Indicadores Fundamentalistas

O que fazer ao procurar informações sobre os indicadores das empresas, como LPA, Dividendos, P/L, P/VPA… e encontrar informações divergentes ? Pois eu gosto de consultar mais de 1 site para não ficarem dúvidas, mas muitas das vezes encontro números diferentes de uma mesma empresa, isso cansa a mente.

Checa no balanço divulgado pela empresa para confirmar.

1 curtida

Pessoal, sou novato em AF. Estou tentando entender os indicadores mas muitas vezes tenho penado na nomenclatura. Me respondam uma coisa: “passivo não circulante” é a mesma coisa que “passivo exigível de longo prazo”??

1 curtida

Passivo não circulante é composto pelas contas do passivo exigivel de lp. Senão em falha memória, a nomenclatura nates de mudarem a regra contábil era esta com o lp.

1 curtida

Ou seja: o passivo exigível de lp é apenas uma das variáveis do passivo circulante?

1 curtida

Danilo, o passivo se desdobra em circulante e não circulante.

Passivo circulante são dívidas de curto prazo, em geral com vencimento inferior ao prazo de um ano. Passivo não circulante são dívidas de vencimentos mais longo, com prazo
superior a um ano, ou qualquer despesa que ultrapasse o período coberto pelo exercício complementar à publicação do Balanço Patrimonial.

[ ]'s
Cuervo

2 curtidas

Pessoal, estou avançando nos estudos aqui e surgiu outra dúvida. A relação preço/lucro (P/L) é definida pela cotação / LPA e indica o tempo de retorno do investimento em anos. Mas sendo o fator “cotação” variável, como defini-lo para compor a fórmula? Obrigado.

Pode usar o valor da cotação atual, ou se for usar LPA de anos anteriores, usa a cotação do ativo da mesma respectiva data.

1 curtida

Valeu Cadu! Outra dúvida (isso não vai ter fim, pelo visto rs): na sua série sobre os indicadores fundamentalistas, ao comentar sobre o P/VP, você ponderou que “quanto menor o P/VP melhor, pois isto significa que a empresa está mais barata. Um P/VP menor que 1 diz que o mercado está pagando menos do que vale o valor do patrimônio da empresa […]”. Embora um valor muito elevado possa indicar especulação, o ideal não seria que o P/VP ficasse acima de “1”, o que indicaria que está havendo ágio nas negociações da ação (ou seja, que o mercado valoriza aquela ação e está disposto a pagar o ágio)? Agradeço a paciência. Abraço!

Outra coisa Cadú: o PSR do ITUB3 está registrando valores como 65, 49, 37…creio que esteja havendo um equívoco. Até onde li, esses valores deveriam girar em torno de 1, não?
Obrigado!

De uma forma geral sim.
Mas tem empresas que possuem um PL pequeno, por conta de especificações de setor, como empresas mais voltadas para negócios virtuais (ex: Mplu3). Por isso sempre é interessante analisar o P/VP em conjunto com Roe.
Outro pto é que nem só do PL que o mercado precifica uma empresa, mas também de suas perspectivas futuras de crescimento.

2 curtidas