Iniciantes

Acho que ele está na aba “Indicadores Qualitativos” e a última coluna tem o gráfico.

1 curtida

É pra mudar a grade do gráfico quando se tem mais de 2 indicadores, favorecendo outro indicador na exibição.

verdade, os valores na aba Indicativos estão corretos, só o do gráfico que está com valores errados.

1 curtida

Oi, tudo bem? Sou iniciante por aqui.
Qual a diferença da carteira Time do Pense Rico (cujo relatório se encontra no Google Drive) para a carteira de usuários CAFI? Quem são os membros do Time Pense Rico?
Existe alguma carteira para ativos no exterior?
Muito obrigado!
Estou gostando muito doi site😀

1 curtida

Os membros do time da PenseRico são o Warren Buffett, e o Bill Gates.
Rs brincadeira, sou eu mesmo que faço. A diferença é que na carteira da PenseRico eu adiciono fundos imobiliários, visando diminuir a volatilidade. A da CAFI são somente ações. Ambas servem como um norte para o investidor, além de mostrar como a AF é rentável no longo prazo.

Para carteiras no exterior eu recomendo nosso amigo o viver de dividendos: http://viverdedividendos.org/

8 curtidas

Relendo este tópico hoje. Para quem está iniciando no mercado, obrigatório ler isso: SLED4 - Saraiva - #133 por cadu

6 curtidas

@cadu no site pense rico tem apenas cesp3 conhece algum site que tenha cesp6 e tenha os dados anual de p/l e p/vpa como no pense rico.Screenshot_20200109-152726

1 curtida

Não conheço.

1 curtida

Tem no fundamentus FUNDAMENTUS - CESP6 - Invista consciente - Indicadores Fundamentalistas

Mas detalhado onde está?Screenshot_20200109-152726

As 10 lições de Charlie Munger - Lendas dos Investimentos

2 curtidas

Boa tarde estimados colegas (momento psicológico kkkk), como não achei tópico especifico resolvi postar aqui, afinal pode ser de interesse para iniciantes ou não.
Pergunto é valido realizar parcialmente a venda de ações mesmo com ótimos fundamentos tipo WEGE3 (lucro 250%) e outras nem tanto tipo JHSF3 (lucro 400%), pois eu tenho uma dificuldade imensa de se desfazer de ações que estou no lucro, mesmo sabendo que uma hora ela vai voltar a realidade, acho que sou acumulador :sweat_smile: e eu sei também que acabo deixando de acelerar o aumento de patrimônio por isso, mesmo tendo lá trás já definido um ponto de saída, espero ter conseguido expressar o meu sentimento. Acho que todos passam por isso e queria saber o que fizeram para superar essa dificuldade ou o que fazem nessas situações.

8 curtidas

Partindo da premissa que você não esteja fazendo trade, segue minha visão.

Pra mim o segredo é a gestão do portfólio (asset allocation), isto é, dar “tamanho” a cada ativo que você tem.

Defina o quanto você quer ter de renda fixa, FIIs, ações, etc…
Dentro de cada tipo de investimento, defina os ativos e quanto quer de cada um.

Exemplo hipotético pra ilustrar meu ponto de vista:

  • 40% de RF
  • 30% de FIIs
  • 30% de ações

Em ações, por exemplo, você decide ter:

  • 25% de WEGE3
  • 25% de ITSA4
  • 25% de EGIE3
  • 25% de LREN3

Com o passar do tempo, naturalmente, esses % todos vão mudar porque cada ativo valoriza/desvaloriza diferente.

Assumindo que você ainda veja valor em todos eles, pode tomar 2 caminhos, ou até mesclar ambos:

  1. Vender os que subiram mais e comprar os que ficaram para trás;
  2. Direcionar os novos aportes para os que ficaram para trás.

Partindo da premissa que marquei em negrito, o item 2 é o melhor, mas se uma posição ficar muito grande, pode pensar em vender uma parte dela e seguir com o item 1. Contudo, se isso aconteceu, você provavelmente estava muito concentrado em poucos ativos.

Os % devem sempre ser revisados com o cenário macro: juros, câmbio, situação externa, etc… não pode ser algo fixo porque o mercado está em constante movimento.

Muito cuidado pra não vender algo que subiu muito, e se justifica por ter muito valor, e trocar por algo pior.

14 curtidas

O @ravenx respondeu bem, só complementando: Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras - #8689 por cadu

4 curtidas

@ravenx entendi perfeitamente a gestão do portfólio deste 2017 tá uma bagunça, comecei em 2015, só não estou seguindo essa gestão quando se trata da % por ativos que normalmente na minha carteira varia de 3% a 8%, seguia desta maneira com portfólio:

30% de RF
30% de FIIs
40% de ações

No atual momento está:

9% de RF
31% de FIIs
60% de ações

Acho que vou ter que ser rígido com relação a gestão, senão o caldo vai azeda. Até li um ebook sobre se não me engano foi esse Alocação de ativos muito bom por sinal vou ler novamente. Vou te falar é meio complicado de seguir o que você define.E olha que defini voltar a alocação todo inicio de ano, mas…
Agradeço muito deu uma luz e tanto pra mim.

@cadu difícil é permanecer na estratégia igual um xiita kkkkk, ainda não consigo mesmo fazendo minhas premissas definir preço teto, é algo no meu entender muito difícil, pois sou muito otimista :grin:, e foi justamente WEGE3 que me abriu essas duvidas, sendo que pra mim dentro das minhas premissas o limite era 29,00. Valeu Cadu.

4 curtidas

De nada, o fórum é pra isso mesmo :wink: :+1:t3:

Dizem que nos investimentos o mais difícil não é o técnico, e sim o emocional.

3 curtidas

Vender uma ação on e comprar a preferencial no mesmo dia caracteriza day trade?
Por serem ativos com códigos diferentes penso que não. Mas só por via da dúvidas, melhor perguntar rsrs.

isso; são ativos diferentes.

1 curtida

Tem várias óticas que você pode usar para analisar a carteira, além do que já foi dito, pode ser interessante usar também o LPA, mesmo que você precise normalizar ou relativizar os números em algumas situações. As vezes você tem hoje uma carteira onde investiu 30 que hoje valem 100 e te dão 3 reais de lucro, por exemplo, e 1 de dividendos. Um incentivo para fazer algumas alterações na carteira pode ser a possibilidade (realista) de aumentar o seu lucro para 8 reais (+167%) e os dividendos para 3 reais (+200%). Na minha experiência, acaba sendo um fator mais determinante do que o balanceamento (exceto quando começa a me incomodar muito).

1 curtida

Nesse caso precisaria fazer essa troca desde que gere valor no lucro( uma ação com capacidade de melhor crescimento) ou dividendos, isso no caso de ações, muito interessante se minha interpretação do que escreveu estiver correta. Mas nesse caso continuaria desbalanceada a carteira no que diz respeito a classe de ativos, correto?

1 curtida