Já temos vários tópicos sobre futuros, mas devido ao inter-relacionamento que temos entre eles acredito ser mais produtivo para todos, colocar me um único tópico.
wdgi já fez transações com opções de futuro di?
Oi @passatempo, não faço porque desconheço este tipo de operação, mas gostaria de aprender.
DOLFUT 02/07/2025
Já tem um bom tempo que faço o acompanhamento do dólar, baseado no Wdofut, e o estudo muda muito pouco, e temos mantido uma certa regularidade no atingimento dos objetivos marcados pelas ondas. Acontece que neste momento preciso fazer duas mudanças, no meu estudo.
A primeira é no cenário que temos acompanhado, porque sempre coloquei que a queda deveria parar em 5,50, mas aqui temos uma questão conceitual das Ondas.
Sempre marcamos a onda pelo seu final e a onda 1 que seria o limite da queda, ocorre que o final da onda 1, que tivemos no dólar pode ser marcada de duas formas, porque é possível marcar o final do movimento de forma diferente, e como a onda 5 terminou abaixo da onda 3, temos um final de movimento diferente, que neste caso permite que a queda vá até os 5,38, antes de retomar a sua alta. Este cenário é baseado no movimento dos últimos 3 anos e por enquanto é o mais provável. Abaixo temos o gráfico que descreve este movimento. Mudança do alvo é bem pequena, e a idéia de estarmos em um final da correção, que contraria as expectativas do mercado permanece a mesma.
Dentro das possibilidades temos um cenário mais alinhado com as expectativas do mercado, onde a maioria dos atores acredita em uma queda mais acentuada.
Mesmo em um cenário mais longo é possível fazer a marcação de duas formas. A primeira é trocando a marcação que fiz como uma onda “B”, por uma onda 5.3, e neste caso temos a mesma projeção anterior mudando apenas a marcação das ondas.
Agora se marcarmos a onda como “B”, ai a situação muda bastante porque ainda estariamos em uma onda 4 de tempo maior. Neste caso o movimento atual poderia levar o dolar ate 4,43 e com a onda 1 permitindo a correção até 4,21.
São dois cenários bem distintos para o dólar, mas ambos são validos. No primeiro momento o primeiro cenário parece ser o mais o provável, até mesmo porque como vimos, ajustando a marcação das ondas ele esta bem alinhado com o gráfico de tempo maior, mas se tivermos de fato a penetração da onda 4 na onda 1, a marcação da perna de impulso de prazo menor tem que ser invalidada e teremos que trabalhar com o segundo cenário, marcando todo movimento que fizemos nos últimos 3 anos apenas como uma onda “B” e parte de uma correção.
Wdofut 18/07/2025
Ainda estamos trabalhando com dois cenários corretivos para o Dolar Futuro, e no caso do primeiro cenário tinhamos um limite da correção em 5,38. O que ocorreu é que exatamente nos 100,0% da onda C (5,41) a correção parou e demos inicio a uma alta, que ainda esta meio fraca, mas a questão é que pode ser o inicio da onda 5. Não vou postar novamente o grafico semanal , mas a situação pode ficar bem legal para quem acredita em uma alta. O que falta neste momento é um alinhamento entre o grafico diario e o semanal, porque o movimento desta semana complicou o novo traçado. Pelo diario podemos ver um movimento que no caso de uma alta seria a onda 5.1 apontando para 5,83.
Bitfut 18/07/2025
Desde seu ultimo fundo, o Bitcoin já subiu cerca de 60,0% e esta semana finalmente atingiu um alvo que sempre vimos nos estudos. O gráfico no final deste post mostra o que era esperado desta movimentação. Estou mantendo o traçado original que postei varias vezes aqui no fórum
Dá para observar que no traçado original tínhamos um alvo em 118.873 pts e esta semana atingimos os 123.000 pts, que sempre foi considerado nos meus estudos, mas fechamos em 117.565. Ocorre que a ultima onda se formou em 3 movimentos então poderíamos ir além, ou esta onda seria uma onda B, já como parte da correção que seria uma plana expandida o que aponta o alvo neste momento para um retorno do Bitfut para o topo da onda 1, no caso os 70.000 pts. Será que esta movimentação é possível? Seria algo impensável neste momento, mas já tivemos pelo menos duas situações idênticas.
Com relação ao fechamento, este era o alvo da onda 3, mas após uma queda de cerca de 35,0%, considerei que já estávamos na onda 4, e dei como encerrada a onda 3, mas existe a possibilidade de que eu tenha me precipitado e na verdade estávamos apenas em uma 3.4, e neste momento atingimos de fato o alvo esperado.
Diante da movimentação atual, e por ter chegado no alvo previsto, é um bom momento para revisar os cenários.
Projeção do Impulso
Sem duvida estamos em uma forte tendencia de alta, e dentro do impulso temos duas possibilidades. Podemos estar na onda 5 ou ainda na onda 4. Independentemente de qual onda estamos o alvo final deste movimento esta em 184.000 pts, e isto por enquanto não podemos alterar. Existem outras formas de fazer esta marcação de alvo final, na verdade, trabalho com mais duas. Pela onda 1 o alvo fica em 197.000 pts. Pela expansão da onda 2, fica em 154.000 pts, no alvo menor e no extremo em 284.000 pts. Vamos trabalhar com os 184.000 pts.
Cenário 1 – Já estamos na quinta onda
Utilizando a marcação pela onda 1, o alvo da 5.1 era de 110.894 pts e o ultimo topo foi em 112.354, mas com o fechamento em 108.885 pts, ou seja, exatamente o que era esperado para a 5.1, e tivemos uma correção a seguir, e agora caminhamos para a 5.3. Então parece que classificar o movimento desta forma é possível, talvez não seja a forma mais correta mas até aqui estamos bem, o que dificulta o estudo neste gráfico é a péssima qualidade que a informação chega para mim, que me impede de classificar corretamente a onda que pode ter sido a 5.2. Aqui vou utilizar outro gráfico devido ao erro que temos no profit. Dá para observar que a correção se deu em 3 ondas e parou um pouco antes da correção de 38,2% e seguiu em frente. No caso baseado na projeção se a 5.3 se confirmar o alvo esta em 162.000
Cenário 2 – Iniciando a onda 4
Temos outra possibilidade, que é o mercado ter cumprido esta semana, exatamente o objetivo da onda 3, ou seja teria formado a 3.5, mas neste momento esta um pouco complicado de considerar, pela formação em 3 ondas do ultimo movimento. Mas como estamos trabalhando com cenários, porque não considerar este também. Ele é bem mais simples, porque tem que levar em consideração apenas que vamos fazer agora a onda 4, que tem um padrão bem definido. O alvo da correção fica em 73.000 pts, que é o alvo original do traçado.
Este cenário apesar de pouco provável neste momento, tem um detalhe interessante. Quando olho os gráficos, vou subindo o tempo de forma poder melhor entender o comportamento das ondas. Normalmente começo sempre pelo mensal, e nele tem uma marcação que fica muito boa bem coerente com a que estamos trabalhando, mas neste ativo eu fui além, e fui consultar o gráfico anual, e tive uma surpresa. Neste tempo gráfico estamos encerrando neste momento a onda 3, e a onda 4 projeta uma correção até a casa dos 75.000 pts, mas que veremos somente no ano que vem, ou seja, por este gráfico este cenário que estamos vendo é o mais provável.
Cenário 3 – onda 4 em andamento
Ocorre que a ultima onda se formou em 3 movimentos então poderíamos ir além, confirmando o cenário 1 , ou esta onda seria uma onda B, já como parte da correção que seria uma plana expandida o que aponta o alvo neste momento para um retorno do Bitfut para o topo da onda 1, no caso os 70.000 pts. Será que esta movimentação é possível? Como eu falei antes seria algo impensável neste momento, mas já tivemos pelo menos duas situações idênticas.
Conclusão
Esta muito difícil neste momento cravar um cenário, afinal são alvos muito distintos, mas por enquanto o primeiro cenário parece ser o mais viável, porque o cenário 2, mesmo com o que vemos no gráfico anual, tem a restrição das 3 ondas no ultimo movimento e não podemos classificar como um impulso. O cenário 3 é viável, porem não dá para acreditar em uma correção tão forte do Bitcoin.
@wdgi, por que você considera uma reversão pouco provável?
Este final de semana estava solicitando ajuda ao chat gpt para fazer uma “análise gráfica” pois acabei observando o seguinte padrão no gráfico do BTC:
Já havia visto diversas vezes o gráfico do BTC em escala logarítmica mas me chamou bastante a atenção o respeito a este canal logarítmico que o ativo vem mantendo desde sempre, indicando que os incrementos entre os picos vem decaindo ao longo do tempo (embora ainda bem atrativos). Como não estou muito habituado com análise gráfica de ativos, pedi uma ajuda ao GPT e ele me passou para verificar os índices MACD e RSI, que compartilho a seguir:
Agora, segundo o GPT:
Análise do MACD:
- Valores do MACD:
O valor atual do MACD é 2.874 (linha azul), e a linha de sinal (linha laranja) está em 1.499. O histograma também mostra barras positivas, o que indica que a linha MACD está acima da linha de sinal.
Essa configuração sugere que o Bitcoin está em uma tendência de alta no momento, com um momentum positivo, já que o MACD ainda está forte e em território positivo.
- Cruzamento MACD e Linha de Sinal:
O MACD cruzou acima da linha de sinal recentemente e está se afastando dela. Este é um sinal de compra típico, pois indica que a força da tendência de alta está se fortalecendo.
O histograma também está positivo, o que confirma que a pressão de compra é forte no momento.
- Histograma:
O histograma mostra barras positivas, o que significa que a distância entre o MACD e a linha de sinal está aumentando. Esse aumento no histograma é uma confirmação de que a tendência de alta está se acelerando, pelo menos no curto prazo.
O que isso indica no contexto do gráfico do Bitcoin?
Tendência de Alta: A leitura do MACD indica que o Bitcoin está em uma forte tendência de alta no momento, já que a linha MACD está acima da linha de sinal e o histograma está positivo.
Possível Continuação da Alta: Como a linha MACD está se afastando da linha de sinal, isso sugere que a pressão compradora ainda é dominante. A tendência de alta pode continuar, pelo menos por enquanto.
Cuidado com a exaustão: Mesmo com o MACD forte, o RSI já está em uma zona de sobrecompra (acima de 70), o que indica que o preço pode estar se aproximando de uma exhaustão ou reversão. Ou seja, apesar do MACD estar indicando força, o RSI em níveis elevados sugere que o movimento pode estar perto de um ponto de correção.
Conclusão:
O MACD está indicando que a tendência de alta do Bitcoin ainda está forte, com o histograma positivo e a linha MACD se afastando da linha de sinal.
No entanto, como o RSI está em sobrecompra e o preço se aproxima da resistência do canal logarítmico, isso sugere que a continuação da alta pode ser mais limitada e uma correção ou reversão pode ocorrer em breve.
Portanto, embora o MACD ainda sugira um momento de compra, a presença do RSI elevado e a proximidade da resistência indicam que é importante ficar atento a possíveis movimentos corretivos. Se você está considerando vender, pode ser um bom momento para monitorar o mercado e avaliar a possibilidade de uma correção.
Claro que o passado não representa o futuro e que o canal pode ser rompido, mas achei que poderia ser legal trazer isto para esta discussão, principalmente porque suas análises são bem certeiras!
Não fiz meu movimento ainda, mas lendo a sua análise e a análise do GPT, não me surpreenderia com uma correção. Porém, avaliando o MACD e o RSI do GPT, ainda podemos ter fôlego para chegar no RSI perto de 90 (alcançado nos outros picos) enquanto o MACD ainda está subindo com certa força.
Oi @usuario_a. De uns tempos para cá as criptomoedas tem se tornado ativos muito importantes, e no caso do BTC, a escassez da moeda pode impulsionar o valor. Lei da Oferta Demanda. O fato é que uma correção extrema neste momento esta fora de questão. Eu adoraria que isto viesse a ocorrer e por esta razão traço cenários e me preparo caso tenhamos algo deste tipo ocorrendo. Penso que a menos que ocorra algum evento bem fora da curva, um “cisne negro” como é o jargão do mercado, uma queda tão grande como a que se apresenta como um cenário no gráfico é bem difícil de acontecer. Esta á apenas a minha opinião.
Pelo texto, que você me enviou, temos sim, indícios de que uma correção mais agressiva pode vir a ocorrer. No caso do Ifr14 eu acompanho pelo semanal, e estamos bem afastados da media, e de fato podemos ter uma correção. Tem uma informação que você pode ver no gráfico que me enviou que eu considero mais importante com relação ao IFR. O preço tem feito topos maiores mais o IFR, topos menores. Isto é chamado de divergência, e é um ponto em que devemos tomar bastante cuidado, embora estas divergências nem sempre produzam mudanças de tendencia, é um sinal de alerta baixista.
Com relação ao Histograma do Macd, observe que temos o mesmo evento ocorrendo, não é exatamente uma indicação de divergência, mas é uma indicação de uma provável onda 5, que também indica o final do movimento (final do impulso).
Temos outros indicadores em estado de sobrecompra. Estamos fechando acima da banda de (34,2), que também é uma indicação de sobrecompra. A distancia do preço a mma34, esta acima de 3 True Range, o que também é considerado, sinal de sobrecompra.
Então pela Analise Técnica, temos vários indícios de correção, mas pelo Traçado das Ondas, foi como eu expliquei no texto, a formação atual é de um impulso que pode configurar a 5.3 que ainda não pode ser confirmada, porque teríamos que romper a máxima desta semana o que não ocorreu ainda, e por enquanto continuamos bem em cima do objetivo da onda 3.
De qualquer forma o texto foi bem interessante. Com relação ao canal que você traçou eu não tenho como reproduzir ele na minha plataforma, então não entendo bem o conceito, mas vou procurar saber quando tiver um tempo.
Abraço
Obrigado pelo retorno!
Com o GPT e suas considerações aprendi um pouco melhor sobre estes dois índices, que desconhecia até então. Considero o BTC um dos ativos mais difíceis de se acertar o ponto de compra e o ponto de venda (pra tentar maximizar os lucros).
Neste momento, abortei os aportes em BTC por conta desta alta recente. Nunca considerei vender pois viso o longo prazo, porém o histórico do ativo está me fazendo repensar esta medida. Em todos os casos houve correção drástica e no começo eu perdi um pouco de dinheiro nisto (já recuperado e superado pela alta). Como é muito volátil e além da análise gráfica e análise da oferta/demanda não tem muito mais o que avaliar. Por isso tentei enxergar as coisas de uma maneira um pouco diferente.
Um adendo ao que eu havia comentado anteriormente, como o gráfico que eu trouxe está em escala logarítmica, a curva superior alcança até bem próximo dos 150k (na visualização parece muito mais perto do topo por conta da distorção criada pela escala log). Isto corrobora também com a sua análise.
De qualquer forma, obrigado pelas informações!!