Energia

Quando eu era adolescente eram comuns as enciclopédias.
Existiam várias e uma era a LIFE.
Num dos volumes tinha um verbete sobre o carro do futuro.
Tinha a foto de um belo protótipo que utilizaria como combustível o hidrogênio.
Passaram-se 50 anos desde então e o carro a hidrogênio, para as massas, nunca aconteceu.
No vídeo a seguir pode-se entender o porque:

6 curtidas
4 curtidas

More on solar energy industry

3 curtidas

Mais algumas idéias para, tentar, viabilizar o uso de hidrogênio:

3 curtidas
3 curtidas

Mais duas idéias no debate sobre energia solar: Agri-voltaic e Float-Voltaic.

5 curtidas

Paineis solares na água já está em estudo no Brasil. Não ocupa área útil, mais barato para implantar, menos manutenção e se for colocado nas barragens das hidroelétricas pode usar a mesma estrutura.

2 curtidas

Conforme previ em posts acima o ser humano não vai se livrar facilmente dos petrofuels e ainda corre o risco de voltar para o uso do carvão.
No vídeo que segue fala-se sobre a questão do gás na EU. Embora tenha alguns dizendo que isto é temporário, mas esse temporário pode ser bem longo.
Estou esperando o 31/12/2022 para saber se a Alemanha desativou todas as suas usinas nucleares.

4 curtidas

More on return to coal in EU!

3 curtidas

Sanctions backfire!

1 curtida

Parece que o Putin tá expondo bem o problema das políticas de transição energética, vi que a Holanda, Áustria e Alemanha já estão religando suas usinas termoelétricas. Nos EUA também não foi tão diferente, agora estão tendo de voltar atrás.

3 curtidas

Aproveitando o embalo…

1 curtida

https://twitter.com/AmazoniaAzulBR/status/1581294558549225472?t=B6-skd0iZvUcV7LGaSG5Mg&s=08

9 curtidas
1 curtida

Esperei terminar o ano de 2022 para escrever este post.
A Alemanha tinha prometido há muitos anos desligar todas as suas centrais nucleares até 31/12/2022.
Também prometiam em algum momento abandonar o carvão mineral.
Essas promessas em geral tem a ver com ignorância, má fé, e política eleitoral.
Pois bem, a Alemanha não desligou todas suas usinas nucleares e ainda aumentou o consumo de petro-energias.
Vejam este vídeo já de 2023, sobre o tema.

7 curtidas

Já comentei em algum (ou alguns) dos meus posts que o caminho para o carro elétrico se estabelecer não é tão simples quanto alguns querem fazer crer na mídia, na política e nos variados ativismos.
Isto ocorre porque a energia (somando todos seus formatos) é um bem limitado.
Para aumentar a disponibilidade de energia elétrica para os carros seria necessário diminuir em alguma outra modalidade.
Já citei que no Brasil se instantaneamente trocarmos todos os veículos movidos a petro-energia para energia vinda de outras formas para energia elétrica, na real o país vai entrar em colapso porque não tem energia elétrica suficiente para tanto.
Bom lembrar que toda vez que o Brasil começa a crescer o PIB a uns 4% ao ano começa a haver apaguinhos e às vezes apagões.
Pois bem, alguns países começam a perceber este fato energético e começam a pensar em banir ou restringer o uso de carros elétricos.
É o caso da Suiça. Não sei se já o fizeram, mas estão discutindo o assunto.
No vídeo que segue tem um pouco dessa discussão, mas existem vários outros vídeos sobre o assunto no Google.

6 curtidas

Em algum post acima o @sr_fouquet colocou mais ou menos a seguinte questão: Se os consumidores/eleitores apontam numa direção e a termodinâmica (no caso específico sobre energia) aponta em outra direção qual vai predominar no final?
Já respondi parcialmente em algum post acima, mas retorno ao tema.
Mesmo antes da guerra eu já havia escrito que o ser humano vai explorar as petro-energias até que não seja mais economicamente viável. A transição energética vai ocorrer não porque o ser humano assim o quer mas porque as petro-energias estão decaindo devagar. Daí a humanidade vai ter que se virar, realmente.
Assim, todos os hipócritas do planeta que imaginavam e/ou planejavam se ver livre ao menos do carvão mineral, agora estão aumentando o uso.
No Google tem um monte de vídeos documentando o fenômeno. Nesse que segue existe a acusação contra a guerra, mas mesmo sem guerra a humanidade não iria se livrar do carvão enquanto ele estivesse/estiver disponível. O resto é jogo para a platéia, os desinformados e os eleitores.

2 curtidas

@adamsmith Sim, vou responder por estes dias. Mas, o conceito é complexo vou ter que elaborar uma introdução ao tema que possa ser entendido por todos ou pelo menos pela maioria.

4 curtidas

Quando era adolescente gostava de ler. Na real sempre fui razoável leitor.
Existia uma enciclopédia chamada Life e num volume especial existiam verbetes sobre questões tecnológicas e futurísticas.
Uma delas era o “carro do futuro”. Um design bonito para a época e, supostamente, movido a hidrogênio.
Vamos supor que eu tinha 14 anos de idade, agora estou com 64 e o carro movido a hidrogênio ainda não se viabilizou.
Veja o vídeo a seguir e saiba as principais razões porque o hidrogênio ainda não se viabilizou como “combustível”.
O primeiro acho que já escrevi por aqui: Hidrogênio quando oxidado produz menos energia do que gasta para ser produzido.
Um segundo é que o hidrogênio é um gás com massa molecular muito pequena e, portanto, para ser armazenado precisa de pressão brutal, e recipientes massivos.
Mais sobre hidrogênio e energia no vídeo que segue:

10 curtidas

Uma outra possibilidade de “energia alternativa” é a Energia Geotérmia.
Essa energia é aquela que pode ser extraída das camadas mais profundas da Terra.
As temperaturas dos solos mais profundos são mais altas do que as temperaturas na superfície.
Lembrem-se do seguinte fato Termodinâmico:
Sempre que se tiver uma diferença finita de temperatura será possível colocar ali uma máquina térmica executando um ciclo termodinâmico que produzirá uma potência mecânica que poderá ser transformada em outras formas de potência, tal como energia elétrica, etc.
Assim, é possível extrair potência mecânica de uma fonte geotérmica.
Conforme já escrevi em outros posts a transição energética não será simples como alguns querem fazer crer. As chamadas energias alternativas, tem este nome porque apresentam uma série de dificuldades.
Confiram o caso da energia geotérmica no vídeo a seguir:

4 curtidas