Índice Penserico - Express

Alcançou 100 pontos ? rs…
Erro material como diz no judiciário…

boa tarde CAdu

Devo considerar venda ou manutenção de SDIL11 e vivt4 ?

Grato

Bom dia estou iniciado no mercado de ações e gostei muito da proposta de investimento a longo prazo com base em análise fundamentalista. Para quem não tem muito dinheiro, para conseguir diversificar conforme a carteira eu teria que comprar no mercado fracionário, pois lotes mínimos de 100 ações ficaria caro para mim. Vale a pena comprar mesmo no fracionário, já que o investimento é de longo prazo ou tem desvantagens como spread, liquidez etc.?
Não sei se esssa dúvida é nesse tópico, mas desde já agradeço a informação.

1 curtida

Sim, colocaria as duas como manutenção.
VIVT entrou mês passado e saiu neste, na carteira top picks, mas continua na carteira de Valor, assim como SDIL continua na carteira de FIIs.
Eu tenho como perfil uma AF um pouco mais dinâmica. Depois de uma análise melhor após os resultados de 2018 cheguei a conclusão que tinha outra ação mais atrativa p/ investir que VIVT, então dei prioridade a esta na top picks.

2 curtidas

Depende do capital. Um capital menor não tem necessidade de diversificar tanto. Pode escolher metade das empresas ali p/ se investir por exemplo. De uma olhada neste texto que fiz sobre o assunto, em duas partes:

Excelente Relatório Cadu. Show de bola mesmo :clap:

1 curtida

Novo relatorio do Indice PenseRico pronto. Em breve na área do Express.

Enquanto isso, pode ser visto aqui: https://drive.google.com/open?id=19V6jJ2hanBPyEbDxkmZHwrzEU5vz00lN

9 curtidas

O que motivou saída de Tris3 ?

1 curtida

Nenhum específico, mais por conta da boa alta que teve no mês, e por enxergar LOGG mais atrativa no CP. Mas TRIS continua na carteira de crescimento.

Por sinal neste mês eu fiz muitas mudanças na carteira top picks. Mas todas que saíram continuaram nas outras carteiras, seja de FII, Valor ou Crescimento. A top picks na verdade eu seleciono as empresas destas três carteiras que estejam mais atrativas pra compra no mês.

6 curtidas

Muito obrigado @cadu. Esses relatórios são excelentes. Otimo trabalho :clap:

1 curtida

Conteúdo excelente parabéns @cadu

1 curtida

Excelente conteúdo para fazer análise de posições.

1 curtida

Cadu no Índice Pense Rico GUAR3 está como Teto para compra de 150,00. É isso mesmo?

Teve recente desdobramento. Preço teto acredito que seria algo em torno de 19.

1 curtida

Acabei vendo que o preço alvo de UGPA3 ainda tá em R$ 80,00

Para empresas que sofreram desdobramentos neste mês, e só dividir a cotação pelo valor do desdobramento.

Boa tarde, sou iniciante na bolsa de valores, comecei em março, essas carteiras pense rico e CAFI são elaboradas mensalmente, geralmente novas empresas entram e saem da composição todo início de mês e pelo que entendi, a surpreendente performance leva em conta a variação dos ativos do dia primeiro ao último dia do mês, minha dúvida é a seguinte, pra quem tem um capital mais elevado, seguir essas carteiras compensa? sei que serve mais de norte, mas supondo que fossemos excluindo uns ativos e incluindo outros, o pagamento de imposto de renda (com rotatividade acima de 20 mil mensais) não comprometeria seriamente a rentabilidade? se fosse incluir os gastos com imposto de renda e corretagem, essa rentabilidade ainda superaria a rentabilidade de carteiras tradicionais de buy and hold? desculpas antecipadas se falei muita bobagem, é que sou novato e ainda tenho muitas dúvidas básicas, rsrs.

1 curtida

O fato da Empresa sair do CAFI não significa que a empresa é ruim e vc deve vender as ações dela. O CAFI indica empresas BOAS, mas que estão com seus valores bem descontados na bolsa e naquele momento, o que torna atrativo o investimento nelas. Pode notar que as vezes uma ação entra, no outro mes sai e depois novamente ela entra de novo no CAFI. Isso, mais uma vez, não significa que vc deve vender as ações da empresa, a nao ser que ela tenha perdido seus fundamentos ou chegado no seu preço alvo.

Lembre-se: as analises aqui são fundamentalista para longo PRAZO. Contudo, caso a ação chegue no seu preço alvo antes do tempo esperado, ai sim deve-se pensar em vende-la e alocar em uma empresa que tenha BONS fundamentos e esteja mais descontada na bolsa. ( digo deve-se, pois alguns ficarão com a ação por conta dos dividendos que a empresa paga, mesmo ela atingindo seu preço alvo - isso seria um Buy and HOLD tradicional ).

A venda da ação só ocorrerá, basicamente, em duas situação: 1- A empresa perde seus fundamentos; 2- O preço Alvo de valorização projetado dela foi atingido ( independente que isso demore 10 anos ou 10 dias ) e não pq ela deixou de esta no CAFI ela deixou de ser atrativa. Apenas, pode significar que há, naquele momento, empresas mais atrativas.

Uma sugestão no caso de vc se desfazer de um ativo cuja posição seja superior a 20 mil é ir desmontado posição aos poucos, em quantias mensais abaixo de 20mil justamente para não pagar o IR.

6 curtidas

Só complementando a excelente resposta do @a103,
se vc opera um capital mais elevado, esquece gasto com corretagem. A não ser que vc opera por uma corretora ruim, o seu custo de corretagem fica em torno de 10,00 por ordem. Logo, se vc vender um volume de 20k por exemplo, o gasto com corretagem ia ser equivalente a 0,05% do volume da sua venda. Ou seja, não tem nenhum peso na operação.

Só se vc não for trader, e realizar 30 operações por dia, com lucro de centavos, o custo de corretagem faz diferença. Além disso p/ quem está começando, com pouco capital, tem corretoras com custo de corretagem na casa de 1,00 por ordem.

4 curtidas

Valeu Cadu e A103, pensava que essas indicações eram apenas de empresas com grande potencial de valorização em curto prazo, mas agora que vocês esclareceram que é utilizada análise fundamentalista, dá pra ficar bem mais tranquilo, posso ir programando as saídas abaixo de 20 mil sem se preocupar, muito obrigado mesmo.

3 curtidas