FESA4 - Ferbasa

Na minha opinião:

• Está valendo cerca de 2,8 bi e, se considerar um resultado normalizado, estaria com múltiplos normais (P/L em torno de 10 a 12).

• Mesmo com toda esta queda, ainda está cerca de 100% acima do preço médio entre 2018 e 2020 (antes da pandemia), onde o lucro girava em torno do lucro atual “normalizado”.

De toda forma, gosto muito da empresa e acho uma excelente opção de investimento.

6 curtidas

P/VP abaixo de 1 e 1B de caixa. :ok_man:

7 curtidas

Exatamente. Tenho ela no preço médio de 19,00 antes do desdobramento. Estava bem abaixo do valor patrimonial. Agora acho que tem opções melhores, para quem foca em proventos e relação P/VP: Sanepar, Bradesco, Grazziotin e outras.

3 curtidas

Me desculpem se estou postando na área errada, mas alguém sabe onde eu pego o informe de rendimentos da FESA?
Obrigado antecipadamente.

O escriturador da Ferbasa é o Itaú. Tens que entrar no site correspondências digitais Itaú, se fores não correntista, fazer o cadastro/login, e obter o informe lá.

2 curtidas

Muito obrigado, gastei parte da tarde deste domingo tentando achar e não consegui.

1 curtida

Você pode consultar o escriturador atual aqui:

Digite o ticker da empresa, selecione o bloco da empresa no resultado da pesquisa, e na segunda coluna vai aparecer o escriturador atual.

Porém, é recomendável cadastrar seu email no RI da empresa, pois o escriturador pode mudar durante o exercício, e eles avisam por email.

7 curtidas

Vou salvar este link, pois todo ano sempre tem empresas das quais eu não recebo o informe de rendimentos.

Estamos de olho

6 curtidas

Uma dúvida aos entendidos de lei, esse tipo de coisa prescreve igual aos crimes? pq isso foi em 1975, ou o filho está brigando desde aquela época?

2 curtidas

A gente só não sabia o motivo de sua criação, mas essa fundação tinha fucinho de porco, orelha de porco e rabo de porco, mas nunca acreditamos que pudesse ser porco mesmo… :cold_sweat:

1 curtida

Espero sinceramente que não dê em nada, ainda que possa haver algum “senão”.
O filho não está fazendo nada por altuísmo, quer simplesmente meter a mão na grana do velho. E na hora de usufruir dela, não ficará nem corado por ser fruto de algum ilícito.
O velho que ganhou. Que o dinheiro tenha o destino que este lhe conferiu.
Herdeiro aproveitador é uma merda.

7 curtidas

Acho que você não conhece a fundação ou a história do José Carvalho.
Em 1975 ele a criou e doou ações da Ferbasa para ela, de modo que pudesse operar com o dinheiro dos dividendos recebidos.

Quanto à este processo, o pouco que sei diz respeito ao fato de que o filho ficou de fora de boa parte da herança e nem uma mísera ação da Ferbasa. O relacionamento deste filho com o pai era sabidamente problemático para dizer o mínimo, o que pode ter motivado isto.

Quando o pai morreu, ele correu para a justiça para buscar alguma coisa. E depois de muito escarafunchar, os advogados alegaram que a transferência das ações da Ferbasa para a fundação em 1975 foi irregular. E que o filho merece uma parte da empresa.

Resumindo, ele quer “somente” o equivalente a 1,77 bi da empresa.

9 curtidas

Esse é o ponto. Até então, não se sabia a real motivação para a criação da fundação. Seguramente, não faz muito sentido o argumento de gestão de dividendos recebidos, dada a natureza de rendimento isento.

Se for confirmada como maior motivação a tentativa de fraude a direito de herdeiro obrigatório, abre-se um longo caminho para disputas judiciais intermináveis. Sem falar na questão da confusão patrimonial e gastos de ordem pessoal sob a fundação.

A relatada dificuldade que a empresa teria imposto à justiça para a verificação dos documentos também parece levantar suspeita sobre outras operações da administração da fundação ao longo dos anos. Acho que acende o alerta.

3 curtidas

Ao meu ver o grande “problema” não seria nem a disputa judicial da ações da empresa, isso pode ocorrer em qualquer empresa listrada na bolsa.

O que me deixa em alerta são as vendas de fazendas da empresa para antigos diretores por preços módicos, além da existência da contas no exterior para pagamentos suspeitos.

Como já disse acima no post, sou acionista da empresa, pois acredito que atua em um nicho específico e tem competitividade no mercado, mas a governança deixa a desejar.

6 curtidas

Ao que parece, é super controversa a jurisprudência sobre prazo decadencial ou prescricional nas fraudes sucessórias.

Como curiosidade, aqui são apontadas algumas controversias sobre o tema, embora diferentes do caso envolvendo a FESA4: DIREITO SUCESSÓRIO: ANÁLISE JURISPRUDENCIAL DE FRAUDES À HERANÇA

2 curtidas
3 curtidas

CIA DE FERRO LIGAS DA BAHIA – FERBASA
SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA
CNPJ 15.141.799/0001-03
NIRE 293.000.043.91

PAGAMENTO DE JCP

A CIA DE FERRO LIGAS DA BAHIA – FERBASA (B3: FESA3 e FESA4) vem a público informar aos Srs. Acionistas e ao mercado em geral que, em reunião do Conselho de Administração realizada nesta data, foi aprovada a distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP), no valor global de R$17.500.000,00 (dezessete milhões e quinhentos mil reais).

Os Juros sobre Capital Próprio serão imputados ao valor do dividendo mínimo obrigatório relativo ao exercício social de 2024 e os créditos individualizados terão como base as posições acionárias existentes no fechamento do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo do dia 05/06/2024 e serão negociadas “ex - direitos” a partir de 06/06/2024.

Os valores brutos a serem creditados e pagos a título de JCP serão, respectivamente, de R$ 0,04825383436 para cada ação ordinária e de R$ 0,05307921780 para cada ação preferencial. O pagamento será efetuado no dia 20/06/2024, através do Banco Itaú, instituição depositária das ações da FERBASA, mediante crédito em conta corrente bancária cadastrada dos acionistas.

Salvador, 28 de maio de 2024.

Heron Albergaria de Melo

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

5 curtidas

Resultados referentes ao desempenho econômico e financeiro do segundo trimestre de 2024

Documento completo: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/e71f73d4-4d0a-41fb-8e5b-8d7f3660b6ad/d8c19857-a264-bdb9-d462-7c75cba6fb73

10 curtidas

CIA DE FERRO LIGAS DA BAHIA – FERBASA
SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA
CNPJ 15.141.799/0001-03
NIRE 29 3 0000439-1

AVISO AOS ACIONISTAS

A CIA. DE FERRO LIGAS DA BAHIA – FERBASA (B3: FESA3; FESA4), vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, conforme deliberação de seu Conselho de Administração, tomada em reunião ocorrida na data de hoje, realizará o pagamento de Juros sobre Capital Próprio no valor global de R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais), programado para creditamento a partir de 20/09/2024, de acordo com o detalhamento a seguir:

1. Os valores brutos totais a serem creditados e pagos a título de Juros sobre Capital Próprio serão, respectivamente, de R$ 0,04963251534 para cada ação ordinária e de R$ 0,05459576687 para cada ação preferencial. Estes montantes sofrerão a incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF à alíquota de 15%, resultando em valor líquido total de R$ 0,04218763804 para cada ação ordinária e de R$ 0,04640640184 para cada ação preferencial;

2. Os referidos pagamentos serão imputados ao dividendo mínimo obrigatório relativo ao exercício social de 2024, e os créditos individualizados terão como base as posições acionárias existentes no fechamento do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo, do dia 05/09/2024;

3. As ações da Companhia serão negociadas “ex-direitos” no dia 06/09/2024;

4. Os acionistas que gozem de isenção ou imunidade, bem como os acionistas isentos de IRRF, por força do art. 5º da Lei nº 11.053/04 e que porventura ainda não tenham informado tal fato à Companhia, deverão apresentar a documentação comprobatória de sua condição jurídica e fiscal até o dia 13/09/2024, em qualquer das agências do Banco Itaú, para que não haja incidência de retenção do referido imposto;

5. Os acionistas terão seus créditos disponíveis na data de início do pagamento, sem correção monetária, de acordo com sua conta corrente e domicílio bancário fornecidos ao Banco Itaú S/A, atual agente escriturados das ações da FERBASA. Aqueles cujo cadastro não contenha a inscrição do número CPF/CNPJ ou indicação do “Banco/Agência e Conta Corrente” deverão providenciar a regularização de seu cadastro, pessoalmente, em qualquer uma das agências do Banco Itaú S/A.

6. Para maiores informações, a Companhia recomenda o contato com o Banco Itaú, através dos telefones exclusivos para atendimento aos acionistas: (11) 3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas) e 08007209285 (demais localidades), ou ainda, diretamente, nas agências do referido banco.

Salvador, 29 de agosto de 2024.

Heron Albergaria de Melo
Diretor de Relações com Investidores

4 curtidas