ESPA3 - Espaço Laser

Certamente o mercado superestimou os valores no IPO, como é de costume, e a empresa tb não soube fazer investimentos sustentáveis. Mas creio que o maior problema aqui seja a baixa barreira de entrada para novos players. Teve um boom de clinicas de depilação a laser, de tudo que é marca diferente. Com tanta oferta de serviços assim, a disputa por preço pro cliente fala mais alto.

Preço alvo (ressaltando que o PSBe está distorcendo pra cima por conta da baixa margem liq):

Captura de tela 2022-09-01 101703

4 curtidas

Negócio certamente atrativo por ser escalável. Mas ou você possui uma vantagem competitiva que precisa ser atestada por no mínimo 50-100 anos de existência, como uma Drogasil, ou é difícil dizer qualquer coisa. Fiquei de fora pelo mesmo motivo.

2 curtidas

Eu cheguei a ser convidado pra ser sócio em uma Espaço Laser Genérica. Isso pouco antes do IPO. Quando rolou o IPO, eu já sabia que não era tão bom quanto pintavam.

2 curtidas

É uma análise bem pesada, mas bem justa:

Quanto mais a cotação cai, com menos interesse fico porque a realidade dela tem piorado até mais que a cotação… A margem bruta tem caído assustadoramente e este era um ponto que me chamava muito a atenção favoravelmente.

4 curtidas

Realmente, é a unica empresa que tenho em carteira hoje, que não estou tranquilo, pm altissimo, e não sei porque ainda não realizei, pois a concorrencia do setor cresceu demais, e está brutal, e eles não parecem ser muito superiores a concorrencia

Eu assisto as vezes o Cassiano, mas cada vez menos, ele é legal, mas se ver a carteira dele, o cara esta perdendo muito dinheiro do final de 2019 (quando comecei a acompanhar ele, pra cá).

Das que sei bbas3, bkbr3, flry3, guar3, mbly3, melk3, mlas3, ngrd3, modl11, opct3, viia3, mosi3.

E uma analise de IPO que ele chamou de “Show de horrores” vamo3, se não me engano de todos os IPO do periodo que ele analisou, essa esta dando um retorno maior do que todas que ele entrou (mlas3, mbly3, ngrd3, opct3, mosi3).

4 curtidas

Todos erramos e com certeza cometeremos outros erros ao investir…

Eu busco desconsiderar se tá perdendo dinheiro e considero o que aprendo quando vejo os vídeos dele. Na minha opinião, um bom exemplo disto é BOAS3: ele entrou no IPO, tá perdendo dinheiro, mas a análise dele tem se mostrado correta porque a empresa está indo muito bem, ou seja, às vezes podemos estar certos e mesmo assim “perder dinheiro” temporariamente.

Eu gosto deste canal por causa da qualidade do conteúdo, apesar de discordar na maioria das análises final dele. Ele investiu em várias empresas que eu não cogito entrar como MBLY3, OPCT3, NGRD3, BKBR3. Mesmo vendo os vídeos, não compreendo o racional disto… Nestas faz todo sentido estar perdendo dinheiro, mas em outros casos acredito que é questão de tempo pro mercado virar, como em FLRY3, BBAS3, GUAR3 e etc. Além disto, ele fez vários investimentos muito positivos antes das empresas serem reconhecidas como BEEF3, KLBN11, AMBP3, LOGG3, TAEE11, MILS3 e etc.

Não tinha visto a análise dele da VAMO3 em 2019. Vi agora, entendi o racional e concordei com ele agora que vi; ele não olhou o operacional (apesar de o considerar positivo), foca apenas na questão da distribuição acionária e não analisou o mercado da empresa. Esta análise é da primeira tentativa ainda em 2019, sendo que a Oferta Restrita foi efetivada apenas em 2021 em condições diferentes do que ocorreu em 2019; creio que se fizesse outra em 2021 seria um pouco diferente, já que mudou o que ele considerou “show de horrores” e aí poderia analisar o operacional, o financeiro e o mercado da empresa.

Uma coisa que eu discordo completamente dele é desconsiderar totalmente o valuation. Quando uma empresa vai a mercado, ela terá uma precificação, a qual necessariamente embute uma expectativa de lucratividade para os próximos anos para poder fazer sentido ou não o investimento; assim, quando analisamos a precificação da empresa, é possível imaginar a lucratividade que o mercado espera dela e decidimos se estamos disposto a correr este risco. Foi assim que eu não considerei investir nos maiores erros dele como MBLY3, OPCT3, MODL11, BKBR3 e etc.

Outra coisa estranha na maneira dele pensar é: ele decide comprar um ativo acreditando que no momento a precificação está descasada com a realidade. Só que para embasar isto ele acompanha a evolução do preço x a evolução operacional da empresa. Então, se a precificação está errada hoje, quem garante que não estava errada antes? Ou até pior: quem garante que hoje não esteja correta e a de antes estava errada? Creio que isto acontece por desconsiderar o valuation, afinal se numa empresa é precificado um crescimento operacional de 300% nos próximos 3 anos e ela cresce só 100%, a tendência é a cotação cair e não subir perto dos 100% de ganho operacional…

3 curtidas

Interessante que re iniciei posição em boas recentemente, mas percentual bem pequeno. Concordo que perder dinheiro temporariamente não é problema, e acho que será o caso de Boas.

Aí é que está o ponto, tudo bem vc escutar a opinião de qualquer pessoa a respeito de qualquer assunto, mas vc também discorda da maioria das analises dele…

Me incomoda a “filosofia” dele, a estratégia dele… O cara vive falando que estava há 4 anos sem perder na bolsa… Mas comprado em várias ações que já cairam 60, 70, 80% desde a compra… Diz que está tranquilo…

1 curtida