Imposto de Renda

Pessoal, bom dia!

A declaração de IR de vocês é muito complicada, estou lendo alguns artigos na internet…parece algo impossível a declaração de IR se tratando de ações e Fiis, é muita complicação e burocracia.

Alguém pode me dar alguma dica ou é isso mesmo?

Abraço a todos!

Complicada não diria, é sim trabalhosa demais, e como tudo no Brasil a solução para resolver qualquer problema sempre é criar mais burocracia.

Tem alguma dúvida mais específica?

@cadu , estou tão perdido com essa declaração que nem dúvidas estou conseguindo ter…acho que foi mais um desabafo mesmo, vou continuar quebrando a cabeça aqui para ver se aprendo!

De qualquer forma muito obrigado pela disposição!!
Abraço,

@giovani_pi dá uma olhada nesse link: http://abacusliquid.com/irpf/ lá você vai encontrar as formas para declarar seus investimentos, pra mim é o melhor site sobre o assunto.

@giovani_pi Posta o que vc precisa declarar, que a gente tenta te ajudar. Com relação a ação, vc comprou ação em 2017 e manteve até 2018? Fez algum trade entre dias diferentes? E day trades? Recebeu dividendo ou JSCP? Vai falando aí que a gente ajuda. Não precisa postar os valores, óbvio. A gente ajuda com exemplos.

Muito obrigado a todos!

@paulinho , os fiis e ações foram comprados em Janeiro, creio que não precise declarar este ano correto? Já recebi alguns rendimentos e proventos dos fiis…mas como disse tudo neste ano.

Fiquei meio perdido nos fiis pois não recebi os informes de rendimento, será que no próximo ano eles farão o envio?

Day trade não pratico.

Como vocês gerenciam as informações para as próximas declarações, sinto que estou me desorganizando aos poucos…quando deveria ser o contrário.

Vocês possuem algum programa ou planilha que auxilie na compilação destes dados ao longo das compras e vendas do ano , bem como proventos e dividendos?

É isso mesmo. Compras em janeiro/18, declaração só em 2019.

Cara, eu tenho uma planilha pra cada investimento meu. Nela, eu anoto tudo que interessa. O preço médio das ações, o valor das vendas, dos dividendos, quando foi cada dividendo etc. Te sugiro não pegar planilha de ninguém pra tentar manter uma sua. Acho melhor vc mesmo criar a sua, porque aí vc vai saber exatamente a intenção por trás de cada item, etc.

Muito obrigado meu amigo!!! Vou começar a elaborar isso hoje!!! Abraço,

Pessoal, vejam se conseguem me ajudar.

Na declaração de 2017 eu coloquei as perdas que tive em 2016 para abater no futuro. Minha duvida é se agora na declaração de 2018 devo declarar novamente as perdas de 2016 ou somente informar as novas perdas de 2017.

Resumindo
2017 -> Perdas de 2016.
2018 -> Perdas de 2017 e 2016

Desde já agradeço.

Somente o prejuízo acumulado no final de 2017.