Pessoal alguém pode me tirar algumas dúvidas sobre a DARF.
Vendi este mês ações acima de 20k com lucro . Tinha um débito do ano passado que ainda não tinha compensado . Aí fiz o abatimento com o lucro obtido e aí calculei o valor a ser pago ( até aqui acho que fiz correto, certo? ).
Daí emiti a darf no sicalcweb no valor dos 15% sobre o lucro . Código 6015. Contudo , não tem código de barra algum . Por conta disso , entrei no app do bb e paguei manualmente, na parte de impostos a pagar. Só que:
PRIMEIRO: como eh que se sabe que aquele valor que paguei se refere a darf que emiti, pois não tem nenhum código específico na darf para lançar no pagamento pelo app do banco. A única coisa que fiz foi preencher de forma idêntica com o preenchimento da darf . Isso está certo ou fiz besteira ?
SEGUNDO: diante do primeiro ponto, como a receita sabe que aquele pagamento que fiz se refere a darf que emite ? ( pra fins de considerar como paga )
TERCEIRO: tem algum lugar que eu possa olhar/consultar essa darf e vê se está como pagamento ou comprovar o pagamento dela ?
Já Olhei o E-CAC e não encontrei nenhuma darf por mim emitida e tb já olhei na parte de pagamentos e tb não encontrei nenhum debito la.
Achei essa emissão da Darf tão simples. Só tem meu CPF, período de apuração , código da receita, data de vencimento, valor principal. Ponto final. É tanto que paguei pelo app BB como se essa darf não existisse. Simplesmente preenchi com as mesma informações na parte de pagamento de imposto do app do bb, já que os campos eram os mesmo.
e agora estou cabrero pra saber se fiz certo. Deveria ter código de barra nela, não ? pra vincular o pagamento ao debito emitido…mas nem essa emissão de debito estou encontrando em lugar nenhum …
PS.: tanto o item 5 ( numero de referencia ) quanto o item 11 ( autenticação bancaria ) estão em branco.
OBS.: Não tem numero nesse documento emitido pelo sicalcweb , não tem nada. Um guri do primeiro faz um documento desses, por isso estou estranhando.
@a103 Deveria ter código de barra, mas não tem. Quase todo mês faço a DARF das minhas operações com opções e tenho que ir até o caixa do BB pagar. Na lotérica não recebe por falta do código de barras.
Fiz assim, nos últimos dois anos e não deu problema na minha IRPF, inclusive neste ano já até recebi a restituição.
Estou supondo ( começando a achar ) que só há código de barra para alguns tipo de tributos e também se estiver em atraso. Então, se eu estivesse com esse debito em atraso, acho que se eu fosse no sicalweb ele geraria um darf com codigo de barra por conta dos juros, multa etc …mas é mas suposição … e diante disso faço outra suposição: Então, se o tributo esta em dia , no caso, vendi este mês então tenho até mês que vem para pagar, torna-se desnecessário emitir a DARF no sicalweb já que vc consegue emitir/pagar simultaneamente pelo seu banco. Pelo menos foi essa impressão que tive ao pagar pelo app do BB, pois tem la a opção de pagar DARF e preencher com as mesma informações do sicalcweb.
Mas, de qualquer forma, aiinda não sei como s receita sabe que paguei, o valor a ser pago e que aquele pagamento se refere a DARF emitida, pois , como falei não tem numero de autenticação, nem nada do tipo. Ela confia na nossa boa-fé de declarar espontaneamente e tb declarar que pagou na hora da declaração do IR ?
@joao58 vc é correntista do BB ? se for, vc nunca tentou pagar pelo app do BB ?
Eu so pago pelo app do BB e nao emito sicalc e até agora tem dado certo. A receita sabe o valor do imposto que voce tem que pagar por causa do dedo duro.
Na verdade ela só sabe olhando nossa declaração manualmente ( O quanto eu declarei de PM e por quanto eu vendi - daí ela consegue apurar se precisava recolher algo ou se oq recolhi foi suficiente ) , certo ? No caso ela teria que abrir manualmente minha declaração pra fazer a conferência , pois o dedo-duro só sinalize que vc vendeu acima 20k com lucro, não ? Seria esse o raciocínio ?
Ps.: digo isso , pois lembro que há 6 anos vendi uma ação acima de 20k com lucro no mês e bote acima nisso e lembro que não recolhi pq na época não sabia , tinha acabo de entrar na bolsa , e não cai na malha fina até hoje por isso. Assim, a pessoa não cai de forma automática , não ?
Realmente nao sei como eles fazem. Teve um ano que eu me atrapalhei na venda de uns fiis que apareceu uma divida junto a receita e me colocaram na divida ativa, se eu não me engano era uns 50 Reais.
@a103 Eu sou um caso meio fora da curva. Eu sou correntista do BB, mas não faço internet banking e, portanto, nem tenho app instalado.
A única coisa que minha conta permite fazer via internet é consultar status, nada mais. Isso eu faço apenas do meu desktop.
É assim mesmo, ser você pagou com seu CPF vai dar tudo certo, quando você preencher o demonstrativo de renda variável ano que vem, vai colocar nesse mês “imposto devido” e “imposto pago”. Aí a receita fecha tudo e te cobra se faltar alguma coisa.
Pra mim sempre deu certo.
Exatamente, é assim mesmo. Antigamente poucos Darfs tinham código de barras. Todas essas informações eram digitadas pelo caixa do banco exatamente como vc fez. Essas são basicamente as únicas informações que a receita quer.
Seu CPF, para te identificar como contribuinte.
O código da receita para saber sobre qual o fato gerador desse Darf.
O período de apuração e a data do vencimento, para saber se o fato gerador do Darf foi pago em dia e para conferencia caso vc caia em malha fina.
O campo da autenticação bancária era o espaço reservado para que o caixa do banco imprimisse a autenticação de pagamento que no caso do Darf tinha uma linha digitavel justamente com algumas dessas informações. Se vc imprimiu o Darf perceberá que tem 2 vias, uma para o caixa e outra para vc. Hoje em dia a autenticação bancária está no comprovante de pagamento que sai logo após o pagamento.
Quanto a parte da receita, acredito que como foi dito acima, o dedo duro antecipa as informaçoes para a receita, e na declaração do ano que vem vc vai declarar a venda e o imposto pago. Acredito que a receita deva ter um controle desses pagamentos assim como qualquer empresa que emite boletos bancários tem. Na prática é muito semelhante. Sobre a parte dos débitos não pagos acredito que seja feita por amostragem das declarações enviadas, mas pelo que me lembro a receita tem até 5 anos para cobrar o débito.
Já olhei ali. Pelo menos pra mim não aparece nada . Já olhei tb em pendências na parte de “pagamento e parcelamento” e zero pendências tb . É como se eu nunca tivesse emitido essa darf . Isso achei estranho tb . Muito simplista esse controle .
Vou esperar alguns dias e verificar de novo de aparece . Estava vendo aqui e pelo que vi o BB demora alguns dias pra enviar/constar no sistema da receita.
Atualizando pra dizer que apareceu hoje aqui no e-cac o comprovante de pagamento, ufa kkk . Meu gerente disse que o BB demora até 4 dias úteis para lançar no sistema.
Me tirem uma dúvida sobre dividendos EUA:
Com a aprovação dessa nova tributação para rendimentos acima de 6.000/ano, as alíquotas serão somadas aos 30% que já pagamos nos EUA (ficando 30% + x%) ou continua valendo o esquema atual, no qual abatemos os 30% (x% - 30%)?
Pessoal só pra confirmar se tenho prejuízo a compensar em ações e vendi um BRD com lucro eu posso compensar um com o outro pra não precisar pagar DARF?