Iniciantes

Tópico voltado para dúvidas e orientações aos iniciantes no mercado de renda variável.

1 curtida

Bom dia a Todos,

Primeiramente queria agradecer aos membros do fórum, sou
iniciante neste assunto e as informações que encontrei aqui estão me ajudando
muito! Obrigado!

Pois bem, a minha pergunta é sobre a criação de carteiras de
ações (sim, começar do zero!). Por ser iniciante prefiro seguir o perfil conservador,
focando em dividendos. Mas como iniciar? Digamos que tenho a quantia X por mês
para investir, é recomendado eu depositar X no mês em uma empresa apenas? Ou é
melhor eu esperar 3 meses e depositar 3x?

Tenham um bom dia!

1 curtida

Bem vindo ao nosso forum @smartzig

Eu gosto de fazer compras periódicas, ou seja, todo mês busco separar em torno de 10% do meu ganho de capital na minha atividade principal, para investir. Logo, eu prefiro o perfil de compras mensais, pois já cria este hábito de poupar/investir, que faz toda a diferença no longo prazo.

Com isso, você pode escolher uma empresa e aplicar o dinheiro separado no mês nela, até atingir o valor total que você pré determinou. Depois disso começa a diversificar, aplicando mensalmente em outra empresa, e por aí vai. O principal nesta estratégia é ter disciplina, e um bom planejamento inicial de como será a sua carteira, assim como sua diversificação.

2 curtidas

Boa Noite,

Gostaria da opnião de vocês sobre qual a melhor investimento para a aposentadoria. Hoje eu invisto na Previdência Privada. Há alguns anos fui orientada pelo gerente do meu banco a fazer a Previdência Privada, porém hoje em dia a Previdência não é a melhor opção para investir, pensando em aposentadoria. Pago uma taxa administrativa de 2,5% por aplicação, fora o IR que pagarei no resgate.

O que devo fazer?

  1. Retiro o valor que está acumulado na Previdência e aplico em algum investimento mais rentável? (Quais investimento vocês indicam?)
  2. Ou simplesmente paro de fazer aplicações mensais na Previdência e começo aplicar em outro plano? Como por exemplo, Tesouro Direto?

Estou pesquisando algum investimento de baixo risco, pois ainda não estou segura para investir em ações por exemplo.

Obrigada!

Ola @Daphinen,
tudo depende. Tem bons fundos de previdência, mas cabe lembrar que é precisa olhar o histórico de rentabilidade do fundo, assim como uma elevada taxa de administração pode acabar com boa parte dos seus lucros. Retirar o valor aplicado em um fundo de previdência em um prazo curto não é tão simples, veja com seu gerente qual seria o IR que vc pagaria neste caso, p/ ver se vale a pena trocar de fundo.

Tem outras alternativas boas p/ se investir, como o Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, e Ações. P/ qualquer um destes o primeiro passo é abrir conta em uma corretora. Aqui na Bovespa tem um guia p/ tal:

http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras/

removido para o tópico correto. (FII’s iniciante)

Bom galera, comecei agora a aprender sobre investimentos e conheci o penserico por acaso. Vocês estão de parabens pelo projeto, uma pena que ainda poucas pessoas participam do forum mas acredito que logo mais irá crescer.
Como sou novato, gostaria de pedir indicação de bibliografia. Penso em iniciar os aportes dentro de algumas meses, mas quero antes definir qual tipo de estrategia irei adotar: crescimento ou valor, e como executa-la. Quem puder sugerir algo ficarei agradecido

1 curtida

Seja bem vindo @TwisTi, e obrigado pelo elogio!

Tem dois livros que eu recomendaria p/ quem está iniciando, e ambos são excelentes:

  • Investindo em ações a longo prazo, do Siegel

  • O Investidor inteligente, do Graham

5 curtidas

Me recomendaram o livro do Peter lynch , qual sua opinião ?

É um bom livro, mas o foco de quem investe em AF é mais voltado p/ valor, que é a escola do Graham / Buffett. O Lynch é mais voltado p/ crescimento.

@Cadu, obrigada pelas informações. Vou pesquisar mais sobre as opções de investimentos que você citou e também sobre as corretoras.

Segue um guia prático que escrevi para iniciantes na bolsa. Como investir na bolsa de valores - Guia Prático

3 curtidas

Pessoal,

Tenho duas dúvidas:

  1. Compra e Venda de Ações
    Entendo como funciona a compra de ações, mas a venda ainda não achei nada que explicasse melhor. Se eu quiser vender minhas ações eu crio uma ordem de venda? O preço posso escolher, fica sendo equivalente última venda ou nenhum deles? Se eu tiver mais ações a venda do quem quer comprar, elas são vendidas de forma parcial? Com cotações com alta liquidez essas dúvidas parecem bobas, mas existem certas ações que não tem muita liquidez. Quanto tempo dura a ordem de venda? Gostaria de mais detalhes.

  2. Grupamento de Ações
    A bolsa de valores costuma agrupar algumas ações de preço baixo, isso pode ocorrer com qualquer tipo de ação? Por exemplo, PDGR11 pode ocorrer grupamento?

  1. Compra e Venda de Ações
    Você pode escolher o “timing” da ordem de compra / venda. A duração pode ser de 1 dia, 1 semana, ou até mesmo 1 mês.
    Existem casos de pessoas deixar a ordem de venda lá durante semanas. quando bater o valor desejado, executa e fim de papo.

  2. Grupamento de Ações
    O grupamento de ações pode acontecer com qualquer empresa. Normalmente acontece com os chamados “micos” ou aquelas empresas que estão prestes à falir, vão agrupando para tentar aumentar a liquidez do ativo e diminuir a sensibilidade de variação da porcentagem na alta ou queda do ativo.

1 curtida

Em relação a compra e venda, se eu quiser vender(oferta) 200 cotas a um determinado preço e o comprador(demanda) só quer comprar 100 cotas. A venda é realizada pela metade ou ela não é realizada?

A venda vai ser realizada pela metade, porém o restante da sua ordem de venda continua lá no book. Logo, outro comprador pode vir na sequência e comprar mais 100 ações.

Imagina que vc está em uma feira, e possui uma barraca vendendo 10 laranjas. Vc pode vender logo de uma vez as 10 laranjas p/ um único comprador, ou vender 5 laranjas p/ um, e 5 laranjas p/ outro, ou até vender 1 laranja p/ 10 pessoas diferentes. É o mesmo efeito aqui com ações ou fundos imobiliários.

O que eu faço muito em empresas com baixa liquidez, é colocar uma ordem de venda, com a opção de ser até cancelar. Ou seja, a ordem vai ficar lá aberta por vários dias ou semanas, só sendo cancelada por um fator maior (como o dia que fica ex-dividendos, onde todas as ordens do book são canceladas).

2 curtidas

Entendi, então a corretora só vai me cobrar uma ordem de venda correto? Mesmo que seja vendido para vários compradores?

Isso mesmo, você colocou uma ordem para venda de 200 ações ao custo de corretagem R$10,00.
Neste cenário, 100 foi para o João e as outras 100 foi para o Pedro. Você pagará somente os R$ 10,00. A corretagem é cobrada por ordem.

1 curtida

Mais um item que muitos iniciantes perguntam: Como investir na bolsa com pouco dinheiro?

Galera, videozinho rápido falando sobre atalhos x bons investimentos.

1 curtida