FESA4 - Ferbasa

7 curtidas
  1. Bom, conseguiu alongar a dívida, e a uma taxa menor. CDI+0,7% é uma ótima taxa.
  2. Por outro lado, se alongou para 5 anos uma dívida que era de 2 anos, pode estar imaginando um momento mais desafiador…
9 curtidas

Bradesco emprestando a a 6.2% a.a c tendência a 5.7% a.a… sinal que acreditou nos balanços e considerou um risco baixo na operação de crédito.
Ferbasa se preocupa em pagar dividendos, devem ter alongado para aumentar o L.L e não ter que aumentar o payout demais para pagar um dividendo generoso de maneira inteligente e prudente diferente de oi.

6 curtidas

Voltei a 17,75.

2 curtidas

Boa noite Cadu! Estudando a empresa percebi dois riscos maiores, a ausência de Tag along e o contrato de energia com a CHESF. Você acha que esse contrato tem chance de ser revisto no curto prazo? Essa é a minha maior preocupação.

3 curtidas

@paulo99

Sobre o Tag Along já foi comentado aqui:
Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras - #2085 por cadu

Vc deve ter lido algum artigo do Bruce Barbosa, são muito superficiais e não considera o todo.

Semana passada ele estava na Apimec da Card, ficou no celular o tempo todo e perdeu 2/3 da apimec pq saiu mais cedo.
No outro dia postou outro relatório bem irrelevante como sempre.

Sobre o contrato:

11 curtidas

Pois é, ficou muito claro que a privatização da Eletrobras não impactará em nada o contrato. Esse Bruce é um despreparado.

6 curtidas

por isso gosto desse forum, feedbacks INCISIVOS kkkkk

vi uma manadinha em grupos de whats preocupados com esse contrato,

uma ótima empresa, e os caras em uma preocupação enorme em apenas 1 fator,

por isso tanta gente corre no Bear, tem mais que correr mesmo, não são empreendedores, ainda debati um pouco… mesmo que esse contrato acabasse, não seria um destino “trágico” para a empresa

6 curtidas

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Resolvi tirar essa dúvida, pq era a única coisa que me incomodava na empresa. E no momento, para mim, ela é uma das mais baratas da bolsa.

4 curtidas

Está para entrar um money até novembro e vou direcionar todo para fesa4, aguardando ela nos 17,00/17,50 !! Kkkkkkkkkk

4 curtidas

Estamos juntos @neilson!

Eu estou com ordens para aumentar a posição a 17.5 VAC faz alguns dias, sigo comprando…

3 curtidas

3

2 curtidas

Screenshot_20191031-181659

8 curtidas

Alguém sabe dizer as perspectivas do resultado de Ferbasa?

1 curtida
3 curtidas

ruim no 3T19 pelo preço do FeCr… mas com um não-recorrente fiscal de 200mi

@nos Bom dia!

Não sou nenhum especialista, e infelizmente não tenho como prever o resultado… Mas vou deixar minha opinião e colocar alguns pontos para facilitar ou enriquecer a análise, compilei as minhas últimas leituras sobre o assunto.

Mercado

Fecr, Ferrocromo é um tipo de cromo e liga de ferro. É essencial na produção de aços especiais e inoxidáveis. Acredito que o tamanho do mercado deverá crescer pois novas tecnologias estão demandando que a indústria se desenvolva para atender a demanda química global. A urbanização rápida e industrialização em países emergentes estão dando impulso para as vendas de vários ingredientes químicos. Estes impulsos estão diretamente relacionados ao PIB mundial, que tem crescido de maneira estável nos últimos anos e garantiu consistência para as indústrias no mundo todo.

Os principais consumidores do produto são América do Norte, Europa, China e Japão.

Principais Produtores:
Glencore-Merafe
Eurasian Resources Group
Samancor Chrome
Hernic Ferrochrome
IFM
FACOR
Mintal Group
Tata Steel
IMFA
Shanxi Jiang County Minmetal
Jilin Ferro Alloys
Ehui Group
Outokumpu

Os maiores produtores estão localizados na China e África do Sul.
image

Nos últimos 20 anos a demanda por Fecr tem crescido a uma taxa média de 5% a.a, se comparado com a demanda do aço carbono da Gerdau que cresceu 2.2% a.a, o mercado da Ferbasa cresce muito mais, e ainda está aquecido. O comportamento dos indicadores de preços estão entre os mais voláteis dentre todas as commodities. Os preços variam de uma região para a outra

Os preços do Fecr estão nas mínimas de 10 anos, não existem mecanismos de hedge nem para os produtores nem para os compradores.

Ações regulatórias importantes:

Mudanças nas indústrias de aço e alumínio.

A China está apertando as exigências ecológicas e controles oque impactou muito a indústria de ferroligas em 2018.

Problemas no mercado europeu, como baixa demanda/anti-dumping.

Desaceleração no ritmo de mineração na África do Sul, que é o segundo maior exportador de Fecr do mundo, ocasionado por problemas relacionados ao custo de energia elétrica (insumo mais importante na produção de ferrocromo). A Eskom (grande geradora de energia na África do Sul) está enfrentando sérios problemas com a escassez de carvão, e pretende recuperar prejuízos repassando custos aos consumidores, já negociaram aumentos de 13% no preço da energia para 2020, e 12% para 2021, o que havia reduzido as preocupações com os custos energéticos no ano passado, mas atualmente estão tentando aumentar em 40% o preço, o que nos revela que o problema energético ainda existe e pode pressionar os custos produtivos do Fecr. O preço atual da energia na África do Sul já inviabiliza a produção do Fecr para alguns produtores que já estão reduzindo em aproximadamente 40% a produção.

A maior produtora do mundo a Glencore anúnciou cortes de 30% na produção do trimestre, e pretende fechar o ano com uma redução de 10% na produção. O que representa uma grande queda de oferta.

O maior risco para a empresa hoje é a Guerra Comercial, e o alívio na guerra comercial pode aquecer bastante a demanda.

As empresas devem renegociar os preços considerando o novo cenário, especialmente os produtores Sul-Africanos, como a commoditie é muito volátil, existe risco de uma disparada nos preços em menos de 6 meses.

Vale ressaltar que havera o reconhecimento dos créditos de impostos nos próximos resultados.

Gosto de analisar a empresa comparando o P/VPA histórico. Neste caso ela está descontada, sendo negociada abaixo do VPA.
Os lucros da Ferbasa oscilam muito, sendo assim não gosto de olhar lucro como indicadores para saber se está caro ou barato nesta empresa.

image

27 curtidas

Ótima análise, meu amigo. Acredito no potencial de crescimento da empresa. Estou pensando em aumentar um pouco posição. Mas ainda na dúvida se aguardo a divulgação dos resultados do 3º Trimestre, quem sabe a cotação possa cair um pouco e haja uma promoção, já que a empresa reduziu o preço do ferro cromo em 13% para o 3º Trimestre, embora o mercado já tenha descontado um pouco a ação quando a empresa divulgou a redução.

4 curtidas

“não sou especialista”, humilde kkk :sweat_smile:

7 curtidas

Essa é uma empresa que sempre que faço filtro no fundamentus aparece dentre as mais baratas (maioria de telecomunicações e commodites), mas não encaro bem o fato de não ter nadinha de tag along.

3 curtidas