Índices Futuros - B3

Já temos vários tópicos sobre futuros, mas devido ao inter-relacionamento que temos entre eles acredito ser mais produtivo para todos, colocar me um único tópico.

1 curtida

wdgi já fez transações com opções de futuro di?

Oi @passatempo, não faço porque desconheço este tipo de operação, mas gostaria de aprender.

1 curtida

DOLFUT 02/07/2025
Já tem um bom tempo que faço o acompanhamento do dólar, baseado no Wdofut, e o estudo muda muito pouco, e temos mantido uma certa regularidade no atingimento dos objetivos marcados pelas ondas. Acontece que neste momento preciso fazer duas mudanças, no meu estudo.
A primeira é no cenário que temos acompanhado, porque sempre coloquei que a queda deveria parar em 5,50, mas aqui temos uma questão conceitual das Ondas.
Sempre marcamos a onda pelo seu final e a onda 1 que seria o limite da queda, ocorre que o final da onda 1, que tivemos no dólar pode ser marcada de duas formas, porque é possível marcar o final do movimento de forma diferente, e como a onda 5 terminou abaixo da onda 3, temos um final de movimento diferente, que neste caso permite que a queda vá até os 5,38, antes de retomar a sua alta. Este cenário é baseado no movimento dos últimos 3 anos e por enquanto é o mais provável. Abaixo temos o gráfico que descreve este movimento. Mudança do alvo é bem pequena, e a idéia de estarmos em um final da correção, que contraria as expectativas do mercado permanece a mesma.

Dentro das possibilidades temos um cenário mais alinhado com as expectativas do mercado, onde a maioria dos atores acredita em uma queda mais acentuada.
Mesmo em um cenário mais longo é possível fazer a marcação de duas formas. A primeira é trocando a marcação que fiz como uma onda “B”, por uma onda 5.3, e neste caso temos a mesma projeção anterior mudando apenas a marcação das ondas.
Agora se marcarmos a onda como “B”, ai a situação muda bastante porque ainda estariamos em uma onda 4 de tempo maior. Neste caso o movimento atual poderia levar o dolar ate 4,43 e com a onda 1 permitindo a correção até 4,21.

São dois cenários bem distintos para o dólar, mas ambos são validos. No primeiro momento o primeiro cenário parece ser o mais o provável, até mesmo porque como vimos, ajustando a marcação das ondas ele esta bem alinhado com o gráfico de tempo maior, mas se tivermos de fato a penetração da onda 4 na onda 1, a marcação da perna de impulso de prazo menor tem que ser invalidada e teremos que trabalhar com o segundo cenário, marcando todo movimento que fizemos nos últimos 3 anos apenas como uma onda “B” e parte de uma correção.

1 curtida