Índices Futuros - B3

Bitfut – 19/12/2025
Não tenho conseguido postar, mas desde a ultima vez o ativo perfurou a linha dos 100,0% da onda “A” e que para efeito do novo traçado da correção cria um cenário bem pouco agradável. O interessante é que ele foi buscar o primeiro nível de correção do grande impulso iniciado em 2013. Coloquei a linha pontilhada em vermelho. Dá para observar que em abril deste ano ficamos 8 semanas em cima desta linha, que não foi perdida e agora também não.
A questão da correção se complicou bastante e podemos ver um movimento que se apresenta em duas marcações.
Mantive a marcação original em letras minúsculas.
Podemos entender que todo o movimento foi apenas uma onda “A” e que estamos em uma “B” ou talvez iniciando uma onda “C”, e neste caso a correção esta apontando para o próximo nível de correção (61,8%) na casa dos 59.000 pts.
Devido ao tamanho da onda “c” ter sido tão grande surge a possibilidade de podermos marcar o movimento como uma onda de 5 sub-ondas, e a recuperação que vimos a duas semanas atrás ter sido apenas uma onda 4, logo falta o quinto movimento que encerra esta onda em 77.000 pts, que foi o fundo que tivemos em abril deste ano. Tínhamos este número com final da correção gerando uma oportunidade, mas agora temos a possibilidade de se tratar apenas de uma onda “A” de uma onda corretiva no padrão zig zag (5-3-5), que poderia levar o ativo também a 59.000 pts.
Ou seja, em ambas as marcações o número se confirma. Claro sempre existe a possibilidade de que a linha da correção em 85.000 pts, consiga segurar esta movimento, como esta fazendo nas ultimas semanas, mesmo porque poderíamos ter a onda “C” se encerrando em um padrão de triangulo.

Pelo gráfico diário temos a possibilidade de estarmos em um pequeno impulso que pode levar o ativo até os 106.000 pts, no primeiro movimento, mas por enquanto este é o cenário menos provável. A maré está pouco favorável as criptos neste momento. Eu opero apenas os contratos de futuro, mas quando quero comprar faço através de ETF, em uma composição onde a Hash11 é o principal ativo. Já postei várias vezes esta composição. No ultimo post que coloquei da Hash11, tínhamos a previsão de uma queda de 35,0% e ela caiu exatamente este número e está ensaiando uma recuperação, isto pode ser um indicio de que o pior já passou, mas por enquanto eu não estou me sentindo confortável para entrar em uma posição, mesmo porque as ETFs de cripto da B3 sofrem influência do dólar que subiu cerca de 3,0% este mês.

2 curtidas

BTCUSD – 25/01/2026
Já fiz longos estudos sobre as possibilidades de movimento do BTC, e nos últimos tempos a situação ficou um tanto quanto indefinida, mas o que estamos vendo neste momento chega a preocupar.
Entre as possibilidades que tínhamos era um retorno próximo a região dos 100.000, dentro de um movimento de onda “B”, e foi exatamente o que ocorreu e esta semana a formação do movimento pode estar confirmando esta possibilidade, por ter feito a onda em 3 movimentos.
Ainda podemos mudar para um impulso, mas o que esta ocorrendo neste momento, devido a precisão das métricas do movimento, aumenta a chance de termos o inicio de uma onda “C”, que coloca o ativo em 62.000, exatamente no toque da linha de baixo do canal e no topo da onda 1.
É só uma possibilidade, mas não tinha como deixar de registrar.

4 curtidas

BTCUSD - 04/02/2026

Parece que vamos mesmo testar a projeção da onda 4, mas como acompanho pelo semanal, o topo da onda 1, esta na casa dos 65.000 (fechamento) e isto pode gerar um movimento de retorno.
Aqui, o meu grafico favorito.

Uma curiosidade. Voces leram a materia abaixo? Coisa de louco.

2 curtidas

BTCUSD - 05/02/2026

Bateu no 62.000 alvo da onda C, vamos ver se agora segura e fecha a semana acima dos 65.000 pts, ai a gente começa pensar em entrada.

4 curtidas

Movimentação bem precisa! Você costuma iniciar a compra quando atinge qual nível?

BTCUSD – 07/02/2026

Oi @usuário_a,

Em primeiro lugar, gostaria de reforçar que eu não sou um investidor, pelo menos no mercado financeiro. Busco apenas oportunidades de ganhos quando percebo determinados movimentos. Só opero na B3, porque a minha vida já é bem confusa para ficar administrando contas no exterior, e com relação a Cripos, faço apenas dois tipos de operações.

• opero BITFUT no daytrade utilizando um robot (que até fiquei de liberar aqui no fórum) e ele utiliza uma estratégia baseada em cenários (positivo, negativo ou indefinido), então ao ligar ele tenho que passar qual é o sentimento do mercado para operar em uma direção. Aqui tem um detalhe que é complexidade de operar os Gaps que ocorrem na abertura, especialmente nas segundas-feiras, porque o nosso mercado tem um horário bem diferente do mercado de Bitcoin.

• quando entro em uma posição comprada opero via ETFs, em um mix que até falei aqui no fórum, que tem como base o Hash11.

Como a pergunta é quando faço as minhas entradas, deixo claro que apesar de operar os ETFs, o que aciona as minhas comprar é a movimentação do Btcusd, e a partir dos movimentos dele e traço as projeções e meus alvos.

A minha estratégia de entrada é bastante simples, mas envolve um componente gráfico, que as vezes dá algum trabalho para acompanhar.

Normalmente eu começo a comprar em uma onda 2, tentando antecipar o inicio da onda 3, e vou fazendo compras graduais a partir da correção de 38,2%, até 61,8% e sempre com o stop em 100,0%. No final vou colocar um desenho explicando.

Em um movimento de impulso (alta), temos vários desdobramentos de ondas, e cada um pode ser percebido com mais clareza em tempos gráficos menores. Quando estamos em um momento como o atual, onde esperamos uma reação forte ao tocar em alguma Região de Interesse de Negociação (suporte por exemplo) eu observo do gráfico de 60’, mas no geral a minha entrada ocorre pelo gráfico diário.

Procurando a onda 1

Conforme falei acima, a operação ocorre em uma onda 2 e temos varias dentro do movimento de impulso (fractal) então a questão é tentar localizar as ondas 1, para poder operar a onda 2.

A primeira regra é que a onda 1 normalmente representa 1/3 do movimento, então basicamente é pegar a distancia do fundo ao alvo que projetamos, dividir por 3 e somar ao valor do fundo para termos a projeção desta onda. A questão envolve o próximo alvo. Se de fato dermos inicio a alta o alvo da onda 5 do BTC esta em 186.000. Usando o critério do 1/3 isto significa que a onda 5.1 deveria ir até os 101.0000.

Então se for esperar este movimento vou perder muito. O que faço então é buscar o 1/3 da onda 5.1, ou seja a onda 5.1.1, que no caso o valor fica em 73.000.

Hoje o BTC foi até 72.000, mas em um movimento ainda confuso, porque o que podemos marcar como onda 3 não atingiu os 100,00%, logo o alvo máximo seria em 76.000 pts, porque a onda 5 tem que ser menor que a onda 3. É importante acompanhar este movimento, porque se ele se confirmar temos os pontos de entrada.

Se de fato o movimento ficar nesta região, temos uma grande possibilidade de termos de fato a onda 1, então a próxima correção será uma onda 2, e geralmente é rápida e forte e na grande maioria das vezes vai ate a correção de 61,8% e muitas vezes chega aos 76,4%

Supondo que ele vá até os 76.000 como planejado e começe a retornar, a entrada que eu farei é a seguinte.

30,0% do capital operacional em 38,2% - 70.0000 (este é o nível atual de preços, mas não é o ponto de entrada, só entro no recuo)

30,0% do capital operacional em 50,00 – 68.000

40,0% do capital operacional em 61,8% - 66.100

O Stop fica no fundo no caso em 60.000

Se o movimento der certo, ao atingirmos os 76.000 e alguma compra não tiver sido executada eu compro o saldo do meu capital operacional. Por exemplo, suponha que eu tenha executado as duas primeiras compras e o preço volte a subir, ao bater em 76.000 (teste do pivot de alta) eu compro os 40,0% restante.

Para mim este é o modelo que funciona, porque quando o BTC esta em uma zona de correção, a proteção vem naturalmente da operação de daytrade, que me gera um financeiro que utilizo para aumentar a minha posição.

Quando eu entendo que a onda 3 do movimento principal encerrou, paro de operar na compra e me desfaço da posição. É bem verdade que acabo as vezes perdendo um grande movimento, mas isto não importa.

Aqui eu tenho um rascunho do meu modelo operacional.

Espero ter esclarecido o método que utilizo, e agradeço você pela pergunta, e se tiver duvidas sobre o que descrevi, por favor me fale. Aprendi esta forma de entrada em um curso que fiz a alguns anos atrás, e este método costuma gerar bons resultados.
857

3 curtidas

Obrigado pelo retorno, entendi sua metodologia. Você recomenda algum livro ou vídeo para compreender melhor como identificar cada tipo de onda?

Na verdade a questão é um pouco mais complicada do que simplesmente estudar as ondas, mesmo porque elas só são de fato identificadas as vezes muito tempo depois da formação do movimento. Nunca sabemos ao certo se estamos por exemplo em uma onda 3, ou em uma onda C, e isto só faz diferença no nosso alvo.
Mas respondendo a sua pergunta, vou procurar o vídeo de treinamento que na minha opinião é o que mais retrata as ondas, mas já antecipo que embora o instrutor se esforce muito para o aprendizado seja agradável, o estudo das ondas é em geral muito longo e muito enfadonho.
Eu estudo porque trabalho com o desenvolvimento de estratégias automatizadas, e preciso identificar certos movimentos, ou melhor dizendo, reações dos operadores com mais precisão, mas para operar você não precisa gastar muito tempo estudando, a menos claro que tenha um objetivo de ganhos extremos.
Vamos lá. Já que você quer saber sobre as ondas, eu imagino que tenha acesso a uma plataforma gráfica, então vou te dar uma dica de como operar com um bom grau de acerto e sem gastar centenas ou milhares de horas estudando o comportamento das ondas, que na pratica busca entender as emoções dos operadores, em um certo momento do mercado.
Em primeiro lugar escolha o tempo gráfico mais adequado ao seu perfil, quer dizer: mais adequado a sua disponibilidade de tempo para acompanhar o mercado.
No gráfico plote uma media exponencial de 3 períodos deslocada de 3 períodos. Todas as plataformas oferecem esta funcionalidade.

Escolha o ativo ou ativos do seu interesse, e observe aqueles que estão operando abaixo desta media. No momento em que os preços cruzarem a media para cima, provavelmente você esta diante de uma onda 1, seja ela de que nível for. Enquanto eles estiverem acima da média não faça nada, apenas observe. Caso eles voltem para baixo da media, observe se eles não fazem um fundo menor que o anterior. Se fizerem, o movimento era somente parte da correção, então você volta a observar o movimento.
Mas se ao romperem a media para cima os preços voltarem para baixo da media, mas não perderem o fundo anterior e voltarem a fechar acima, tem a sua entrada, com grande chance de estar diante de uma onda 3 (ou onda C como veremos adiante), mas sendo otimista e acreditando se tratar de uma onda 3, projete 161,8% de fibo e pronto tem o seu alvo.
Este setup foi muito veiculado pelo Stormer, mas ele tinha uma birra com as ondas então não criou esta associação.
Vou colocar aqui um exemplo atual, bem simples. No caso é com a BBAS3 onde esperamos ainda o seu alvo. O stop sempre no ultimo fundo marcado.

Agora veja a diferença do que estou mostrando e do método que eu utilizo. Quer dizer: basicamente a diferença esta na entrada e no risco associado. Quando você fizer esta entrada, que em geral é bem segura, eu já teria entrado bem abaixo, então no momento você estaria ganhando uns 20,0% e eu estaria ganhando uns 30,0%. Parece que estou em vantagem, mas isto não é exatamente verdade. Eu estou sendo remunerado pelo risco que corri, e isto nem sempre vale a pena. Enquanto a entrada após o segundo rompimento da media é em geral seguro, operar da forma que eu opero aumenta muito o risco e preciso de muito mais gerenciamento para não ter grandes prejuízos, e de uma forma geral faço isto abrindo múltiplas operações as vezes com um percentual relativamente pequeno do meu capital operacional.
Mas para resumir, se você entendeu este modelo bem simples, agora sem você saber marcar as ondas, apenas observando o comportamento dos preços em relação a media deslocada, já esta operando com uma certa tranquilidade, e utilizando o conceito das ondas.
Agora vem a pergunta principal. E se não for uma alta, e na verdade só um respiro na tendencia de baixa? Pois é, se ao invés de uma onda 1-2-3 estivermos fazendo uma A-B-C? tranquilo. Voce pode se proteger fazendo uma realização parcial em 100,0% da projeção da onda (ao invés de 161,8%) e passa a administrar o restante da sua posição utilizando um indicador Trailing Stop (ou Stop Móvelcomo o Hilo, Stop Atr e outros tantos que temos para esta finalidade.
Agora o grande final. Se você quiser operar da forma que eu opero, quando os preços voltarem para baixo da media, plote uma retração de fibo e faça as entradas que eu indiquei e o stop no ultimo fundo. Desta forma estaremos operando da mesma forma, com os mesmos ganhos, mas também com os mesmos riscos.

2 curtidas

Obrigado pela explicação, muito esclarecedora. Acredito que este conceito “mais simples”, analisando o ponto de entrada via rompimento da média móvel, já seja o suficiente para o meu caso pois opero com períodos mais longos e busco apenas uma rentabilidade extra para minha carteira previdenciária. Agradeço novamente por ter disponibilizado seu tempo para me explicar esta metodologia.