FESA4 - Ferbasa

Tenho FESA4 como primeira posição em carteira (considerando valor patrimonial pelo preço atual da ação), considero ela uma ação previdenciária por excelência. Meu preço médio é de R$ 18,90. Nunca vendi nenhuma ação FESA4, dado meu objetivo previdenciário com a empresa. É fato que é cíclica. Contudo, pelas características da empresa e de sua controladora, tende a pagar bons dividendos de forma estável e até crescente. Em 2020, ano da pandemia, a empresa foi mais conservadora no pagamento dos proventos. E 2020 ainda era uma fase de baixa do ciclo de ferroligas. Pelo meu preço médio, deu 5% de dividend yield em 2020, achei excelente frente às condições enfrentadas naquele ano. Empresa cíclica tem que comprar na fase de baixa do ciclo. Mas a empresa é excelente. Eu não comprei mais em 2021 e em 2022. Werner da Trigono Capital segue comprando para seu portfolio. E vejo analistas falando que ela ainda está barata frente ao que está para vir. Eu não paguei pra ver, acabei comprando outras coisas em 2021 e agora em 2022, principalmente BBSE3 e TUPY3.
Um detalhe: China não compra da Ferbasa. Então, se há um colapso na indústria de construção civil da China, isso não impacta Ferbasa. Quem conhece a empresa sabe que ela tem vários triggers. Acho que ela explode em 2022. E aí, comprar ou não? Minha posição pessoal é manter posição, já que ela já representa 28% de toda minha carteira de investimentos, composta somente por ações de empresas brasileiras.

Ansioso para ver o resultado hoje à noite. Boa sorte e felicidades a todos!!

6 curtidas

Até onde eu sei aço é uma commodity. A China responde por mais ou menos metade da produção e consumo de aço, qualquer descasamento lá gera solavancos no resto do mundo, porque o preço é global

Do próprio ITR da Ferbasa

4 curtidas

Saiu o resultado:

7 curtidas

O desbalanço na China tem a ver com produção e oferta das ferroligas. Várias empresas do setor tiveram de reduzir a produção ou simplesmente desligar os fornos por conta do atingimento de metas de descarbonização impostas pelo plano quinquenal chinês. Não tem tanto a ver com demanda. Isso falando só de questões chinesas. Soma-se a isso a questão sulafricana, de difícil solução no curto e médio prazos.

3 curtidas

FESA também é minha maior posição atualmente, no momento minha estrategia é manter a posição, tendo em vista que 2022 tem tudo para ser um excelente ano para a empresa e se manter esses números não estaria cara. Resultado de hoje tem tudo para ser um dos melhores da empresa. Tenho pretensões de realizar parcialmente na faixa dos R$ 60, mais por questões de balanceamento da carteira apenas.

Mas é aquilo, amanhã pode ocorrer um evento qualquer (a guerra atual é um exemplo disso) e ação valer R$ 100 ou R$ 10, tudo pode acontecer no mercado, e sabemos que nem sempre (ou quase sempre) o preço da ação não acompanha o valor.

3 curtidas

Mantendo esse resultado nos próximos 4 tri o P/L fica em 4,4x …
Se dobrar de preço ainda estará barata.
Em abril ainda tem reajuste no preço do ferrosilicio.

4 curtidas

Pqp!!! R$ 642 mi de LL? Tenho dados tabulados desde 2000 da FESA, nesse período nosso maior LL tinha sido em 2008 (R$ 336 mi). Se somar o LL de 2018, 2019 e 2020 ainda não daria o de 2021! Quero ler o relatório com calma!

8 curtidas

Respondi a sua colocação que a China não importa só porque não compra Ferbasa, agora você mudou o assunto

Acho que é bem claro que eu estava falando de um cenário hipotético, e que a questão da Evergrande foi abafada em termos de maior impacto no mercado

Meu preço médio em FESA4 é parecido com o seu e desde que a cotação disparou não fiz mais aportes. É mais difícil fazer aportes neste cenário, depois de uma grande valorização do ativo. No meu caso ela está no grupo de ação previdenciária e pagadora de dividendos. Mas o cenário macroeconômico não dá sossego e pode mudar a qualquer momento, enfim, por ora, acabei procurando só deixar em carteira para usufruir dos dividendos.

2 curtidas

Após o ótimo resultado e momento atual, papel vem subindo aos poucos. Segue matéria que acabamos de soltar, com entrevista com Werner Roger ao final dela:

18 curtidas

Mais uma boa notícia para nossa Ferbasa:

7 curtidas

:money_mouth_face: :money_mouth_face: :money_mouth_face: :money_mouth_face:

19 curtidas

image

image

image

14 curtidas

Essa é só carregar e ser feliz!

2 curtidas

https://www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/ArquivosExibe.asp?site=&protocolo=986110

14 curtidas

:money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face:

Só alegria kkkk

4 curtidas

2t22 :+1:t3:

13 curtidas

:heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

3 curtidas

1,1 bi em Caixa

Ou compra alguém ou é dividendo gigante a frente.

4 curtidas

Dividendo só ano que vem rs

Mas acho que o lucro maior já permite pagar mais JCP mês que vem também

2 curtidas