitas vezes e acho que nunca recebi. Encaro como uma doação. Na maioria dos casos são quantias, relativamente, pequenas. Coisa de meio a um salário mínimo.
Tem uma parente que vendi um carro usado para ela. Ela disse, agora estou sem dinheiro, mas logo eu te pago. Já faz 11 anos. Essa acho que ainda vou receber. Embora em valor bem depreciado.
Nos últimos anos eu simplesmente digo que estou negativo no banco que e que não vai dar.
Um ou outro que acho que merece alguma ajuda eu ponho um dinheiro num envelope e dou de presente de Natal.
Certa ocasião apareceu um colega de serviço na minha sala, e, resumidamente, contou uma história extremamente triste e pediu dinheiro emprestado, dando como garantia o décimo terceiro dele, e me deu um cheque especial no valor. Não cobrei juro, nem nada. Mas, informei para ele que no dia combinado eu ia executar o cheque.
No dia combinado fui sacar o cheque e não tinha fundo. Aí pedi para um amigo depositar na conta dele em um outro banco e aí foi executado e recebi. Esse era até um bom valor.

@roger75 minha sugestão é que você converse com franqueza com a pessoa e depois da conversa tome uma posição psicológica para você mesmo, para você ficar em paz e não ficar remoendo o assunto, seja qual for o resultado financeiro da conversa.
Eu em geral considero que aquele dinheiro foi gasto em um curso para eu aprender alguma coisa útil para mim.

8 curtidas

Tenho uns, bem, poucos amigos que confio muito neles.
Parentes já é algo bem mais complicado. Procuro manter uma distância respeitosa dos meus parentes.
Filhos considero que são minha responsabilidade, até certo ponto. Meu filho mais novo, 30 anos, ainda é meu dependente, financeiramente.

5 curtidas

Sou um pouco mais novo que voce Joao, mas nem tanto rs., Filhos criamos para o mundo, com amor verdadeiro, sem esperar nada em troca, e tem que ser criados assim, para o bem deles mesmo, senao quando nos formos, eles vao sofrer demais, e não é um isso que eu quero para quem eu amo.
Agora amigos só da pra saber se são verdadeiros, quanto mete dinheiro ou poder no meio, o resto é tudo sentimento nosso, que as vezes no cega.

3 curtidas

Sabe o que eu acho pior, a pessoa se afastar, tipo fugir da gente, ai inves de ter humildade e falar, olha eu sei que estou te devendo, não consigo pagar agora, mas não esqueci, me da mais um tempo, e obrigado novamente pela sua ajuda, como se aquela divida valesse mais que uma amizade ou o sangue, normal poucos tem inteligencia nesse mundo, faz parte.

7 curtidas

Mas muitos conseguiriam pagar! se afastam para dar golpe mesmo. Desonestidade mesmo.

5 curtidas

Não confie 100% nem em mãe ou em pai. Fica a dica que aprendi apanhando da vida.

3 curtidas

Como eu disse em alguns casos nem nesses, isso é muito triste, força ai, se um dia for Pai, mostre que não precisa ser assim

3 curtidas

A PLD aumenta com o grau de parentesco. Passou 6 meses, pode dar baixa no crédito porque não vai receber. Não precisa ficar com raiva da pessoa. Sendo bem honesto, @roger75, quem mais errou foi você mesmo. O único empréstimo razoável que você pode fazer é venda a prazo, mas é sempre bom estar informado da situação financeira da pessoa. Um empréstimo de liquidez por exemplo é diferente. Neste caso, até parente as vezes paga ou deixa alguma garantia.

3 curtidas

Eu já sou pai, mas são duas crianças pequenas ainda. Pretendo ensinar valores diferentes do que aprendi em cada em relação ao trato com o dinheiro.

3 curtidas

Pior do que é isso é vender fiado no comércio, você cobra e acaba sendo o vilão da história.

Se for uma quantia grande, eu cobraria. Agora se for um valor que não está te fazendo falta, acho melhor esquecer isso, hoje em dia acontece casos extremos de morte por conta de cobrança de dívida, então é melhor ficar em paz consigo mesmo e vida que segue.

2 curtidas

Já emprestei dinheiro para parentes e conhecidos.
Os conhecidos, demoraram mas pagaram.
Os parentes? Um já se esqueceu da dívida, nem adianta cobrar.
Outro vai para 10 anos que me deve, consegui receber parte, mas com um segundo filho agora, certeza que não vai me pagar.
Eu deixei para lá, não era volume muto grande de dinheiro. Mas ficou a lição:
Não empreste dinheiro, seja para quem for. Bancos existem para isso.
Se a pessoa é boa pagadora, o banco vai adorar emprestar dinheiro para ela.
Se é uma pessoa descontrolada, pq arriscar seu dinheiro?
Se o banco, que ama emprestar dinheiro, não empresta para essa pessoa, já é motivo para fazer o mesmo.

6 curtidas

Tem algo pior que acontece sempre: A pessoa que pegou dinheiro emprestado continua no buraco e quem emprestou está controlado.
Então na hora de cobrar sempre vem o papo que está apertado e vc tá na boa, que pode esperar ou até perdoar a dívida, como se sua cobrança fosse um insulto para ela.

6 curtidas

Todo mundo ve as pingas que eu bebo, mas ninguem ve os tombos que eu levo.

8 curtidas

Justamente por esse motivo que sempre nego quando alguém me pede dinheiro emprestado . Em 99% dos casos a pessoa está vivendo em um padrão de vida superior ao que ganha . Isto eh, a conta nunca cai fechar . Sempre vai da uma desculpa para pagar e sempre vai ficar rolando a dívida até o que passa tempo suficiente pra da o calote e dizer que eh antigo demais e deveria esquecerá

Apenas no 1% eh um infortúnio e imprevisível/inevitável.

5 curtidas

Eu ja prefiro dizer que posso emprestar: basta ir à empresa da qual sou sócio (BBAS3) e pegar o valor lá

5 curtidas