Financiamento para Investir

Com várias ações estando aparentemente baratas, está me dando vontade de tentar um financiamento para investir.

Só por curiosidade coloquei no app do banco inter, e aparece opção de 7%aa +Tr, não cheguei a ler para saber se tem pegadinhas.

Moro em um apartamento que é da minha mãe, e a ideia seria comprar o imóvel, para poder fazer o financiamento, fiz uma simulação com o valor de 400k, eu receberia 280k, e primeira parcela de R$2.535,11 (360 meses)… Se realmente eu for fazer isso, iria pesquisar melhor, Caixa, BB, XP, tentar algum financiamento melhor.

Alguém já fez algo parecido ou está pensando em fazer algo parecido?

eu acho que se alavancar para investir é roubada.
Caminhada se faz com um passo de cada vez.
Eu invisto só em açoes, e só o que sobra após pagar todos os gastos. De repente estoura uma guerra, o Lula ganha no primeiro turno e coloca o Mantega de ministro da fazenda, o coronavirus muta e a vacina não funciona mais, O Guedes pede o boné e entra um general no lugar, o ibovespa vai a 40k

1 curtida

Eu acho uma ideia furada. Mas eu também não sou rico, então…

1 curtida

O financiamento são 30 anos…

Nunca fiz nada parecido e espero que você não seja casado. :grinning: Se perder sua casa, a esposa vai junto.

Eu acredito que há algumas opções ou considerações:

  1. Se for fazer (não faça!), faça pelo menos pela tabela price, pois isso vai reduzir o valor da primeira parcela. Alguns bancos costumam cobrar uma taxa mais alta nesse sistema, mas outros não. Como seu retorno será de longo prazo e instável, não faz sentido concentrar os pagamentos nos primeiros anos.

  2. A XP oferece um crédito colateralizado em fundos deles mesmos que investem em ações americanas, chinesas e globais (se não me engano são esses 3). Você recupera 80% do valor, então se você possuir IVVB p.e., faz sentido investir neste fundo e pegar o empréstimo. O vencimento é em 5 anos (total, sem parcelas, e a juros de CDI).

  3. Este não conheço bem, apenas conversei por telefone. O Safra aparentemente oferece empréstimos colateralizado em cima de ativos financeiros (não duvido que outros bancos ou a própria XP não tenha algo assim na manga). Então você pode deixar suas ações penhoradas e alavancar.

  4. Esta é a melhor opção na minha opinião. Eu não gosto muito de usar para muita alavancagem mas se você ir no tópico respectivo (Mercado a termo), tem algumas observações. O termo é um empréstimo direto com a B3, você negocia no HB para até 360 dias ou por telefone com a corretora e a B3 libera até 999 dias se quiser (você pode ir rolando, claro). Você vai receber todos os direitos (dividendos, subscrições etc) no período e as taxas são baixas (a última vez que vi era 6,5% a.a.). Neste caso, a alavancagem só é limitada pelas suas garantias, mas eu não recomendaria chegar muito próximo deste limite, ou podem acabar liquidando suas posições.

5 curtidas