BTC – 26/04/2026
Já tem um tempinho que não posto nada sobre o BTC, embora eu faça um acompanhamento quase diário do ativo, para o meu modelo operacional, mas sei que muita gente ve este ativo como um investimento, que muitos chamam de reserva de valor.
Eu tenho tentado utilizar a IA para resumir estes textos, mas não esta dando muito certo para estes estudos. Parece difícil, mas fica pior do que eu escrevo.
Resumo do Texto abaixo
Acima de 82k melhora o cenário e abre espaço para alta.
Confirmação mais forte só acima de 96k.
Perda de 74.2k enfraquece a tendência.
Mapa Estrutural do BTC
O resumo é bem resumido, mas para quem não tem paciência acho que é uma boa. Mas segue o texto abaixo que deu origem ao resumo
Antes de operar qualquer ativo eu crio o que poderia ser chamado de um “Mapa Estrutural do Mercado", que no caso do BTC, é quase totalmente elaborado com o estudo das Ondas.
Abaixo o gráfico principal que venho acompanhando. Quanto a marcação principal do movimento iniciado em 2019, não tenho muitas dúvidas e podemos ver que o alvo deste movimento está em 195.000 pts. Já com relação a marcação interna é possível marcar objetivos diferentes, mas como os números são exatamente iguais, então por enquanto não faz diferença alguma, e o que foi marcado como onda 4, esta bem dentro do contexto.
O Btc é um ativo extremamente técnico, onde as Ondas de Elliott, realmente servem para projeções que costumam ser bem exatas. Então pela marcação atual se colocarmos o fundo que eu vou chamar de teórico em 62.000 pts, porque o fundo real foi em torno de 60.000 pts, e aplicarmos a regra de 1/3, teremos que a onda 5.1 ou no caso deste gráfico V.1, em 106.000 pts e seguindo o mesmo calculo teríamos a V.1.1 em 77.000 pts.
Apesar de estar bastante completo o traçado do gráfico acima esta muito confuso de ler, então vamos pegar o MBTFUT, porque fica mais fácil de entender a movimentação que estou descrevendo.
Movimento Atual
O que podemos ver é que temos um movimento “terminal” onde esta difícil marcar onde realmente foi o fundo, e isto permite duas marcações de alvo e que não estão muito compatíveis com a marcação feita pela regra do 1/3, a menos claro que estejamos fazendo um topinho neste momento, o que seria muito bom.
Antes de começar a falar do gráfico propriamente, vamos olhar mais duas coisas – a primeira é com relação ao indicadores, onde podemos ver que já temos uma divergência altista no Ifr14, e que após um longo período o Macd passou para o campo positivo. A segunda coisa que eu quero falar, é que em um post acima deste ensinei uma entrada clássica utilizando a media de 3 períodos deslocada de 3 períodos, e podemos ver que a entrada para compra. Eu falei que esta entrada muitas vezes indicava que estávamos em uma onda 3, então a marcação ficou realmente estranha, e no caso é um “erro” marcar desta forma.
Mas o fato é que com esta marcação o que ocorreu é que a onda 1 (V.1.1), fez a sua máxima em 79.940 pts ( tínhamos o alvo em 77.000 pts), Por este tipo de entrada, o ponto de iniciar a operação foi em 74.000 pts, mas sendo um gráfico semanal o stop esta muito longe, e o risco muito alto, podemos opcionalmente utilizar os 67.000 pts como stop.
Observem que pelo MBTFUT, fácil marcar o impulso, inclusive podendo observar a coerência dos canais.
Como eu falei marcar desta forma não esta muito certo, e curiosamente temos outra marcação, que metodologicamente esta mais correta, onde estamos apenas em mais uma onda corretiva, que tem o seu objetivo em 82.000 pts, ou seja testar esta região poderíamos voltar a corrigir.
Adicionalmente temos duas regiões importantes, sendo 88.000 pts, como o primeiro alvo se estivermos por exemplo em uma grande onda B, ou 96.000 pts, onde se rompido vai indicar que realmente a tendencia de alta se estabeleceu, que é exatamente o ponto que temos a TLB que no momento coloca o ativo em tendencia de baixa. Isto no gráfico semanal, que eu utilizo para fazer as marcações principais.
Pelo gráfico diário, estamos “brigando” na linha de tendencia que estava em 78.323 pts que ainda não foi rompido, então aplicando o conceito de forma correta, pela TLB, agora a tendencia é de alta, enquanto não fecharmos abaixo de 74.235 pts.
Sei que são muitos números, mas a medida que o movimento vai se tornando mais complexo, também temos que ir olhando mais a fundo para ver se conseguimos entender como o mercado esta se comportando.
De qualquer forma e para resumir este estudo, se ultrapassarmos a linha de 82.000 pts, não teremos a garantia de que o movimento se consolidou, mas temos um caminho interessante pela frente.
Eu sempre falo que não opero o BTC diretamente, sempre pela B3, sendo utilizando o Bitfut para operações diárias e uma cesta de ETFs para me posicionar na compra, onde o ETF principal é o HASH11, e isto cria um complicador adicional que é o dólar, que alias tem muito tempo que não falo a respeito, então vou colocar um estudo sobre ele.
Observação – em outubro do ano passado eu fiz um estudo do Wspfut, quem opera algum ativo ligado a este índice que é representa o S&P 500, deveria dar uma olhada no estudo.