Fundos Imobiliários

Em que pese certo desleixo por parte do MXRF nas demonstrações, meio que está havendo um “excesso” de respeito para com a CVM.
A verdade nua e crua é que os caras, pelo menos a maioria do colegiado, não perdeu cinco minutos para ponderar a reação em cadeia que essa bronca no MXRF iria causar na indústria. A meu ver, foi uma atitude completamente mirim, feita por gente amadora ou displicente, ambas características não desejáveis em quem toma decisões dessa monta.
Não existe lógica alguma em vincular a distribuição ao lucro contábil, ainda mais quando este leva em conta efeitos não caixa. Muito menos em receitar o uso alternativo de amortizações para, muito provavelmente, ferrar com o cotista lá na frente, fazendo-o pagar mais IR do que deveria.
Se eles não falam, falo eu: oi CVM, vocês são burros para carvalho.

7 curtidas

Elementar, meu caro Watson.

2 curtidas

Meus nobres,

Gostaria de um apoio para realizar o cálculo da “RENDA REAL” dos meus FIIs em determinado ano. Li em um livro que para fazer esse cálculo eu devo 1) verificar o quanto o FII pagou, em média, nos últimos 12 meses (esse número eu tenho); 2) verificar o preço médio desse FII (esse valor eu tenho também); 3) dividir o valor médio pago pelo preço médio (já fiz isso, deu 24,71%); 4) apurar a inflação média entre IPCA e IGPM nos últimos 12m; 5) subtrair 3 de 4.

Mas aí me vem o mesmo livro e diz que tenho que “multiplicar por 12 e, se quiser um valor mais preciso, converter a taxa mensal para anual”. Não entendi. Multiplicar o quê por 12? Converter qual taxa mensal?

Agradeço qualquer ajuda.

Não sei se entendi direito, mas imagino que você esteja fazendo os cálculos de rendimento mensal. Exemplo:

  1. se um FII pagou 24 reais de rendimento no ano passado --> pagou em média 2 reais por mês.
    2/3) Se o preço médio foi 100 reais --> seu rendimento mensal médio é 2% a.m.
    4/5) Se a inflacao media nos ultimos 12 meses foi de 1% a.m, seu rendimento mensal acima da inflação seria 2% - 1% = 1%.

Para ver seu rendimento anual de forma aproximada: 1% * 12 = 12% . Porém, a forma mais precisa consiste em usar juros compostos: (1+ 1%)^12 = (1.01)^12 = 1.1268 . Isso equivale a 12.68% de rendimento ao ano (isso seria “converter taxa mensal para anual”).

A diferença do rendimento anual é que o segundo seria o rendimento que você obteria se tivesse reinvestido os valores recebidos (juros compostos). Ao comparar com o rendimento de um CDB, titulo do tesouro,etc o mais adequado seria usar o segundo tipo de cálculo.

PS:

  • esses 24.71% estao corretos? imaginaria que um FII pagaria, em geral, menos que 12% a.a.
  • FIIs muitas vezes nao “distribuem inflacao” (exceto fundo de papel). Se a inflacao foi de 10% e um FII de tijolo pagou 10% ao ano de rendimentos isso nao siginifica que seu lucro real foi 0 (pois as cotas tendem a ser corrigidas aproximadamente pela inflacao no longo prazo, ja que os imoveis em geral nao ficam com preco fixo)
2 curtidas

Essa história da CVM com o MXRF surgiu dado ao, como disseram aqui antes, “desleixo” do fundo que não explicava direito as distribuições, apurações.
O problema é que disso saiu um entendimento maluco para se calcular o que pode ser distribuído para toda a indústria.
Um cara resumiu bem essa história: você tem uma casa de 100k alugada por 1k mes, mas você não pode usar os 1k pq seu vizinho so quer pagar 95k na sua casa. Não faz nenhum sentido… e quando valorizarem os imóveis, vc distribui o lucro que não tem no caixa porque não recebeu ainda? Loucura

2 curtidas

Muitas vezes é difícil separar o que seria lucro operacional de não operacional. As próprias normas contábeis estão sempre mudando, hora agregando algum item no operacional, hora retirando.

Um exemplo que sempre chamei a atenção nos resultados foi JHSF. Há alguns anos atrás a empresa reportava altos lucros e distribuía dividendos, sendo que na verdade a empresa estava operacionalmente no vermelho ou zerada, e o lucro vinha todo do PPI - link.

5 curtidas
2 curtidas

Voltou a pagar sem os não recorrentes.
Hora de ver o que acontece…

Para que perder todo esse tempo? Cadastra as compras num aplicativo e compara com o IPCA… E depois o que você ganha com isso? O passado você não tem como mudar, se rendeu mais ou menos já era!

Não se torture com algo que não deveria ser preocupação.

3 curtidas

7,9% de DY a R$0,34. Em linha com vários outros fundos de tijolo.

1 curtida

Salles, muito obrigado pela paciência e didática :grinning:

Então, acho que fiz o cálculo errado. Peguei o meu HGCR11 como exemplo. O rendimento mensal médio dele foi de R$ 25,58 em 2021. Já o preço médio ficou em R$ 103,52. Eu (do alto da minha ignorância) dividi um pelo outro e cheguei nesse valor de 24,71%. Eu utilizo o google planilhas para isso. Então usei a fórmula =median(valor médio dos rendimentos)/preço médio. Pelo que entendi, tenho que multiplicar o preço médio por 12, certo? Então ficaria =median(valor médio dos rendimentos)/(preço médio*12). Com isso eu chego em um rendimento mensal médio de 2,06%, certo? Considerando que o IPCA 2021 fechou acumulado em 10,06%, eu teria que calcular o IPCA médio pra ver se ganhei ou perdi, é isso?

E pra eu utilizar a fórmula dos juros compostos que você passou seria: (1+2,06%)^12?

Rapaz, tô perdido rsrs

Você tem que usar a mesma base. Nesse caso você dividiu o rendimento total pelo preço médio por cota. Ou você divide o rendimento total pelo total que está investido, ou divide o rendimento por cota pelo preço médio por cota

Acho que esse fundo rendeu algo mais próximo de 1 real por mês. Acho que o rendimento está mais próximo de 1%.

Outra coisa: median é mediana (para calcular média se usa “average”).

Ou seja, se voce tem em uma planilha quanto o fundo pagou por cota nos 12 meses, basta fazer: =average(celulasComRendimentosPorMes)/precoMedio --> isso vai lhe dar o dy médio mensal (exemplo: se der 0.01 = 1% a.m.).

Se você multiplicar isso por 12 , terá 12% (rendimento anual, sem considerar “reinvestimento”). Se fizer (1+0.01)^12 = 1.1268 --> 12.68% seria seu rendimento “juros compostos” anual. Em um IPCA de 10% isso significa que seu rendimento foi em torno de 2.68% acima do IPCA. (desconsiderando variacao das cotas)

PS: essa foto de perfil sua não condiz com uma pessoa que recebe aluguel dos FIIs :slight_smile: .

2 curtidas
4 curtidas

Por enquanto tô esperando cair abaixo de $47.

Pior que essa história serviu pra mim ver o quanto algumas personalidades desse mercado tem algumas ideias bem erradas. Dois opostos me chamaram atenção:

O primeiro foi gente falando que amortização ou rendimento seria indiferente, sendo que obviamente faz diferença devido a tributação. Mas esses foram poucos.

E o segundo foi mais repetido, que foi “os fiis nunca tiveram limite máximo de distribuição de rendimentos” o que também não é, nem nunca foi verdade. O que não é lucro caixa (que é onde a definição fica nebulosa) é uma devolução do capital investido. Os fiis nunca puderam distribuir a vontade.

Lendo com calma, eu realmente acho que o mxrf11 entrou nessa onda só por causa do xpga11 e dos calotes dos Cris.

2 curtidas

Outra coisa: median é mediana (para calcular média se usa “average”).

Putz, usei a fórmula errada (median) durante todo esse tempo?? Não acredito! :rofl: :rofl:
Isso que dá querer aprender as coisas sozinho kkkkk

=average(celulasComRendimentosPorMes)/precoMedio --> isso vai lhe dar o dy médio mensal (exemplo: se der 0.01 = 1% a.m.).

Refiz o cálculo usando a função correta (“average”). Levando em conta que os rendimentos totais no ano do HGCR foram de R$ 322,06 e o preço médio dele fechou 2021 em R$ 103,52, ficou assim: =average(322,06)/103,52. Isso dá 311,11%. Então creio que tenho que dividir tudo por 12, certo? Então ficaria =((AVERAGE(322,06)/103,52)/12)/12. Nesse caso, o resultado foi 2,16%. Será que agora está certo? Ainda me parece ter alguma coisa errada (não é possível que rendeu "2,16% ao mês :sweat_smile:). Mas de fato os valores foram esses que citei (rendimentos totais no ano de R$ 322,06 e o preço médio que fechou 2021 em R$ 103,52).

Se for isso mesmo eu faço o cálculo dos juros compostos na sequência.

É só pra me lembrar de onde eu vim kkkkkkk

Tipo =average(rendimento total/valor total investido)/preço médio total? No meu caso, daria =average(322,06/3416)/103,52. Daria 0,09%. Creio que ainda tenha que dividir o preço médio por 12, certo? Ficaria =average(322,06/3416)/(103,52/12) = 1,09%. Acertei?

Ao calcular o rendimento total você está olhando o rendimento total POR COTA? Talvez esteja olhando o rendimento que voce recebeu no total e, por isso, esteja obtendo esses percentuais tao grandes.

Assim, se no mes X vc tem 100 cotas e recebeu 120 reais --> o rendimento nesse mes foi 120/100 = 1.20 por cota. É esse numero que deve ser utilizado nos calculos (pois o numero de cotas que vc tem provavelmente varia ao longo do ano)

PS: nao se divide por 12, pois voce esta calculando o rendimento medio do ano (ou seja, ao calcular a media a planilha ja esta dividindo por 12 para obter o valor mensal)

2 curtidas

https://www.instagram.com/p/CZiTmLCL9qI/?utm_source=ig_web_copy_link

hora de ficar ligado nos high yield?