Índices Futuros - B3

Já temos vários tópicos sobre futuros, mas devido ao inter-relacionamento que temos entre eles acredito ser mais produtivo para todos, colocar me um único tópico.

1 curtida

wdgi já fez transações com opções de futuro di?

Oi @passatempo, não faço porque desconheço este tipo de operação, mas gostaria de aprender.

1 curtida

DOLFUT 02/07/2025
Já tem um bom tempo que faço o acompanhamento do dólar, baseado no Wdofut, e o estudo muda muito pouco, e temos mantido uma certa regularidade no atingimento dos objetivos marcados pelas ondas. Acontece que neste momento preciso fazer duas mudanças, no meu estudo.
A primeira é no cenário que temos acompanhado, porque sempre coloquei que a queda deveria parar em 5,50, mas aqui temos uma questão conceitual das Ondas.
Sempre marcamos a onda pelo seu final e a onda 1 que seria o limite da queda, ocorre que o final da onda 1, que tivemos no dólar pode ser marcada de duas formas, porque é possível marcar o final do movimento de forma diferente, e como a onda 5 terminou abaixo da onda 3, temos um final de movimento diferente, que neste caso permite que a queda vá até os 5,38, antes de retomar a sua alta. Este cenário é baseado no movimento dos últimos 3 anos e por enquanto é o mais provável. Abaixo temos o gráfico que descreve este movimento. Mudança do alvo é bem pequena, e a idéia de estarmos em um final da correção, que contraria as expectativas do mercado permanece a mesma.

Dentro das possibilidades temos um cenário mais alinhado com as expectativas do mercado, onde a maioria dos atores acredita em uma queda mais acentuada.
Mesmo em um cenário mais longo é possível fazer a marcação de duas formas. A primeira é trocando a marcação que fiz como uma onda “B”, por uma onda 5.3, e neste caso temos a mesma projeção anterior mudando apenas a marcação das ondas.
Agora se marcarmos a onda como “B”, ai a situação muda bastante porque ainda estariamos em uma onda 4 de tempo maior. Neste caso o movimento atual poderia levar o dolar ate 4,43 e com a onda 1 permitindo a correção até 4,21.

São dois cenários bem distintos para o dólar, mas ambos são validos. No primeiro momento o primeiro cenário parece ser o mais o provável, até mesmo porque como vimos, ajustando a marcação das ondas ele esta bem alinhado com o gráfico de tempo maior, mas se tivermos de fato a penetração da onda 4 na onda 1, a marcação da perna de impulso de prazo menor tem que ser invalidada e teremos que trabalhar com o segundo cenário, marcando todo movimento que fizemos nos últimos 3 anos apenas como uma onda “B” e parte de uma correção.

1 curtida

Wdofut 18/07/2025

Ainda estamos trabalhando com dois cenários corretivos para o Dolar Futuro, e no caso do primeiro cenário tinhamos um limite da correção em 5,38. O que ocorreu é que exatamente nos 100,0% da onda C (5,41) a correção parou e demos inicio a uma alta, que ainda esta meio fraca, mas a questão é que pode ser o inicio da onda 5. Não vou postar novamente o grafico semanal , mas a situação pode ficar bem legal para quem acredita em uma alta. O que falta neste momento é um alinhamento entre o grafico diario e o semanal, porque o movimento desta semana complicou o novo traçado. Pelo diario podemos ver um movimento que no caso de uma alta seria a onda 5.1 apontando para 5,83.

1 curtida

Bitfut 18/07/2025
Desde seu ultimo fundo, o Bitcoin já subiu cerca de 60,0% e esta semana finalmente atingiu um alvo que sempre vimos nos estudos. O gráfico no final deste post mostra o que era esperado desta movimentação. Estou mantendo o traçado original que postei varias vezes aqui no fórum
Dá para observar que no traçado original tínhamos um alvo em 118.873 pts e esta semana atingimos os 123.000 pts, que sempre foi considerado nos meus estudos, mas fechamos em 117.565. Ocorre que a ultima onda se formou em 3 movimentos então poderíamos ir além, ou esta onda seria uma onda B, já como parte da correção que seria uma plana expandida o que aponta o alvo neste momento para um retorno do Bitfut para o topo da onda 1, no caso os 70.000 pts. Será que esta movimentação é possível? Seria algo impensável neste momento, mas já tivemos pelo menos duas situações idênticas.
Com relação ao fechamento, este era o alvo da onda 3, mas após uma queda de cerca de 35,0%, considerei que já estávamos na onda 4, e dei como encerrada a onda 3, mas existe a possibilidade de que eu tenha me precipitado e na verdade estávamos apenas em uma 3.4, e neste momento atingimos de fato o alvo esperado.
Diante da movimentação atual, e por ter chegado no alvo previsto, é um bom momento para revisar os cenários.
Projeção do Impulso
Sem duvida estamos em uma forte tendencia de alta, e dentro do impulso temos duas possibilidades. Podemos estar na onda 5 ou ainda na onda 4. Independentemente de qual onda estamos o alvo final deste movimento esta em 184.000 pts, e isto por enquanto não podemos alterar. Existem outras formas de fazer esta marcação de alvo final, na verdade, trabalho com mais duas. Pela onda 1 o alvo fica em 197.000 pts. Pela expansão da onda 2, fica em 154.000 pts, no alvo menor e no extremo em 284.000 pts. Vamos trabalhar com os 184.000 pts.
Cenário 1 – Já estamos na quinta onda
Utilizando a marcação pela onda 1, o alvo da 5.1 era de 110.894 pts e o ultimo topo foi em 112.354, mas com o fechamento em 108.885 pts, ou seja, exatamente o que era esperado para a 5.1, e tivemos uma correção a seguir, e agora caminhamos para a 5.3. Então parece que classificar o movimento desta forma é possível, talvez não seja a forma mais correta mas até aqui estamos bem, o que dificulta o estudo neste gráfico é a péssima qualidade que a informação chega para mim, que me impede de classificar corretamente a onda que pode ter sido a 5.2. Aqui vou utilizar outro gráfico devido ao erro que temos no profit. Dá para observar que a correção se deu em 3 ondas e parou um pouco antes da correção de 38,2% e seguiu em frente. No caso baseado na projeção se a 5.3 se confirmar o alvo esta em 162.000

Cenário 2 – Iniciando a onda 4
Temos outra possibilidade, que é o mercado ter cumprido esta semana, exatamente o objetivo da onda 3, ou seja teria formado a 3.5, mas neste momento esta um pouco complicado de considerar, pela formação em 3 ondas do ultimo movimento. Mas como estamos trabalhando com cenários, porque não considerar este também. Ele é bem mais simples, porque tem que levar em consideração apenas que vamos fazer agora a onda 4, que tem um padrão bem definido. O alvo da correção fica em 73.000 pts, que é o alvo original do traçado.
Este cenário apesar de pouco provável neste momento, tem um detalhe interessante. Quando olho os gráficos, vou subindo o tempo de forma poder melhor entender o comportamento das ondas. Normalmente começo sempre pelo mensal, e nele tem uma marcação que fica muito boa bem coerente com a que estamos trabalhando, mas neste ativo eu fui além, e fui consultar o gráfico anual, e tive uma surpresa. Neste tempo gráfico estamos encerrando neste momento a onda 3, e a onda 4 projeta uma correção até a casa dos 75.000 pts, mas que veremos somente no ano que vem, ou seja, por este gráfico este cenário que estamos vendo é o mais provável.
Cenário 3 – onda 4 em andamento
Ocorre que a ultima onda se formou em 3 movimentos então poderíamos ir além, confirmando o cenário 1 , ou esta onda seria uma onda B, já como parte da correção que seria uma plana expandida o que aponta o alvo neste momento para um retorno do Bitfut para o topo da onda 1, no caso os 70.000 pts. Será que esta movimentação é possível? Como eu falei antes seria algo impensável neste momento, mas já tivemos pelo menos duas situações idênticas.

Conclusão
Esta muito difícil neste momento cravar um cenário, afinal são alvos muito distintos, mas por enquanto o primeiro cenário parece ser o mais viável, porque o cenário 2, mesmo com o que vemos no gráfico anual, tem a restrição das 3 ondas no ultimo movimento e não podemos classificar como um impulso. O cenário 3 é viável, porem não dá para acreditar em uma correção tão forte do Bitcoin.

1 curtida

@wdgi, por que você considera uma reversão pouco provável?
Este final de semana estava solicitando ajuda ao chat gpt para fazer uma “análise gráfica” pois acabei observando o seguinte padrão no gráfico do BTC:

Já havia visto diversas vezes o gráfico do BTC em escala logarítmica mas me chamou bastante a atenção o respeito a este canal logarítmico que o ativo vem mantendo desde sempre, indicando que os incrementos entre os picos vem decaindo ao longo do tempo (embora ainda bem atrativos). Como não estou muito habituado com análise gráfica de ativos, pedi uma ajuda ao GPT e ele me passou para verificar os índices MACD e RSI, que compartilho a seguir:

Agora, segundo o GPT:

Análise do MACD:

1. Valores do MACD:

O valor atual do MACD é 2.874 (linha azul), e a linha de sinal (linha laranja) está em 1.499. O histograma também mostra barras positivas, o que indica que a linha MACD está acima da linha de sinal.

Essa configuração sugere que o Bitcoin está em uma tendência de alta no momento, com um momentum positivo, já que o MACD ainda está forte e em território positivo.

1. Cruzamento MACD e Linha de Sinal:

O MACD cruzou acima da linha de sinal recentemente e está se afastando dela. Este é um sinal de compra típico, pois indica que a força da tendência de alta está se fortalecendo.

O histograma também está positivo, o que confirma que a pressão de compra é forte no momento.

1. Histograma:

O histograma mostra barras positivas, o que significa que a distância entre o MACD e a linha de sinal está aumentando. Esse aumento no histograma é uma confirmação de que a tendência de alta está se acelerando, pelo menos no curto prazo.

O que isso indica no contexto do gráfico do Bitcoin?

Tendência de Alta: A leitura do MACD indica que o Bitcoin está em uma forte tendência de alta no momento, já que a linha MACD está acima da linha de sinal e o histograma está positivo.

Possível Continuação da Alta: Como a linha MACD está se afastando da linha de sinal, isso sugere que a pressão compradora ainda é dominante. A tendência de alta pode continuar, pelo menos por enquanto.

Cuidado com a exaustão: Mesmo com o MACD forte, o RSI já está em uma zona de sobrecompra (acima de 70), o que indica que o preço pode estar se aproximando de uma exhaustão ou reversão. Ou seja, apesar do MACD estar indicando força, o RSI em níveis elevados sugere que o movimento pode estar perto de um ponto de correção.

Conclusão:

O MACD está indicando que a tendência de alta do Bitcoin ainda está forte, com o histograma positivo e a linha MACD se afastando da linha de sinal.

No entanto, como o RSI está em sobrecompra e o preço se aproxima da resistência do canal logarítmico, isso sugere que a continuação da alta pode ser mais limitada e uma correção ou reversão pode ocorrer em breve.

Portanto, embora o MACD ainda sugira um momento de compra, a presença do RSI elevado e a proximidade da resistência indicam que é importante ficar atento a possíveis movimentos corretivos. Se você está considerando vender, pode ser um bom momento para monitorar o mercado e avaliar a possibilidade de uma correção.

Claro que o passado não representa o futuro e que o canal pode ser rompido, mas achei que poderia ser legal trazer isto para esta discussão, principalmente porque suas análises são bem certeiras!

Não fiz meu movimento ainda, mas lendo a sua análise e a análise do GPT, não me surpreenderia com uma correção. Porém, avaliando o MACD e o RSI do GPT, ainda podemos ter fôlego para chegar no RSI perto de 90 (alcançado nos outros picos) enquanto o MACD ainda está subindo com certa força.

1 curtida

Oi @usuario_a. De uns tempos para cá as criptomoedas tem se tornado ativos muito importantes, e no caso do BTC, a escassez da moeda pode impulsionar o valor. Lei da Oferta Demanda. O fato é que uma correção extrema neste momento esta fora de questão. Eu adoraria que isto viesse a ocorrer e por esta razão traço cenários e me preparo caso tenhamos algo deste tipo ocorrendo. Penso que a menos que ocorra algum evento bem fora da curva, um “cisne negro” como é o jargão do mercado, uma queda tão grande como a que se apresenta como um cenário no gráfico é bem difícil de acontecer. Esta á apenas a minha opinião.
Pelo texto, que você me enviou, temos sim, indícios de que uma correção mais agressiva pode vir a ocorrer. No caso do Ifr14 eu acompanho pelo semanal, e estamos bem afastados da media, e de fato podemos ter uma correção. Tem uma informação que você pode ver no gráfico que me enviou que eu considero mais importante com relação ao IFR. O preço tem feito topos maiores mais o IFR, topos menores. Isto é chamado de divergência, e é um ponto em que devemos tomar bastante cuidado, embora estas divergências nem sempre produzam mudanças de tendencia, é um sinal de alerta baixista.
Com relação ao Histograma do Macd, observe que temos o mesmo evento ocorrendo, não é exatamente uma indicação de divergência, mas é uma indicação de uma provável onda 5, que também indica o final do movimento (final do impulso).
Temos outros indicadores em estado de sobrecompra. Estamos fechando acima da banda de (34,2), que também é uma indicação de sobrecompra. A distancia do preço a mma34, esta acima de 3 True Range, o que também é considerado, sinal de sobrecompra.
Então pela Analise Técnica, temos vários indícios de correção, mas pelo Traçado das Ondas, foi como eu expliquei no texto, a formação atual é de um impulso que pode configurar a 5.3 que ainda não pode ser confirmada, porque teríamos que romper a máxima desta semana o que não ocorreu ainda, e por enquanto continuamos bem em cima do objetivo da onda 3.
De qualquer forma o texto foi bem interessante. Com relação ao canal que você traçou eu não tenho como reproduzir ele na minha plataforma, então não entendo bem o conceito, mas vou procurar saber quando tiver um tempo.
Abraço

1 curtida

Obrigado pelo retorno!
Com o GPT e suas considerações aprendi um pouco melhor sobre estes dois índices, que desconhecia até então. Considero o BTC um dos ativos mais difíceis de se acertar o ponto de compra e o ponto de venda (pra tentar maximizar os lucros).

Neste momento, abortei os aportes em BTC por conta desta alta recente. Nunca considerei vender pois viso o longo prazo, porém o histórico do ativo está me fazendo repensar esta medida. Em todos os casos houve correção drástica e no começo eu perdi um pouco de dinheiro nisto (já recuperado e superado pela alta). Como é muito volátil e além da análise gráfica e análise da oferta/demanda não tem muito mais o que avaliar. Por isso tentei enxergar as coisas de uma maneira um pouco diferente.

Um adendo ao que eu havia comentado anteriormente, como o gráfico que eu trouxe está em escala logarítmica, a curva superior alcança até bem próximo dos 150k (na visualização parece muito mais perto do topo por conta da distorção criada pela escala log). Isto corrobora também com a sua análise.

De qualquer forma, obrigado pelas informações!!

1 curtida

Bitfut 05/08/2025

Estamos trabalhando com 3 cenários para o Bitfut, e passados quase 20 dias depois do ultimo post não tivemos nenhum indicio que permita descartar qualquer um deles.

A linha de projeção do que seria a onda 3 de todo movimento continua a funcionar como uma barreira, e mesmo tendo feito uma nova máxima (123.615 pts) em nenhum momento tivemos no gráfico semanal o fechamento acima desta linha que fica na região de 119.000 pts.

A descrição dos cenários esta no post anterior, vamos apenas colocar a situação atual.

Cenário 1 – Já estamos na quinta onda

Para complicar ainda mais a situação, o movimento que tivemos foi exatamente o que se espera de uma onda 5.3.1, então neste momento podemos estar apenas corrigindo esta onda com o movimento 5.3.2. Este movimento que faz parte do cenário 1 que só é invalidado se perdermos os 99.090 pts, e sabemos que os 100.000 pts são uma barreira natural. No momento testamos o primeiro nível de correção e temos o segundo em 107.500 pts, sendo este o principal ponto para uma onda de natureza 2. Aqui um alerta. Como os 100.000 pts são uma barreira “natural”, caso tenhamos o deslocamento de preço para esta região a antecipação do movimento de compra (front running) deve se dar nos 101.600 pts, onde no caso veríamos uma grande entrada de força compradora, o que fortaleceria pelo menos em um primeiro momento este cenário.

Cenário 2 – Iniciando a onda 4

Com a renovação da máxima este cenário perdeu um pouco de força, e também esta difícil marcar a onda anterior como parte do impulso. Aqui temos um problema. No diário é possível marcar a ultima onda que levou ao topo histórico como uma onda de impulso completo que no caso seria uma onda 3.5, mas pelo semanal não dá para ver este movimento, especialmente pelo tamanho da segunda onda. Existe uma condição especial na extensão de uma onda 5, mas até aqui não dá para dizer que é o caso. O que ainda pode ocorrer é um novo teste no ultimo topo, permitindo a marcação como um impulso com a onda 5 truncada e assim poderíamos de fato ver o inicio da onda 4. Sendo assim este cenário ainda continua valido.

Cenário 3 – onda 4 em andamento

Pelo semanal ficou até mais fácil marcar a ultima perna de alta como uma onda B. O problema foi a B.C teve apenas 61,8% do tamanho da B.A. É com certeza um nível valido, mas seria muito melhor se ela tivesse sido de 100,0%. Como falei acima, este deslocamento era o esperado para uma 5.3.1, então a situação continua indefinida, porem este ainda é um cenário bastante valido, mas ainda estamos muito longe de poder considerar como o mais provável.

Conclusão

Não podemos descartar nenhum cenário, mas por enquanto o cenário 1 é o que se apresenta como o mais provável. Se começarmos um retorno (alta) e rompermos o ultimo topo, ele pode se confirmar de vez e com isto podemos eliminar o cenário 2. Mesmo com mais uma alta, como não atingimos os 100,0% da onda B.C, o cenário 3 não poderia ser descartado.

Não vou postar o gráfico porque não tivemos nenhuma mudança significativa.

234

2 curtidas

Dolpt - 13/08/2025

Hoje vou postar um grafico que esta meio dificil de ver, mas a razão é bem simples, o dolar atingiu aquela marca esperada em um momento que testa a linha do canal dobrado para baixo e também o que seria o topo da 5.1 em um dos cenários que temos acompanhado. Além disso ele testa também a linha de um pequeno canal de prazo medio. Se esta região for perdida já sabemos dos proximos alvos. A questão é se vale a pena aportar na moeda americana neste momento, porque o mercado já pode ter se antecipado ao provavel corte de juros americanos.

268

2 curtidas

Dolar – Dolfut e Dolpt (comercial) 12/09/2025
Na semana que esta se inciando teremos a decisão do FED, e este evento tem gerado muita especulação. O quanto o mercado já precificou este movimento ninguém sabe ao certo e nem o que vai ocorrer. O fato é que desde o ultimo topo o dólar já corrigiu mais de 13,0% este ano. A precificação da queda de juros americanos já esta embutida na cotação da moeda?
Graficamente o que ocorreu foi que finalmente rompemos os 5,38 que era uma barreira para a moeda americana, então é um bom momento para rever os estudos e ver onde fica o próximo alvo.
Existe uma divergência gráfica entre o Dolpt e o Dolfut, o que é comum, mas a questão esta no ponto de retorno, ou na resistência que temos pela frente. O dolfut tem uma alvo mais distante que praticamente anula o impulso, então vamos nos ater ao Dolpt (ptax).
No caso do Dolpt temos uma divergência importante sobre onde marcar o final da onda 1, porque no traçado menor a partir de 2022, estamos em uma onda 4, que esta mais profunda do que normalmente ocorre, e também temos a onda C, superando os 100,0% de projeção da onda A, ou seja, vários alvos sendo rompido, o que nos obriga a verificar outras possibilidades de alvo ainda dentro do cenário de impulso, e numa visão de médio prazo (3 anos).
Pelo lado da AT, podemos ver no gráfico que tanto o Macd, quanto o IFR(14) estão mostrando divergência neste momento. A divergência pode ser melhor observada no Macd.
Temos um problema com a marcação do final da onda 1, porque a onda 1.3 teve o fechamento maior que a da onda 1.5, então temos que trabalhar com os dois números e neste caso o menor alvo fica em 5,336. Passando na mesma região temos um alvo importante que é a correção de 61,8% em 5,2868, e ambos os valores cruzam com a linha central do canal de alta. Mais uma região de forte resistência que se perdida, anula por completo o impulso de médio prazo e passamos a lidar com um cenário diferente de duração muito mais longa que eu já coloquei no post de 02/07/2025.
Esta semana certamente promete.

306

2 curtidas

BTC – 09/10/2025

Não tenho postado muito sobre este ativo, porque ele não vem apresentando muitas novidades, mesmo com esta queda de hoje. O quadro acaba que não se altera muito. Para quem busca informações para operar este ativo e se utiliza de gráficos de tempos menores, o movimento de hoje foi bem interessante. Para quem esta posicionado, a situação não esta muito ruim, mas claro depende dos próximos dias para ter uma visão melhor da situação.

Na pratica não temos muita mudança mas eu preciso atualizar o estudo, e afirmo que vai ser bem confuso de entender, mas vou tentar simplificar ao máximo. Uma coisa é certa: sem os gráficos é muito difícil e arriscado se posicionar neste tipo de ativo ainda mais no momento atual.
Para iniciar este estudo fui verificar o ultimo post e vi que fiz uma coisa bem errada. Basta observar o gráfico que coloquei, e dá para perceber que eu tinha feito um traçado em vermelho, que acabei esquecendo de colocar. Na verdade eu até expliquei o que poderia estar ocorrendo, mas acabei não detalhando como cenário. A idade as vezes pesa.

O traçado em vermelho do ultimo gráfico que postei sobre o BTC, tinha por objetivo demonstrar que tínhamos um outro cenário importante, e talvez o mais importante, porque não estaríamos lindando nem com uma onda 4, nem com uma onda 5 e sim com a continuidade da onda 3, que tinha o seu objetivo em 118.000 pts. Vou repetir o mesmo gráfico, só tentando melhorar a aparência. A importância de termos este cenário é que podemos estar caminhando para uma correção com o alvo em 80.000 pts. Já falamos sobre isto um tempo atrás e em parte este movimento havia sido descartado, e eu ainda acho que bem difícil que uma correção deste tamanho venha ocorrer, mas estamos olhando o gráfico e nele esta possibilidade é bem real.

Olhando os cenários que tínhamos, poderíamos ter iniciado a onda 5, e a principal razão para isto é que o movimento marcado como onda 4, tinha varias características de uma onda desta natureza. A correção padrão (entre 38,2% e 50,0%) o teste na media de referencia (mma34) e no caso uma onda mais simples devido ao fato da onda 2 ter sido muito grande (guia da alternância). O que faltava era apenas o teste do canal dobrado e também que a onda 3 tivesse chegado no seu objetivo (118.000 pts), mas de forma geral ela tinha tudo que permitia a classificação como uma onda 4.

Ocorre que em outra perspectiva, ela poderia ter sido marcada como uma onda de natureza 4, mas seria na nossa marcação uma 3.4, ou seja, dentro do movimento de prazo menor. Com isto temos mais um cenário onde a onda 3 pode não ter terminado.

O que temos então é que todos os cenários continuam validos, mas acrescentamos mais um, e agora o importante é ver se o movimento que estamos permite classificar a onda como uma 3.5. Vou colocar o gráfico semanal que continua com o erro do Profit, e depois mostrar o que temos em um gráfico de tempo menor.

Observem que é o mesmo gráfico e a mesma marcação que temos a um bom tempo.
O que esta mais fácil neste momento é marcar a onda que estamos vendo como a onda 5, porque tendo como alvo deste movimento os 182.000 pts, a onda 5.1 deveria ter acabado em 110.xxx pts, e foi o que aconteceu com a ultima perna de impulso, e neste caso já teríamos feito a 5.3.1 a 5.3.2 e poderíamos estar neste momento fazendo a 5.3.3. A onda 5.3 neste cenário tem o seu alvo em 162.000 pts, logo a 5.3.1 deveria parar em 120.000 pts, e a marcação destes valores no gráfico ficou bem aceitável, com variações muito pequenas.

Podemos ver nas linhas azuis que a marcação esta perfeita, então podemos descartar os demais cenários? Com certeza que não, porque ainda é possível marcar este movimento como uma correção no formato de plana expandida e neste caso ainda estaríamos em uma onda 4. Mas não é este o mistério que queremos ver resolvido. O que precisamos saber é se existe uma marcação que permite marcar todo os últimos movimentos como uma onda 3.5 e com isto considerar o novo cenário como valido.

Quando marcamos ondas temos uma certa liberdade, não é esta coisa chata que eu faço com números que precisam ser precisos, é que eu utilizo as ondas como um modelo operacional e elas não foram criadas para isto, e sim para orientar o momento do mercado, não o ponto exato de uma entrada/saída. Assim preciso que os critérios sejam bem claros, mas nem sempre as coisas funcionam assim.

Vamos lá então.

Sabemos que o movimento se encerrou onde deveria, o que permite que estejamos finalizando uma onda 3, mas já fica claro que não dá para aproveitar a marcação que fiz no gráfico da onda 5 (se for ela).

No caso a marcação é possível sim, porque poderíamos marcar a 3.1 como uma onda bem longa e a 3.3 como uma onda curta, logo a 3.5 tem que ser menor que a 3.3 e isto pode estar ocorrendo neste momento. Ou seja, os 118.000 pts seriam respeitado e poderíamos ver agora uma correção. A questão é que detalhando mais o movimento vemos que ele pode chegar aos 143.000 pts e ainda estarmos na onda 3, no caso na 3.5. Marquei as ondas em vermelho para mostrar como seria o movimento.
Em resumo a situação esta bem confusa neste momento e nada mais resta do que ver quais serão os próximos movimentos o que no caso exige um estudo diário da situação.

Em geral quando temos esta indefinição podemos recorrer ao gráfico de 60 minutos para ver o movimento mais de perto. O que esta ocorrendo nele, é um movimento perfeito para uma onda 5.3.3, mas que aponta para o encerramento em 136.000 pts, quando o alvo esperado seria na casa dos 151.000 pts. Mas como não poderia deixar de ser diferente, temos uma outra possibilidade que é estarmos operando dentro de um retângulo entre os 109/124.000 pts, e no momento fazendo um movimento “a”. Aqui é mais fácil saber se vai funcionar, porque o BTC deveria nos próximos dias voltar até 119.000 pts e então vir buscar de forma bem rápida os 109.000 pts.

Vou colocar o gráfico dos 60 minutos mostrando a faixa de congestão e também a ultima perna de alta, que atingiu os 161,8% e tocou o centro do canal dobrado, logo teria tudo para ser uma onda 3, porem a onda seguinte que em parte foi gerada pela queda de hoje perfurou (por pouco) a região da onda 1, o que no primeiro momento a desqualifica como onda 4, logo todo o movimento que estamos vendo desde o inicio de Agosto, nada mais é do que um movimento corretivo (plano), mas que por hora não se enquadra na correção esperada. Esta mais fácil neste caso marcar todo este movimento apenas como uma onda 5.2. Complicou mais ainda.

Pois é, esta muito complicado, mas para quem acompanhou o traçado do Wspfut que fizemos aqui por quase dois anos, essa confusão em determinados momentos não é novidade. Só parte do jogo, e não podemos deixar de ver todas as possibilidades. Só lembrando que na época conseguimos bons resultados. No caso eu parei aquele estudo porque com o lançamento do Bitfut passei a operar este ativo. Para o primeiro faltava liquidez, e o modelo de estudo é exatamente o mesmo, logo segui por este caminho, mas continuo acompanhando o Wspfut, apenas não opero mais os contratos.

354

2 curtidas

Dolfut 15/10/2025

O que esta acontecendo com o dólar?

As expectativas são as mais diversas e diversos fatores podem interferir no futuro da moeda americana em relação ao real, mas existe um certo sentimento que a tendencia seria de baixa, e não é para menos, porque do ultimo topo, chegamos a corrigir mais de 19,0%.

A minha questão é bem simples: eu acompanho os gráficos e tento me ater apenas no que eles estão indicando. A idéia é que os gráficos resumem as expectativas do mercado, especialmente quando utilizamos Ondas de Elliott, que são ligadas ao sentimento do mercado.

Da ultima vez que postei a respeito do dólar, tínhamos marcado um ponto que poderia ser o retorno em 5,2868, e ao atingirmos 5,285 vimos a moeda iniciar uma reação, recuperando mais de 5,0% do seu valor.

Pelo gráfico diário vimos que este movimento pode ser marcado como um impulso, que no caso seria uma onda 1. No momento estamos em uma correção do que seria uma onda 2, e ao tocarmos os 38,2% (hoje) vimos uma relação. No mesmo ponto tínhamos o que seria o alvo de uma onda “C”, no caso uma 2.C. Nada impede que tenha sido apenas um “suspiro” e que de fato estejamos de novo em direção ao fundo do longo canal de baixa, que teve o seu inicio em Dezembro do ano passado.

Não dá para saber, claro, se vamos parar por ai, mas este movimento em um calculo muito simples indica que a moeda pode ir até 6,185 neste momento. Algo que sob todos os aspectos é impensável, o que abre a possibilidade de ser apenas mais um movimento corretivo, mas que mesmo assim pode ser utilizado para projetar um alvo em 5,73.

Podemos ver no gráfico que mais uma vez testamos a linha central do canal de baixa. Foram varias ocorrências, mas que em Abril deste ano, fomos além e testamos a linha superior do canal, tal como aponta agora a projeção para continuidade do movimento corretivo.

Da forma que gosto de ver os movimentos, não ter rompido a linha do canal, mesmo sendo a central, cria uma dúvida sobre o que esta por vir.

A algum tempo atrás postei no tópico de AT, uma operação que também parecia não fazer sentido. Tratava-se de uma operação de Long&Short que surpreendentemente naquele momento indicava a venda do Ibov e a compra do dólar. Mesmo sendo uma indicação nada “normal” para aquele momento, ela deu certo e realmente se mostrou valida.

Então tem algo muito estranho neste movimento apresentado pelo gráfico neste momento.

Vamos ver no que dá.

Novamente esteou com problemas na cotação normal do dólar, então estou utilizando o Wdofut.

404

4 curtidas

Wspfut – 27/10/2025
Eu já fiz analises detalhadas deste índice. O objetivo sempre foi fazer operações, embora os gráficos também poderiam ser utilizados para uma tomada de posição através dos vários ETFs que temos a nossa disposição.
A operação embora lucrativa, era muito trabalhosa devido a falta de liquidez deste ativo no nosso mercado. Entrar e sair de uma operação no prazo mais curto era muitas vezes uma tarefa as vezes muito complexa.
Por outro lado, tínhamos a facilidade de poder se valer de padrões gráficos de forma bastante eficientes, mas a questão de volume de negócios era um verdadeiro entrave. Então quando tivemos o lançamento do Bitfut, que também responde bem aos gráficos, e logo de inicio apresentou uma boa liquidez, migrei minhas estratégias para operar este ativo deixando o Wspfut mais como uma referencia do que poderíamos esperar do mercado. Não deixei de acompanhar o índice, mas deixei de fazer aquelas analises em tempos gráficos menores, de forma posicionar as minhas operações.
Venho acompanhado este índice e os outros aos quais temos acesso, mas o me chama a atenção são as coincidências, e estamos diante de um quadro bem interessante, porque embora o Ibov, esteja em uma tendencia de alta, esta se aproximando muito do alvo do movimento e o mesmo esta acontecendo com o Wspfut.
Podemos ver no gráfico que estamos em uma onda 5, na verdade em uma 5.5. A onda 5, é o ultimo movimento do impulso e temos varias formas de projetar o alvo, claro que sempre com os alvos padrões que tem a maior propabilidade de serem atingidos, mas sempre é possível que a onda 5 se expanda e vá buscar outros níveis de alvo, que sempre são limitados pela projeção de 423,6%.
Para falar dos alvos que temos, temos que recorrer ao Ispfut, porque o Wspfut, não tem histórico suficiente.

Montei esta pequena tabela, onde podemos ver que temos vários alvos, formando uma região de final de movimento. Como todos os movimentos vem ocorrendo dentro das marcas, o correto por enquanto é trabalhar com o alvo principal e estamos a cerca de 5,5% deste alvo. Sei que é um número até grande para um índice, mas desde o fundo de Abril, já tivemos uma valorização de mais de 38,0%, mas tirando aquele candle de absorção em Abril, a média tem sido de 3,0% de valorização ao mês. Mas o que realmente importa é que estaríamos encerrando um ciclo, marcando uma nova onda 1, e então o próximo movimento seria uma onda 2, que em geral é bastante agressiva. Acreditando que a tendencia é de alta. Na verdade ele é um índice que no longo prazo sempre tender a crescer, afinal, a regra de eliminar empresas com resultado ruim da composição do índice e colocar no seu lugar empresas que estão apresentando resultados mais positivos, garante de certa forma que o índice sempre estará se valorizando, mesmo que de forma “artificial”.

O interessante como já falei antes é que o Ibov também está a mais ou menos 5,5% do seu alvo principal e também em um movimento terminal, ou seja, uma onda 5. E ai vem aquelas questões básicas que vem aparecendo em outros índices. O Di1fut, o Dolfut e agora temos o Gdlfut. Este índices citados, estão aparentemente em uma onda 4, e bem próximos dos seus alvos de correção, ou seja, totalmente contrario aos índices das ações.
Se tem alguma coisa por vir, a gente não tem como saber, mas que o quando que as ondas estão mostrando é bem preocupante, mas por hora, ainda temos um certo período de tranquilidade.

450

1 curtida

@wdgi, bom dia!
Com a queda de hoje, tens alguma alteração de cenário? Ou é muito recente pra traçar outra visão ainda?

1 curtida

Boa noite @usuario_a

No ultimo post comentei que embora eu não acredita-se em uma queda tão grande tinhamos um cenário de retorno aos 80.000 e que graficamente ele era bem real.
Tenho acompanhado a movimentação mais curta antes de retornar a visão mais longa.
No gráfico observe que temos a marcação do que seria o alvo mais provável, entre 97.000 e 94.000, mas que temos de volta a possibilidade de ir buscar a região dos 82.000 pts onde temos uma zona de liquidez. A situação precisa ser acompanhada especialmente agora, porque um movimento que classificamos como ABC, pode virar apenas uma onda A. O que seria o mais provavel agora é um retorno até os 110.000 e se voltarmos a cair ai sim a situação se complica bastante. Vou colocar o grafico mais curto que estou trabalhando e fazer um estudo mais completo no proximo final de semana. Abraço

3 curtidas

Bitfut - 10/11/2025

Embora tenha demorado um pouco, demos inicio a um movimento que pode levar o ativo em torno dos 110.000 pts. Já batemos os 107.000. A questão é se após atingir este nivel, vamos começar o retorno, ou seja, estariamos confirmando o moviemento atual como uma onda “B” e ai a situação ficaria bem complicada, porque estariamos em um zizzag que sempre gera uma correção muito forte.

3 curtidas

BITFUT 14/11/2025
Atingimos o primeiro nível de correção pela marcação normal das ondas, mas temos outro alvo dado pela formação interna da onda corretiva, marcada em vermelho no gráfico.
O que esperar agora? Como estamos fechando abaixo da BB(21,2), deveríamos esperar uma reação, embora ainda possamos buscar o alvo menor, antes da recuperação. Esta reação poderia levar o BTC de volta a 114.000, mas ainda poderia ser parte da correção e neste caso voltaríamos a ter o alvo na casa do 80.000. Ao contrario poderíamos também dar inicio a onda 5 fazendo a 5.1 em 124.000 pts.
Seja qual for o movimento deveríamos esperar neste momento uma recuperação do ativo.

3 curtidas

BitFut 15/11/2025

Ontem fiz uma postagem, mas estava com problemas para acessar o tradingview e o ativo Btfut, foi retirado do profitchart.

Mas agora tenho uma visão melhor do movimento e como faço de vez em quando, vou aproveitar para reforçar parte do processo de uma metodologia operacional utilizando as Ondas de Elliott. Elas não foram criadas para esta finalidade (operação), mas ao longo dos anos, elas se tornaram parte importante dos modelos operacionais, por ser uma ferramenta que consegue projetar cenários, e com isto antecipar o futuro.

O Bitcoin, vem sendo operado de forma bem clara com a utilização das Ondas de Elliott e seguindo o seus padrões.

• Padrão corretivo

O padrão corretivo Zizzag tem a marcação 5-3-5, o que significa que a onda A tem 5 movimentos a onda B 3 movimentos e a onda C, também tem 5 movimentos.

O que podemos ver no gráfico é exatamente esta formação. Então significa que atingimos o final da correção? Na verdade o que atingimos foi apenas o objetivo de uma onda. Quando fazemos a marcação pela ondas estamos no mundo dos fractais, logo em algum tempo gráfico maior esta poderia ser apenas uma onda e marcada também como 5 movimentos. Parece complicado a primeira vista, mas não é de fato. A gente tem que se acostumar.

• Se continuarmos o padrão corretivo

Ao longo dos anos, algumas relações foram estabelecidas para as ondas utilizando as retrações de Fibonacci . Então por exemplo: uma onda B normalmente corrige 61,8% da onda A e a onda C tem 100,00 da onda A. Claro que não existe uma certeza, mas é um número que sempre utilizamos na marcação original. Aqui é importante dizer que o padrão vem sendo seguido, logo deveríamos ter agora uma recuperação, que tanto pode ser o final do movimento de correção, ou apenas um respiro nesta correção e então teríamos a onda B.

E qual o objetivo da onda B? Aqui é bem complexo, porque apesar de termos como padrão 61,8%, alguma coisas podem acontecer. Podemos por exemplo só chegar aos 38,2% que também é um padrão, ou então, misturarmos com a Analise Técnica que considera que o ponto chave da correção são os 50,0% (o meio do caminho). Na verdade muitas vezes no gráfico diário por exemplo batemos nos 61,8%, começamos a corrigir, e no semanal o fechamento ocorre abaixo de 50,0%. E para complicar ainda na visão da AT, observem no gráfico que é a região que temos a maior resistência no movimento atual. Mas vamos aos números, e ver qual o objetivo de cada nível de correção.

61,8% - 114.000 ----- 50,0% - 110.000 ------- 38,2% - 106.000

O importante neste caso é saber que se a onda B se confirmar e atingirmos por exemplo os 61,8% (114.000) a onda C deve ser projetada para 100,0% da onda A, o que coloca o objetivo em 80.000 pts e se a B atingir 50,0% o alvo passa a ser 77.000 pts.

Para reforçar esta projeção temos outra relação temos outro padrão, que diz que a onda 4 (a que teoricamente estamos) corrige entre 38,2% e 50,0% da onda 3, e neste caso o alvo esta em 77.000 pts. É pelo menos interessante. Mas na real, já pensou se de fato este numero for alcançado. Seria o que alguns chamam de “oportunidade de uma vida”. Porque com o Bitcoin, não daria para ganhar muito dinheiro, mas quando iniciarmos a onda 5 do BTC, alguma criptos podem gerar pequenas fortunas.

• Se estivermos iniciando um impulso

O que temos visto é que no movimento principal estamos em uma onda 4, então poderíamos estar também iniciando o movimento da onda 5, e neste caso teríamos que trabalhar com a 5.1. E aqui vamos ter que utilizar mais uma vez uma relação padrão entre as ondas. Temos uma guia que diz que na grande maioria da vezes, a onda 1 representa 1/3 do movimento. Logo se pelo movimento principal temo o alvo em 182.000 pts.

Já falei bastante sobre este assunto em um outro post mas não custa repetir.

Como a onda 5, tem seu alvo em 182.000 pts, a onda 5.1 agora deveria tem como seu alvo os 121.000 pts, e a 5.1.1 em 106.000 pts.

Resumo

Temos dois alvos que precisamos monitorar, sendo o primeiro em 106.000 pts e o mais provável deste movimento em 110.000 pts, isto não significa que estou apostando na correção, mas sendo a próxima onda o que pode ser uma onda “B” ela deverá se forma em 3 movimentos e 106.000 pts pode ser a sua primeira perna. Alias, falando na parte metodologia a onda B é a única onda corretiva que obrigatoriamente deve ser formar em 3 movimentos.

Se a situação é incerta, ela também coloca um alvo “provável” com o qual podemos trabalhar, mas não como um investidor e sim como um trader, procurando oportunidades de ganhos.

Este é o modelo operacional que eu gosto. No caso, dois cenários distintos “concordam” com o próximo movimento. E a questão é que isto permite ganhos de até 11X sobre os modelos operados pela AT, poque podem nortear as nossa entradas, que podem ser feitas de forma fracionada. Isto eu explico em outro post.

Noticia

Eu não faço analise de outras criptos, a razão é bem simples. Já tenho uma vida bem complicada e para não criar mais nenhum problema eu opero Bitfut na B3 em operações de daytrade, e para isso uso um robot chamado Merk, que é desenvolvido por uma empresa, mas que ainda não é comercializado. Tenho acesso a ele, porque ajudei no processo de estruturação e também porque crio estratégias de forma ajudar a melhorar o aplicativo e os seus testes. Já opero no mercado a bastante tempo com o Merk, utilizando diversas estratégias. Usei inicialmente para o Win, Wdo, Wsf, mas nos últimos tempos opero somente no Bit, porque tem uma boa liquidez e por ter um comportamento muito técnico.

O Merk funciona para qualquer ativo e em diversos mercados. Voce pode por exemplo operar somente a Petro, ou qualquer ativo que tenha uma boa liquidez.

A semana que vem eles vão liberar acesso grátis a plataforma, como parte da campanha de lançamento. Quando eles liberarem, (acredito que já tenham feito estes dias, mas eu não tive tempo de olhar), vou colocar aqui no fórum o link para o acesso. Acho que quem puder deve acessar a plataforma, porque ele é bastante simples de operar e é um software bem eficiente. Para um primeiro contato com plataformas automatizadas acho que ele é excelente.

576

3 curtidas