GMAT3 - Grupo Matheus

Uma das maiores redes atacadistas do país, com forte presença na região norte e nordeste. Grupo tem hoje 137 lojas com expectativa de dobrar nos próximos 12 meses.

Resultado sólido divulgado hoje:

5 curtidas

Interessante, IPO deles foi agora em outubro né ?

Isso, ipo saiu no piso da Faixa a 8,94. A época os múltiplos estavam esticados em comparação a outros varejistas, porém mantendo o forte crescimento (tudo dando certo) ação está barata.

2 curtidas

Andamento da obra do Mix Mateus na cidade Sobral/CE. O grupo está entrando no estado, começando pelas cidades do interior…

7 curtidas

Divulgação de balanço no próximo dia 29, queda forte hoje. Não estou me sentindo muito confortável… Entrei no ipo, vamos ver o que vem por aí.

Edição; ficou no vermelho pra subir drasticamente, banco safra emitiu relatório positivo:

2 curtidas

Comecei a comprar quando a gmat3 caiu para 8.00. Já no dia 5/03 deu uma recuperada.
Os números do Grupo parecem ser bons. No médio prazo (sic) deve render bem.

Para quem estuda o papel sob a ótima fundamentalista:

Qual o motivo de preferirem ela em relação ao Assaí? (não estou em nenhuma delas - troquei minhas Assaís por GPA após o spin-off).

Para agregar, segue matéria que fiz recentemente sobre Assaí que fala um pouco sobre os fundamentos das empresas (mais focado em Assaí):

1 curtida

Eu acredito que o ponto principal é a taxa de crescimento que tende a ser maior.
GMAT3 provavelmente fecha 2020 com um faturamento 3x menor que do ASAI3.
Creio que nesta faixa de faturamento, os ganhos de escala tenham um impacto maior no resultado final do que no caso do ASAI3.

1 curtida

Acho que ambas crescerão em altas taxas. Se Matus subir mais, não creio que será de forma significativa. No call do Assaí, disseram estar crescendo agora em 2021 acima da média do setor (ganhando market share). Ano passado subiram 30% em receita. Mateus não fechou o ano ainda, mas vem crescendo mais, perto dos 50% em receita (apesar de apenas 30% no lucro bruto), mas a base comparativa é menor. Realmente acho que crescerão, na média, em ritmos próximos, ainda mais pensando que Assaí é Cash&Carry puro (que cresce mais), e Mateus não.

1 curtida

As empresas são razoavelmente diferentes, Mateus cobre uma região bastante específica onde é muito forte (N / NE), eles trabalham também com lojas desde pequenas, com panificação até os atacados e distribuição.
O guidance do Mateus até 2025 é um crescimento composto anualizado de 25%.

O Assaí só comentou sobre os planos até 2023, provavelmente vão desacelerar entre 2023-2025.

https://appinveste.com.br/lucro-do-grupo-mateus-dispara-142-no-quarto-trimestre/

Crescendo forte. Considerando o guidance, vão continuar crescendo através de abertura de novas lojas, como há baixa penetração no online temos outra avenida para crescer sem falar na extensão do auxílio Emergencial que beneficia o setor.

Continuar nesse ritmo imagino que cotação vá passar dos r$ 16 ainda esse ano.

4 curtidas

Sss subindo 20% , resultado impressionante.

Aparenta ter sido acima da expectativa do mercado, ação vinha apanhando desde ipo vamos ver se decola. Depois vejo os números com calma.

4 curtidas

Alguém tem ideia de quando o Sr. Mateus vai começar a distribuir dividendo???

Esse tipo de coisa se acha no formulário de referência, ou no estatuto social

Aos acionistas é assegurado o direito ao recebimento de um dividendo obrigatório anual não inferior a 0,1% do lucro líquido do exercício, diminuído ou acrescido dos seguintes valores: (i) importância destinada à constituição de reserva legal; e (ii) importância destinada à formação de reserva para contingências e reversão das mesmas reservas formadas em exercícios anteriores. O pagamento do dividendo obrigatório poderá ser limitado ao montante do lucro líquido realizado, nos termos da lei.

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/8ea287f8-ae0a-4b88-b20b-80c1f1b86a1e/913cb309-01ae-3e67-f3fa-97772d00c7ab?origin=1

É verdade, eu li isso no estatuto, no entanto se refere ao ano de 2020. Pela Lei das S.A. o dividendo
mínimo obrigatório é de 25%, podendo a empresa mudar essa porcentagem via estatuto. Convenhamos, 0,1% sobre o lucro líquido ajustado beira o ridículo. Ou há alguma coisa que não captei??

Eles só definiram que pretendem pagar dividendos maiores que zero e abaixo de 100%, basicamente. Como não temos histórico, é difícil saber o que a administração pretende fazer

Eles parecem estar com bastante caixa, mas devem ser sobras do IPO, e provavelmente não vão distribuir isso

1 curtida