Na categoria Característica, tem por exemplo, FIIs Recebíveis, Lajes Corporativas, Shoppings, Hotéis, Desenvolvimento, entre outros…Eu que sou iniciante, quais eu devo focar? Todos são bons, independente de suas Característica ?
Se for montar uma carteira, pode diversificar por setores. Ou então pode escolher um setor p/ ter um peso maior. No começo do ano escrevi que minha estrategia p/ FIIs em 2018 seria focar em FIIs recebíveis (papel), já pensando na futura retomada da inflação.
Na categoria Admin, tem por exemplo, Citibank, BTG Pactual, Votorantim, SOCOPA, entre outros …Quais são as melhored Administradoras ?
Gosto da CSHG e da Rio Bravo. Tem tb a Kinea. Estes sem dúvida se destacam por suas excelências.
Na Taxa de Adm (%), as taxas aceitáveis são qualquer valor, menor que 1% ?
Deixaria isso em segundo plano, o DY distribuído já é o valor líquido, retirando a tx de admin. Coloquei na planilha mais por “curiosidade”.
Com relação a Performance do FII eu devo focar na coluna da Performance dos últimos 3 meses ou 12 meses ?
Mesma coisa da tx de admin, tem pouca importância. Serve mais p/ visualizar o quanto a cotação andou.
Com relação ao Dividend Yield do FII, eu devo focar na coluna do Dividend Yeld de 1 mês, 3 meses ou 12 meses ?
Dê preferência p/ o de 12 meses. Alguns fundos fazem distribuições irregulares no curto prazo, então as vezes olhando um DY de 3 meses pode estar muito baixo ou elevado, mas no de 12 meses isso se normaliza.
Com relação ao Volume eu devo analisar o Peso no IFIX do FII ?
Tb está na planilha mais por curiosidade.
Com relação ao Valor de Mercado (VM) que na planilha é dado em uma coluna em Milhares , na outra coluna ABL, e na última coluna preço do m2, quais das 3 colunas são as mais importantes ?
Tem maior importância nos FIIs de tijolos (comerciais, logistica, shopping). Em especial o preço do m2 que a empresa está locando. Uma região que esteja apresentando uma boa recuperação na economia, mas que o m2 ainda esteja baixo, mostra um bom potencial de elevação destes valores.
Com relação ao Patrimônio Líquido (PL), devo considerar a coluna em Milhares ou a VM/PL (VM = Valor de Mercado e PL = Patrimônio Líquido ?). Na coluna VM/PL qual a porcentagem que eu devo considerar ?
VM/PL, que é o P/VP. Ou seja, o quando com base na cotação atual está sendo negociado o patrimonio do fundo. Em FIIs de recebíveis, é importante ficar de olho p/ não comprar um VM/PL muito acima de 100%.
Por fim com relação ao Último Provento, qual o valor mínimo por conta que o meu FII deve ter ? Em relação ao Yield Anualizado, qual o valor (%) Mínimo que eu devo considerar ?
Depende do seu perfil, e o ideal é diversificar. Tenha em mente uma regra básica e generalista: quanto maior o DY, maior o risco do fundo. E vice versa. Então vc pode montar uma carteira mesclando FIIs de baixo risco, com alguns de maior risco, e com boa diversificação setorial.