FMP Eletrobras - FGTS

Bom, com a privatização da Eletrobras, o governo vai permitir investir até 50% do saldo do FGTS através de FMP nas ações da empresa.

O que pensam os colegas floristas? Irão aderir? Tem algum membro que investiu em fmp da Vale e da Petrobras pra dar o feedback?

Segue comparativo das taxas de administração dos fundos mútuos FGTS criados para ELET:

btg 0,50 %
bb 0,50 %
bradesco 0,75%
caixa 0,45%
daycoval 1,50%
genial 0,20 %
guide 1,00 %
itau 0,80%
safra 1,20%
santader 0,80%

Genial é o menor de longe, cobrando menos da metade do segundo colocado

7 curtidas

Eu irei participar… mas a minha maior dúvida/desconfiança é sobre uma possível vitória de um candidato q já declarou q irá “anular” a desestatização. Será se isso é possível? Seria fácil assim? Chegar e anular? Nunca vi um material sobre esta possibilidade.

1 curtida

Eu não estudei muito esse processo, mas vou levantar 3 pontos:

  1. Haverá nova emissão de ações, da qual a união não participará e terá sua participação diluída. Sendo assim, o que a empresa vai fazer com esse dinheiro da capitalização? Seria para indenizar a União e a outra parte destinada a um fundo para segurar os preços de energia? Creio que a maior parte sim, então possivelmente os minoritários serão prejudicados.

  2. Por outro lado, os ganhos com redução de custos no pós privatização poderão impulsionar os lucros e compensar a diluição da participação.

  3. Outra questão é que supostamente os lucros da eletrobras estejam subestimados por conta das provisões que fizeram nos balanços do ultimo ano, para reduzir o valor da empresa e facilitar a privatização. Isso foi até objeto do parecer do ministro do TCU Vital do Rêgo, que votou contra o processo de privatização.

Acho que o mercado está apostando nos pontos 2 e 3.

Devido ao saque aniversário anualmente, prefiro não investir.

O histórico de lucros da empresa não gosto…

2 curtidas

Alguns bancos baixaram ou zeraram taxa dos fundos “FMP”:

O que faz sentido já que é um fundo “mono”, não deve ter muito custo pra manter. O Daycoval zerou (era o 1,5% acima):

Resta saber se esse custo “zero” é zero mesmo. Pra comparar, os etfs de s&p 500 giram em torno de 0,2% de taxa, ou seja, acho muitos da lista caros pelo que se propõe… talvez todos deveriam ser 0,1 máximo e olha lá.

As taxas estão diminuindo.

Pois é, essa parece ser a última lista atualizada:

1 curtida

Bom dia, na daycoval me deparei com essa informação:

O Fundo aplicará seus recursos:

  1. no mínimo 90% e no máximo 100% do patrimônio líquido do Fundo em ações ordinárias de emissão da Eletrobras.
  2. no mínimo 0% e no máximo 10% do patrimônio líquido do Fundo em títulos públicos federais de renda fixa.

Pode isso? Pensei que todos alocariam 100% na Eletrobrás.

Isso eh até bom, e todos podem utilizar essa % de investimentos. Queria até que fosse mais, dinheiro do FGTS renderia de forma bem mais garantida no tesouro e melhor que no próprio FGTS.

Vou dar meus 10 centavos aqui sobre esse assunto. Eu acho que se você tem um colchão de liquidez não tendo a necessidade do FGTS quando for demitido e/ou tem baixo risco de ser demitido, você pode aplicar nos fundos da Eletrobrás (se será um bom investimento é outra história).

Entretanto, se é seu caso acima, acho que já seria hora de você aderir ao Saque Aniversário (você saca quase equivalente a um salário seu do FGTS sob troca de não poder sacar o saldo total do FGTS ao ser demitido, só sacando a multa da demissão) visto você ter o recurso em mãos para fazer a aplicação no que você acredita ser mais conveniênte.

Agora, caso você tenha a necessidade do uso do FGTS numa situação de demissão, não sugeriria você aderir. Provavelmente você terá que retroagir o fundo, quando já tiverem feito sua demissão, tendo que depois dar entrada manual no saldo (a sua ex-empresa provavelmente não será paciente até que o saldo retroaja para fazer sua chave de conexão). Mais que isso, você provavelmente poderá estar sacando os recursos num momento de baixa das ações.

Infelizmente o brasileiro médio não tem recursos numa eventual demissão e arriscar a oscilação do mercado numa situação precária é pedir para ter problemas.

2 curtidas

Boa noite pessoal,
O investimento na privatização usando o FGTS está limitado a R$ 50.000,00?
As informações sobre isso na internet estão confusas para mim.
Agradeço qualquer ajuda

Fundo aberto sempre precisa de liquidez para resgates, impossível manter 100% investido. A definição do 10% é uma questão de regulação, é um limite arbitrário a partir do qual o fundo se descaracterizaria. Olhando os monofundos da Vale, vi entre 99 e 99,5% em ações, o resto em caixa. Não vejo porque seria muito diferente hoje, a não ser que no início os fundos sofram mais com turbulência, e depois fique mais fácil administrar. Os fundos da Vale são bem antigos

Pelo que li é até metade do saldo ou 50k, então precisa de 100k ou mais para botar os 50

1 curtida

Muito obrigado pela informação

Não se trata de 50k…podem ser usados até 50% do saldo q vc tem acumulado no FGTS.

Tecnicamente, a diferença seria apenas a taxa ou pode haver alguma interferência de administração?
Melhor caminho seria o daycoval com 0,0% mesmo?

Ontem aderi ai FMP Elet pelo BB - 0,20% a.a.

Investi pela daycoval, em cerca de duas horas consegue abrir conta e fazer todas as configurações necessárias.

Estava demorando…