Energia

@adamsmith Havia lhe prometido responder algumas questões sobre “disponibilidade termodinâmica” e mais algumas outras questões associadas.
Eu fiz meu primeiro curso de Termodinâmica no primeiro (ou segundo, não me lembro ao certo) semestre do ano de 1983. Até lembro da figura do meu professor, o Ricardinho, tinha estatura pequena e era magro. Depois devo ter feito no mínimo mais dois cursos de Termodinâmica, um no mestrado e outro no doutorado.
O livro texto do curso de graduação era uma versão anterior do livro clássico de termodinâmica “Fundamentos da Termodinâmica Clássica” dos autores Van Wylen & E. Sonntag, ainda a venda:

A resposta ao seu questionamento é longuíssima e, então, para não fazer posts muito longos, vou simplificar ao máximo, sem perder a essência. Vou utilizar como guia mestra a versão de 1993 do livro citado. Para chegar e completar o capítulo sobre Irreversibilidade e Disponibilidade vou precisar atravessar oito capítulos. Então, vou fazer, aproximadamente, um post por semana até completar os conteúdos. No meio do caminho vamos passar pela questão de Energia que também será útil no tópico. Uma coisa é energia outra é disponibilidade termodinâmica de energia.

OBS: Ia responder uns outros aspectos subsidiários do seu post mas a automação do fórum me sugeriu não fazer. Então, como sou respeitador do fórum, vou deixar para outro dia.

5 curtidas

Mais um plano baseado no voluntarismo verbal.
Veremos o que acontecerá nos próximos, digamos, 10 anos.

3 curtidas

Gosto muito desta empresa

2 curtidas

@fernandogb A empresa me pareceu bem interessante. Armazenamento de energia é um campo bem fundamental,visto que quando as petro-energias declinarem de vez, certamente, energia solar e energia eólica farão parte do mix que vai restar. Estas fontes são intermitentes e, portanto, serão necessários sistemas consistentes para armazenamento de energia.
Sistemas com baterias me parecem problemáticos. Daí uma das dificuldades dos carros com propulsão elétrica.
Nas regiões montanhosas como os Alpes já existe há muitas décadas o armazenamento gravitacional associados a centrais hidroelétricas. Quando o consumo, ao longo do dia, está alto o sistema produz energia e repassa ao sistema de consumo, quando o consumo está baixo, parte da energia produzida vai para o consumidor e parte vai para uma sistema de bombeamento que bombeia a água para algum lago no alto das montanhas. Quando se faz necessário a água que estava estocada (e a energia potencial associada com ela) é direcionada para a produção de energia elétrica e despachada ao consumidores.
Nestes sistemas o bombeamento é feito com turbinas reversíveis que são projetadas para ora funcionar como turbina, ora para funcionar como bomba.
As empresas do sistema elétrico no Brasil estão fazendo algo do tipo, eles compram a energia elétrica produzida por sistema foto-voltaicos e despacha para os consumidores e economiza, como energia potencial (gravitacional) a água que está lá em seus reservatórios. Daí que querem cobrar (ou já cobram, não sei) por este serviço de armazenamento além da infra envolvida.
Enfim, sem dúvida que este sistema de armazenamento gravitacional funciona e é bastante limpo.

3 curtidas

More on gravitational energy storage:

2 curtidas
3 curtidas

Este site tem muita informação free.
Vira e mexe fala da NRGV

3 curtidas

More on Mechanical Batteries: Flywheel Battery

1 curtida

Parte básica de um armazenador de energia baseado em inércia mecânica

3 curtidas
1 curtida