Fundos Imobiliários


#1

Topico voltado p/ debate em torno dos Fundos Imobiliários.

Segue a planilha com o ranking dos FIIs, classificados por DY em 12 meses + P/VP.
Esta tabela visa auxiliar o investidor a fazer uma pré filtragem dos FIIs.
No decorrer deste ano vou fazer uma série de melhorias nesta tabela, até um dia chegarmos ao ponto do ranking atualizar tudo automaticamente no final do dia. Por enquanto vou fazer atualizações semanais nele.


Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
#3

Este é um dos motivos do meu receio à FIIs de shopping center. Nos EUA já existem alguns shoppings “elefantes brancos” sem movimentos. Aqui o brasileiro ainda gosta muito de shoppings, muito por conta de restaurantes e bares e praça de alimentação. Mas como todo meu investimento é voltado ao longo prazo. investir neste segmento talvez não seria uma boa estratégia.


#4

Legal o Blog parabens aos idealizadores.

Galera uma pergunta, atualmente nao moro no Brasil mas quero investir tanto na bolsa americana como na Brasileira, mais particulamente nos FIIs Brasileiros.

Duvida ficaa questao do imposto de renda. Alguem sabe como declarar isso.


#5

Sobre a criação da CAFI para FIIs, estamos debatendo sobre isso recentemente lá no tópico da CAFI. Deixe sua opinião sobre o que acha sobre o tema lá depois.

Minha carteira de FIIs se encontra da seguinte maneira:
image

OBS: tem ativos repetidos, pois eu tenho uma segunda carteira no nome da esposa.


#6

XPCM11, escrevi há 30 dias atrás um post na área social do Pense Rico chamando a atenção do fundo para compra, estava na casa dos 90, época em que os a maioria dos FIIs e o IBOV já tinha subido bem:

Hoje o fundo fechou a 102.


#7

Olá CADU1,

o que vc acha do fundo GGRC11.

obrigado


#8

Acho um fundo interessante.

Recentemente aprovou uma segunda emissão de cotas, no valor de 111,00, o que acrescido aos custos, ficou no valor de quase 114,00. Acredito que se a cotação recuar até este patamar, é um FII interessante p/ uma carteira diversificada.

Mas ainda estou aguardando o esclarecimento do destino deste montante pelo gestor, para melhor avaliar o investimento.


#9

Alguns FIIs que eu acredito estarem com uma bola relação risco x retorno, p/ estudo:
AEFI11, BCFF11B, BCRI11, FIGS11, FIIP11B, GRLV11, HGRE11, JSRE11, MXRF11, RBRD11, RNGO11, SDIL11, XPCM11


#10

Valeu cadu


#11

Bom dia, na sua opinião o RBRD pode se prejudicar em função do momento que vive a LEADER ?

Notei que sua carteira é bastante diluída, a minha de FII atualmente possui 9 ativos, como você chegou nessa quantidade, foi conforme as oportunidades de compra surgiam ou uma estratégia para mitigar riscos mesmo ?


#12

Tem muitas garantias, contrato atípico. Não me preocupo muito.

Eu realmente estou com muitos ativos, mas eu optei por diversificar muito, e incluir ativos de risco, que pagam um DY maior, ou que estão se reestruturando. Ao mesmo tempo, estou ainda fora do estado do RJ em edifícios comerciais, ainda não vejo sinais de recuperação do mercado aqui, por isso ainda nem comprei EDGA e PRSV.

No futuro, tendo a manter entre 12 a 15 FIIs na carteira.


#13

Ola Cadu estive olhando o FII ABCP11 e pela minha ainda fraca experiencia me pareceu um bom fundo, sera um Fii prospero ?


#14

É sim um excelente fundo. Ele sofreu recentemente uma forte queda, resultado de uma venda em leilão gigantesca, caindo da casa dos 18, p/ os 12, e depois subiu p/ os 15. Ou seja, ainda está com um bom preço. Acredito que em uma carteira bem diversificada deva ter um FII de shopping pelo menos, eles pagam um DY menor, mas tem maior potencial de crescimento, e maior resistência as crises (nem todos os shoppings, cabe ressaltar).

Hoje o P/VP está em 1,39, e um DY mês de 0,52%.Outros dois FIIs de shoppings, estes com um pouco mais de risco, mas com DY maior (RMG ainda) e bom potencial, são o FIGS e o RBGS


#15

Fundos imobiliários são mais fáceis de analisar do que ações?
Seria mais interessante investir em fundos imobiliários antes de entrar no mercado de ações?


#16

Oi @leinad
Em linhas gerais são sim. Os FIIs possuem uma menor volatilidade, menos riscos gerais envolvidos, e são mais simples de se analisar. Cabe ressaltar que isso não exclui o fator análise, pois já tivemos FIIs que eram de maior risco, e muitos investidores sem saber compravam, só olhando o DY elevado, e depois sofreram grandes quedas nas cotações. Mas são minoria.

Por outro lado as ações apresentam um maior potencial de valorização no longo prazo. Eu recomendaria uma mescla das duas, p/ quem está iniciando, uma carteira com metade de FIIs e outra metade de ações.


#17

A idéia de ser ter FII é o longo prazo, então uma queda nas cotações não deveria preocupar, correto? Desde que esteja rentabilizando e mantendo os fundamentos.


#18

Exato, nestes casos a queda pode ser uma ótima oportunidade p/ aumentar posição.


#19

Hoje comprei algumas acões para diversificar minha carteira de investimentos. Depois de olhar a carteira da Cafi mensal e histórica, o indice pense rico e comentários no forum eu optei por:
MPLU3
GRND3
TAEE11
Espero que tenha feito boas escolhas.
Agora quero comprar um fundo imobiliário para diversificar a carteira na parte de renda variável. Alguma dica?


#20

Boas escolhas, sem dúvida.
Se fosse p/ ter somente um FII na carteira hj, sem dúvida iria de BCFF11. Ainda está com um bom preço, e é um fundo de fundos, ou seja, dentro dele vc está levando diversos outros FIIs, e ainda com um desconto.


#21

Mas fundo de fundos não tem taxa de administração muito elevada?
Já aproveitando, mas que dificuldade em comprar no mercado secundário. rsrs