ISPFUT – 10/08/2026
Um ano se passou.
Em 27/10/2025, publiquei uma análise do WSPFUT na qual chamava a atenção para uma situação que considerava bastante interessante. A estrutura indicava que estávamos em uma onda 5, mais especificamente na onda 5.5, e o índice se aproximava de uma região que poderia representar o encerramento daquele ciclo. Naquela ocasião, o ISPFUT estava aproximadamente 5,5% abaixo do seu principal alvo. Quase um ano depois, o índice está em 7.772 pontos, exatamente na região que havia sido projetada. E acho que devemos dar uma olhada.
Nos últimos tempos tenho utilizado bastante a IA para me ajudar a resumir os meus textos. Não tem sido uma tarefa muito fácil, porque como passei a tratar a analise principal como uma “Analise Estrutural do Mercado” onde a visão que temos é sempre de um período longo. Acabei introduzindo nos estudos outros métricas de modelos que utilizo no plano operacional e que quando combinadas acabaram produzindo relatórios ainda mais extensos, porque os estudos vão se correlacionando. Estou estruturando um novo tópico com este objetivo uma vez que não se trata apenas de Análise Técnica, embora todos os elementos utilizados pertencem a metodologias ligadas a este mundo.
A principal questão esta na correlação de diversos mercados, ou seja, ao invés de procurar eventos dentro de cada mercado, o modelo passou a buscar estas relações em movimentos que vemos em outros ativos. Não sei ainda a extensão que estas analises vão atingir, mas a questão é que temos uma dupla finalidade. A primeira que sempre é a base do meu estudo, os elementos para que se possa criar um Plano Operacional e ir mantendo as operações. A segunda, que eu acho que tem mais haver com este fórum que é entender o momento de cada investimento.
O mapeamento das ondas permite que possamos elaborar cenários, onde conseguimos obter “pistas” do que podemos esperar pela frente. Isso reforça uma característica que considero importante no estudo estrutural: não basta observar que determinado mercado subiu ou caiu. É preciso observar em que estágio do movimento ele está e quanto desse movimento já foi consumido.
Enquanto o modelo não fica totalmente pronto, se é que vai ficar porque é parcialmente implementado em um software, vamos continuar com os velhos textos de sempre.
Vamos ver o que esta acontecendo com o ISPFUT. Estamos, digamos assim com um sinal amarelo ligado. Estamos finalmente atingindo o objetivo que havia sido marcado por uma onda 5. Ainda temos algum espaço para alta, mas muito pouco.
O que podemos observar é que apesar da formação do movimento final (onda 5) se apresentar como um triangulo, o mais correto seria considerar uma diagonal terminal e neste caso, o alvo que é a base do traçado é o fundo da onda 4, ou pelo menos de uma 5.4 o que seria uma correção na ordem de o que indica uma correção de 35,0%. Já se consideramos um traçado inicial para uma onda 2, o alvo seria uma correção na ordem de 28,0%. Lembrando que se trata de um “Mapa Estrutural” logo o período pode ser bastante longo.
Em resumo, algo está errado com o mercado americano. Para quem gosta de observar certas situações, somente este mês (que ainda esta no inicio) o Ouro após atingir um fundo importante depois de uma correção maior que a esperada já valorizou cerca de 9,0%. Será que podemos considerar que o mercado já começa a procurar um porto seguro, na pratica é até engraçado, porque em uma analise simples um corte nos juros americanos deveria em um primeiro momento ser benéfico para a Bolsa, mas se nos aprofundarmos mais veremos que o corte em si não é a questão, mas sim o motivo pelo qual ele esta ocorrendo. Mas isto é papo para outra hora. Uma outra coisa é que existe uma correlação baixa entre o Ouro e o BTC, mas existe, então para quem pensa em aportar em criptos, também é um momento para acompanhar mais de perto este mercado.
Aqui temos o gráfico, atingindo o alvo da onda 5, como eu falei existe a possibilidade dela ainda se estender, mas estamos em um ponto importante.
Aqui esta parte do texto gerado pelo ChatGpt, não sei se faz algum sentido para alguém. Para mim faz. Na verdade, muitos outros mercados estão sendo inseridos nestes estudos, e cada um é utilizado como um marcador. Conforme eu falei, aqui depende do que você quer: operar o mercado no curto/médio prazo, ou ser um investidor (Holder).
Texto gerado – resumido
Quase um ano de mercado — e o que realmente ficou?
Uma das formas mais simples de o investidor brasileiro se expor ao mercado americano é através do IVVB11. Em 27/10/2025 estava em R$ 414,81 e hoje está em aproximadamente R$ 447,66, uma valorização próxima de 8%.
O IBOV foi o destaque positivo entre os ativos que estamos comparando. Chegou a apresentar uma valorização próxima de 35% durante o período e, mesmo devolvendo uma parcela importante desse movimento, ainda acumula aproximadamente 15% de alta.O ouro também chegou a apresentar uma valorização próxima de 35%, mas hoje a alta acumulada desde aquela análise está em aproximadamente 2%. Nos juros futuros, depois de uma breve queda, tivemos uma recuperação das taxas, que hoje estão aproximadamente 6,5% acima dos níveis daquela época. Já o dólar continua em processo de correção e acumula uma queda próxima de 6% no período.
| Ativo |
Variação aproximada desde 27/10/2025 |
| IBOV |
+15% |
| ISP FUT |
+10% |
| IVVB11 |
+8% |
| Juros futuros |
+6,5% nas taxas |
| Ouro |
+2% |
| Dólar |
-6% |
Valores aproximados, utilizados apenas para comparação do período.
O que chama a atenção é que, apesar de toda a movimentação dos mercados e principalmente de toda a narrativa criada em torno da inteligência artificial, o melhor desempenho acabou sendo justamente o IBOV, com aproximadamente 15% de valorização.
E mesmo nesse caso, existe uma diferença importante entre o caminho percorrido e o resultado final: o índice chegou a estar cerca de 35% acima dos níveis de outubro de 2025, mas devolveu uma parcela significativa dessa valorização.
No caso do ISPFUT, a situação é particularmente interessante.
O mercado continuou subindo durante praticamente um ano, mas agora chegou exatamente à região em que duas projeções estruturais independentes apontavam para um possível encerramento da onda 5.
Isso não significa que o topo esteja confirmado. A onda 5 ainda pode se estender e existem projeções superiores.
Mas, neste momento, talvez seja mais importante observar como o mercado irá se comportar dentro da região de 7.736–7.941 pontos do que simplesmente projetar novos alvos.
Em outubro de 2025, o mapa apontava para esta região. Hoje estamos nela. Agora começa uma nova etapa da análise: descobrir se estamos diante do final da onda 5 ou de uma extensão do movimento.