Iniciantes

É pq ela tem um PL elevado, logo no indicador divida bruta / PL é baixo. Mas nestes casos vale a pena tb comprar com o EBITDA.
Mas note que não disse que o endividamento dela é elevado, mas sim que não considero baixo como afirmou inicialmente. E com o lucro caindo forte neste ano, o DL/EBITDA vai subir bastante.

1 curtida

Concordo, não é baixo, está no meio do caminho. Anos atrás era bem maior.
Sobre a plataforma, a classificação é baseada na dívida bruta / PL?

2 curtidas

Isso, inferior a 1.

2 curtidas

Muito obrigado!!

1 curtida

Boa tarde, pessoal.
Ha varios anos que tenho vontade de comecar a investir em RV (meus investimentos ate agora foram apenas em CDBs) e apenas este ano tive coragem de comecar. Minha ideia e’ aproveitar a crise para comprar boas acoes, transferindo aos poucos o dinheiro da RF para RV (ate agora estou com uns 17% do meu patrimonio em RV e 83 em um CDB).
Estudei bastante no ultimo mes, lendo foruns na internet e assistindo a videos no Youtube (Fabio Holder, Dica de Hoje, Vicente Guimaraes, etc), sendo que me identifiquei bem mais com o VG do que com os outros. Tambem gostei bastante de estudar a carteira CAFI.

Agora minha duvida: nao consigo entender como as pessoas investem em empresas com P/L alto (na minha humilde opiniao esse e’ o indicador mais importante). Por exemplo, uma empresa pode ter um ROE bom (ex: 23%), mas se tiver um P/VP alto --> efetivamente voce vai estar pagando caro pelo “Equity” da empesa e, com isso, seu lucro sera pouco. Esse meu pensamento faz sentido? (claro, se a empresa estiver crescendo isso pode ate compensar o P/VP alto… mas a impressao que tenho e’ que se uma empresa tem um P/VP elevado (digamos, 10) e um P/L elevado --> demoraria MUITOOOO para esse crescimento compensar).

1 curtida

Geralmente empresas de P/L elevado tem uma expectativa de crescimento tb elevada. Tem de avaliar se esta expectativa está sendo cumprida ou não. Veja por exemplo a análise inicial que fiz em Logg3, que tem um P/L elevado: LOGG3 - Log Comercial Properties - #3 por cadu

2 curtidas

Muito obrigado. Vou dar uma olhada la.

1 curtida

Alguém confirma por favor o valor necessário de margem para swing de mini índice? A corretora me falou que é 20 reais por mini, mas isso não parece real. O ajuste diário daria fácil 10 ou 20 vezes isso … Eu entendo o conceito de alavancagem, mas putz, é assim mesmo que funciona?

Essa margem que te passaram seria para day trade, não é?
Se não me engano o valor da margem para swing trade era algo em torno de 15% do valor do contrato do mini índice.

2 curtidas

Devem ter passado a corretagem. A margem de garantia é da B3, que penhora os seus ativos em cima de um valor ponderado pelo risco.

1 curtida

Acho que os caras nem leem, haja irresponsabilidade

1 curtida

Entendi, seria 50% em cima dos 10%. Grana demais para deixar na corretora, achei que fosse menos

Olá pessoal, bom dia.
Durante essa semana decidi iniciar no mercado de investimentos e sou totalmente leigo sobre ações e produtos financeiros (LFs; LCA; CDBs; derivativos; etc), não sei como e o que são exatamente esses caras.
Vocês me recomendam alguma bibliografia, vídeo ou curso na onde eu poderia entender melhor como funcionam (entender o essencial) para que assim eu consiga começar a montar minha carteira e tirar meu dinheiro da poupança?

De primeiro momento pensei em cursos como aquele do Eduardo Moreira - Investidor mestre e seus afins, porém não sei se o valor do curso vale seu preço (R$1.000). O que acham?
Desculpe a inocencia das perguntas…

Abs!!

4 curtidas

Bom dia amigo.

Primeiramente, parabéns pela iniciativa em quer formar uma carteira de ações visando o longo prazo.

Não recomendo Youtube e muito menos cursos pagos, através desse excelente fórum você poderá formar uma carteira baseada em fundamentos. Dá um olhada no tópico sobre o Índice CAFI, acredito que irá te dar um norte.

Não tenha pressa em montar uma carteira, o mais importante você já fez, que foi o despertar.

Navegue pelos tópicos do fórum, acessa RI (site relações com investidores) de empresas que você se interessa, acessa a plataforma de análise fundamentalista para conhecer melhor os indicadores das empresas e estude sobre o tema o máximo que puder, uma boa carteira sem viés especulativo é formada através de muito estudo e nesse fórum você consegue um bom embasamento.

Abraço e boa sorte!

2 curtidas

Bom dia amigo.
Assim como o colega disse acima aqui tem muito conhecimento. Os livros inciais da suno também são muito bons para iniciar (amigos que estavam iniciando gostaram).

Cara, nunca fiz nenhum curso, então não tenho como te indicar algum.
Pelo histórico que contou, você nunca fez investimento diferente de poupança.
Assim sendo, eu te recomendo começar estudando os diversos tipos de RF (renda fixa), principalmente o Tesouro Direto e suas modalidades (Tesouro IPCA, prefixado, SELIC), por ser o considerado de menor risco. Também vale a pena entender o que é um CDB, LCA, LCI, seus riscos e retornos.
Ainda sobre RF, apesar do nome Renda Fixa, ela não é fixa. Renda fixa pode variar negativamente e tem riscos associados.

Se você faz declaração completa do Imposto de Renda, vale a pena estudar investimento em previdência privada do tipo PGBL, pois há um benefício tributário associado a esse tipo de investimento.

Quando você tiver confortável com a RF, aí sim partiria para estudar sobre RV (renda variável). Nesse caso, acredito que o melhor jeito é estudar sobre investimentos para longo prazo. Tem alguns que li recentemente:

  • O investidor inteligente, de Benjamim Gragam (mta gente considera como bíblia para investimento em LP)
  • One up on Wall Street, Peter Lynch (esse tem versão em português, mas não sei o nome). Foi o livro que mais gostei dos que falam de investimento em ações.
  • Os segredos da mente milionária (não gostei mto desse não, mas muita gente gosta)
  • Faça fortuna com ações, Décio Bazin (também não é dos meus favoritos, mas tem gente que gosta)

Ainda em RV, tem vários e-books gratuitos por aí que falam sobre FII (fundo de investimento imobiliário). Vale a pena pegar algum para estudar.

2 curtidas

Boa noite Gustavo!!

Eu concordo com o @cadives, você deve iniciar os estudos com a renda fixa, incluindo o tesouro direito (tem muita informação no próprio site deles) e aos poucos ir estudando renda variável. Sugiro iniciar com pequenos aportes para ir aprendendo a usar as plataformas.

Tem muito conteúdo gratuito na internet, também gosto dos guias da Suno. Apesar de não poder seguir tudo que olha no youtube, lá você pode encontrar MUITA coisa para começar aprender e filtrar como utilizar plataformas e modalidades de investimentos.

Aqui no fórum tem muita coisa e sempre muitos membros dispostos a ajudar e tirar dúvidas, não deixe de explorar ao máximo.
Inicialmente não recomendo cursos, deixe para quando já tiver uma base do assunto e precisar aprofundar em algo específico.

Em relação a um curso de R$1.000 do Eduardo Moreira, este é o seu primeiro bom investimento.

3 curtidas

Pessoal, realmente muito obrigado pela recepção.
As dicas de vocês já estão sendo bem valiosas e me deram um norte de onde começar.
Já estou lendo os livros da Suno e encomendei meu livro do investidor inteligente.
Agora vou realmente dar uma estudada e entender o que melhor posso extrair tanto do fórum quanto das bibliografias.
Obrigado!

2 curtidas

Se você pode investir em algum livro recomendo fortemente os livros do Leandro Ávila do “Clube dos Poupadores”, pra mim disparado o melhor site de educação financeira aqui no Brasil. Linguagem simples, voltada para o cenário, economia e a realidade dos investimentos no Brasil, diferente dos livros gringos que citam acontecimentos de bolsas centenárias mais estáveis e estratégias que as vezes não se aplicam aqui ( não estou desmerecendo as obras, rsrs)
Tem desde livros para educação financeira do básico ao avançado (comprei), renda fixa, análise técnica, fundamentalista (comprei, simplesmente completo), imóveis e etc.
Existem vários artigos no site dele sobre tudo isso, dá uma olhada lá para ver a qualidade.
Ps.: Se eu estiver infringindo alguma regra do fórum pela “propaganda” peço desculpas.

1 curtida