FIBR3 - Fibria Celulose

FIBR3 - 4T 16

Resultado fraco, com uma forte queda nas margens, em especial da bruta. Pra quem está de fora, o momento é aguardar os próximos resultados p/ ver quando a queda vai se estabilizar.

Boa Noite,

não encontrei um local para colocar a minha analise, pois faço as analises baseadas em Ondas de Elliott,e como não considero que se trata de um estudo gráfico (At), as vezes minhas analises ficam meio que deslocadas.Então se eu estiver no lugar errado, peço que me desculpem.

O estudo de alguns ativos em R$ usando as Ondas de Elliott, as vezes fica muito complicado. Nestes casos como estou fazendo aqui, utilizo o dolar.

A fibria vem desde de julho do ano passado corrigindo um movimento muito forte de baixa, esta correção segundo os padrões deverá terminar em torno de US$ 11.09. Esta seria a correção mais esperada. para o movimento de baixa.

Fazendo o estudo de outra forma, ou seja, focando nesta alta, temos alguns objetivos de preço.

No primeiro modelo onde fazemos a projeção de fibo de 261,8 a projeção desta alta fica em US$ 10,83, ou seja muito próximo do objetivo da correção. Dentro deste modelo, estamos em uma onda 4, que tem o seu objetivo em US$ 8,30 ( o ativo precisa cair 4%). Utilizando o mesmo tamanho da onda 1 para projetar a onda 5, temos que o alvo deste objetivo esta em US$ 10,72. Mas uma vez o número se aproxima muito do primeiro alvo. Se ao invés de usarmos o tamanho, usarmos para calcular a onda 5 a extensão de 161,8 temos o alvo em US$ 10,97. Mas uma vez o número ficou bem próximo a região.

Utilizando uma das guias das Ondas de Elliott, sabemos que a onda 4 é uma onda corretiva que corrige o preço ou o tempo, e que seu final fica em 50% do movimento. Colocando novamente o Fibo, com 50%, no ponto que citei acima, temos a projeção do movimento final também em US$ 10,83.

Nunca temos certeza quando estamos traçando as ondas, temos apenas objetivos, e como eu já citei, o movimento atual é corretivo, mas as indicações neste momento, são de que a correção da onda 4 esta próxima do fim, e em seguida teremos um movimento em torno de 30%. Neste ponto o ativo retornará a sua tendencia de queda, a menos que algum fato fundamentalista possa produzir uma falha na correção.

Para complementar, o ativo pode recuar até US$ 7,38, sem que este estudo sejá invalidado, apenas teríamos que traçar novos alvos.

A parte mais complexa no estudo das ondas é determinar um prazo, acertar aqui é muito dificil, mas da mesma forma que fiz com o preço, é possível fazer o calculo do tempo deste movimento.

Como o movimento de alta foi de 25 semanas teríamos que o alvo seria atingindo em 40 semanas, ou seja daqui a 12 semanas, pois já temos 28 (3 em queda). Como 40 não é um número de fibo, o certo é trazer para o mais próximo, e no caso são 34 semanas, teríamos então que estamos a 6 semanas de atingir o alvo de preço. A onda 1 durou 7 semanas, e como uma onda, (a do topo) acaba sendo contada duas vezes, é bem provável, que o alvo seja atingido entre 6 e 8 semanas.

Espero não estar fazendo nada errado aqui.Sempre acompanho o excelente trabalho que voces fazem aqui, e como não entendo muito de analise fundamentalista, queria dar uma contribuição.

Abraço a todos

1 curtida

muito bacana sua análise @wdgi
Nunca consegui aplicar as ondas de forma efetiva, mas acho uma ótima ferramenta p/ se agregar nas análises. Depois se for possível, seria legal vc fazer uma análise das ondas sobre o IBOV.

Somando a análise do ativo, FIBR3 ontem entrou em viés de baixa pelo meu setup:

1 curtida

Oi Cadu, não costumo fazer o estudo para o Ibov, pois como ele é a representação de um grupo, a analise serve até para uma referencia, mas como eu baseio as minhas operações nas Ondas, não costumo usa-lo como referencia. Assim que eu tive um tempo coloco a analise aqui. Abraço

1 curtida

A post was merged into an existing topic: Análise Técnica

Cadu, boa noite
sei que ainda é cedo, mas parece que ela esta começando a lateralizar bem próximo ao alvo, agora é ficar de olho para ver se ela começa a esboçar uma reação, no 60 minutos voce já consegue ver a congestão, pela contagem ela deveria ter rompido os 26,86, mas não ocorreu, se esta falha se confirmar, e ela romper o topo da congestão pode ficar interessante.

1 curtida

Bacana @wdgi
Ela está em um suporte interessante. Porém, se perder este pode ir testar lá os 22,60 novamente. Mas o IFR está muito baixo, então é provável que tenha um repique no curto prazo. Resta saber se este vai ser o suficiente p/ engrenar em um viés de alta.

Como pode ser visto na imagem abaixo a Fibria vem lutando bravamente para se manter dentro da area que valida o padrão que eu descrevi a algum tempo atrás, e se encontra neste momento em cima de um ponto muito importante, que é o termino da onda 4 do movimento anterior, apesar de ainda poder ir aos US$ 7.38 sem perder o movimento atual. Caso tenhamos a confirmação tanto do suporte atual, ou mesmo se ela ainda recuar até a casa dos US$ 7.38, o alvo esta em torno de US$ 15.00 gerando uma alta de mais de 100%.

1 curtida

Muito bom, estou acompanhando.

quase 7% em dois dias. Acho que vou continuar postando aqui, esta dando sorte. Deixando a brincadeira de lado, a analise que eu fiz demonstra o quanto o Estudo das Ondas, esta distante da AT, apesar da maioria das pessoas entender que uma técnica esta contida dentro da outra.

2 curtidas

Sem dúvida continue, além da sorte gera contribuição pros foristas! :wink:

Boa noite Cadu, se na jhsf3 as ondas me enganaram, aqui estão fazendo exatamente o que foi planejado, o termino da onda 2 ocorreu realmente em 7,73 e eu tinha visto que podia ir até 7,38 sem perder o movimento, e estamos indo para o alvo. é bem verdade que a queda do dólar ajudou, 14,96 é o alvo principal, mas os 13,91 podem ser um enrosco. Ja vendi metade da minha posição em 12,20 e agora pretendo encerrar em 13,91. Se tudo continuar da forma como está, depois de chegar no alvo ela deverá fazer um recuo ate 11,86 ou 11,17 (faixa). O único senão é que parece que o mercado de celulose esta ficando muito forte o que poderia levar este movimento até 19,43. O alvo final esta em 26,66 mas eu acredito que somente seja atingido no próximo movimento. Abraço

2 curtidas

Só como curiosidade - fico muito impressionado com a precisão das ondas, mas no caso da fibria esta sendo muito perfeito. Na minha primeira analise eu disse que o alvo de 261,8% que estava em 10,7x seria atingido em 40 semanas. Eu corrigi para 34 por ser um numero de fibo. Hoje traçando o movimento novamente, devido a variação do dólar e também porque tivemos dividendo, o alvo passou para 10,30 e foi atingido em 41 semanas. Não é impressionante.

1 curtida

Excelente análise @wdgi, e ótimo lucro. Impressionante como seguiu mesmo a sua análise.
:+1:

Boa noite a todos, hoje finalmente a fibr3, atingiu o alvo pelas ondas de Elliott, e bateu U$ 15,00, na verdade fechou a 15,02. Então deveríamos estar encerrando as posições pois deveríamos passar por um período corretivo. Entretanto, parece que esta ocorrendo uma extensão das ondas indicando, que o ciclo de alta pode continuar. 16,78 seria o primeiro alvo mas que uma vez rompido leva o preço do ativo tranquilamente para 19,51 onde podemos ter a correção. O alvo principal do movimento esta 31,63 (423,6% da projeção da onda) e por coincidência (se ela que ela existe) no topo historico do ativo em moeda americana atingido em junho de 2008. abraço

1 curtida
1 curtida

Oportunidade de compra tanto dela quanto da Suzano? Qual sua avaliação Cadu?

2 curtidas

Ainda não tenho uma opinião formada. A principio gosto de FIBR3, mas tenho de analisar como vai ficar com esta fusão.