Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que é uma honra saber que tenho colaborado para um fórum tão rico em conhecimento quanto este… Eu aprendi muito aqui e, na tentativa de ajudar outras pessoas, acabei aprimorando mais meus estudos com os feedbacks que recebi.
Eu acredito que o processo de aprendizagem deve ser contínuo e a diversidade de ideias é um ambiente muito propício para este processo. Na minha opinião, os melhores “cursos” que podemos fazer é aprender com os erros (nossos e dos outros) e ouvir/compreender as opiniões divergentes. Por isto, acho muito importante mantermos esta diversidade de opiniões e de formas de investir.
Agora as respostas iniciais:
Tenho 41 anos, moro em Salvador (BA) e sou soteropolitano mesmo. Morei em Aracaju (SE) por alguns anos e voltei para Salvador há 4 anos.
Atividades de lazer: shows ( ê saudade), praias ( ), games (atualmente só Football Manager), séries, filmes e adoro assistir Futebol Americano! Bom, eu gosto de estudar os resultados e a evolução de empresas, então considero isto um hobby também.
Sou bancário do BB (por isto nunca voto no BB na CAFI ) e ultimamente tenho estudado Tecnologia da Informação com o objetivo de me preparar para trabalhar/empreender na área.
Quanto aos esportes, atualmente só malho mesmo.
Sobre livros preferidos eu vou ser bem sincero e vou dizer que não gosto muito de ler, exceto livros ligados à minha área de interesse. Portanto, como estudei Ciências Econômicas por 3 anos, eu realmente adorava estudar Macroeconomia, Economia Internacional e Economia Monetária; alguns que mais gostei são os de Krugman & Obstfeld, Lopes & Rossetti e Varian.
Já sobre os filmes, eu gosto de vários e dos mais variados gêneros:
- O primeiro que sempre me vem a mente é O Grande Truque (não confundir com Truque de Mestre 1, 2 e 3; que são até bonzinhos mas não é para tanto). Eu acho o desfecho simplesmente espetacular e o filme todo traz muitas lições. Eu diria que é o que eu mais gosto;
- Um que assisti recentemente e que adorei foi Radioativo. É outro filme que também traz muitas lições e eu realmente gosto muito de filmes baseados em pessoas e/ou fatos reais e sobre Ciência;
-
Kardec. Este pode ser polêmico, mas eu tenho interesse por Espiritismo e o filme trouxe muitos temas que acredito;
-
Hannibal a Origem do Mal e toda a série: Manhunter, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho;
-
O Curioso Caso de Benjamin Button. A realidade devia ser assim… ;
-
Zodiac. É fascinante e repugnante a história deste Serial Killer;
-
The Hundred. É uma série, mas por ser a minha favorita, resolvi destacar
- Destaco ainda Uma Mente Brilhante, Inside Job, A Ilha do Medo, A Origem, Divergente/Insurgente/Convergente, A Grande Aposta e A Cabana.
Tenho 1 filha de 15 anos que mora com a mãe em Aracaju. Tinha “União Estável” com a mãe dela e hoje estou solteiro.
Carteira de Investimentos: está em construção! Eu pretendo ter um núcleo com 8 empresas que são minhas favoritas, mais até 12 empresas que buscam se aproveitar de grandes distorções de preços, mas que também são companhias que tenho confiança no Longo Prazo; pra completar e diversificar, pretendo ter até 5 ETFs pra investir no exterior com intuito de me expor a empresas que não estão disponíveis no Brasil e para ter alguma diversificação geográfica. As 8 empresas que pretendo manter sem nenhuma perspectiva de me desfazer: CASH3, INTB3, BBAS3, HYPE3, LOGG3, JBSS3, SAPR3 e NEOE3. Para cada uma destas empresas eu tenho uma perspectiva de crescimento e/ou manutenção do poder de compra no longuíssimo prazo. Tenho ainda MOSI3, ALLD3, GUAR3, ALUP3, FHER3, SOJA3, PFRM3 e BRFS3 que são empresas que também gosto bastante mas o investimento é mais voltado para capturar ganhos com as distorções que, na minha opinião, existem hoje no mercado; destas acredito que MOSI3, ALLD3, PFRM3 e FHER3 são as maiores distorções e GUAR3 e ALUP3 são as que poderiam fazer parte do núcleo principal de 8 empresas, não tendo nenhuma previsão de me desfazer delas também. Outras empresas que estou de olho para completar as 12 mas não tive oportunidade ainda pra investir são: BLAU3, TEND3/EVEN3, ETER3 e ENBR3; além da Vittia que não concluiu a IPO. Quanto aos ETFs eu ainda estou estudando, mas por agora estou interessado em SHOT11, DNAI11 e algum atrelado à Índia; mas ainda estou engatinhando nestes estudos.
Autodefinição partidária: ?isentão?. Sou Capitalista em essência, acredito que o Capitalismo tem problemas mas sem dúvidas é o meio de produção que mais desenvolveu e desenvolve a humanidade, não acredito que nada fora disto possa funcionar por “n” motivos… muitas de suas características são inerentes à natureza humana. Outro ponto central na minha opção de voto é referente à produtividade e desenvolvimento tecnológico, eu acredito que a evolução do país depende da melhora da produtividade do brasileiro e isto passa muito pelo desenvolvimento tecnológico; precisamos urgente de mais escolas/faculdades que saiam da teoria e partam para o conhecimento prático e incentivem a criação de “tecnologia”. Não me encaixo no conservadorismo (no Brasil é vinculado à Direita), apesar de ser a favor de muitas pautas consideradas de direita como: maior rigor na punição de crimes como assassinato, estupro e estelionato. Não me considero de direita porque acredito em certas teorias como a necessidade de aumentar a renda nas camadas mais baixas da população devido à sua maior propensão marginal de consumo, com impacto na renda total, além de outras ideias ditas progressistas; mas acredito que isto passa muito mais por incentivos ao empreendedorismo e capacitação do que por programas sociais. A maior pobreza do Brasil é a pobreza de conhecimento!
A perspectiva e o sentido da vida são perguntas muito complexas, então acredito que a melhor resposta deveria ser simples: felicidade mesmo não é fazer sempre o quer, mas sim querer sempre o que se faz. Estou nesta busca: trabalhar/estudar com/o que gosto e morar em frente a uma praia numa cidade pequena/tranquila. Não busco riqueza mas sim segurança financeira.