Iniciantes

Cadu, vi que vc escreveu isso:

“Com isso, você pode escolher uma empresa e aplicar o dinheiro separado no mês nela, até atingir o valor total que você pré determinou. Depois disso começa a diversificar, aplicando mensalmente em outra empresa, e por aí vai. O principal nesta estratégia é ter disciplina, e um bom planejamento inicial de como será a sua carteira, assim como sua diversificação.”

Vou fazer essa estrategia, ja que tenho pouco dinheiro para aportes mensais (1000 reais). Vou escolher uma e completar o montante de 20 mil, e depois escolho outra. Gostaria de saber, das empresas da carteira express, qual vc escolheria para aportar nesse momento, todos os meses, ate completar o montante. Ou seja, qual esta em um otimo momento de entrada para longo prazo?

2 curtidas

Itsa4

2 curtidas

Pensei que ia responder ENBR3. rsrsrsrs. Obg Cadu

1 curtida

Confesso que fiquei na dúvida entre as duas. P/ desempate, usei o potencial no preço alvo, e nisso ITSA está superior. Mas ressaltando que é uma escolha difícil…

4 curtidas

Hj lancei uma ordem de compra de itsa4 a 11,71. No book estava aparecendo inúmeras vendas a 11,70, ou até menos, e mesmo assim minha ordem não foi executada. Tirei até uma foto da tela…kkk

O curioso é que os demais lances de compra estavam em 11,69, ou seja, inferiores ao meu.

Alguém saberia me explicar o motivo? É possível isto acontecer?

1 curtida

De duas, uma: ou eram ordens de leilão, que só são executadas ao final deste (se estiverem dentro do preço) ou seu homebroker estava com bug.

Foi as 17h37. É horário do leilão? Neste caso meu lance não estaria dentro do preço, já que tinha oferta de venda em preço menor?

Ah, minha corretora é a clear :grimacing:

1 curtida

Não é horário de leilão regular não. Só se foi um leilão atípico, em razão da variação de preços, mas não sei se isso aconteceu porque não consegui acompanhar o pregão hoje.
Mais provável que seja algum bug do HB mesmo. Isso acontece nos pregões mais movimentados

1 curtida

Só pra lembrar o pessoal, a partir da semana que vem o pregão termina às 5 e tem after market .

4 curtidas

Bem possível que seja bug da clear… cada vez mais reclamações.

@cadu gostaria que você me tirasse uma dúvida: com critérios objetivos o que seria uma líquidez ruim para o pequeno Investidor? Tem gente que diz que tem que olhar pelo volume diario… Tem gente que diz que tem que olhar pela quantidade de negócios por dia… Na sua opinião qual seria o critério de corte para desclassicar uma empresa pela líquidez?

2 curtidas

Não gosto de desclassificar uma empresa somente pelo critério de baixa liquidez.
O que faço é colocar um limite de capital, pra saber se o investimento que pretendo fazer é viável ou não.
Para tal, gosto de olhar o volume médio $ diário de negociação (no fundamentus tem este dado por exemplo).
Pegando por exemplo RAPT3, que tem um vol. médio de R$ 159K dia.
Com isso coloco um limite de investir no máximo 10% do valor deste volume. Neste caso, seria um investimento máximo de 15k nela. Isto dá uma boa margem de segurança para o investidor.

7 curtidas

@cadu, em breve vou precisar desfazer de alguns ativos pra gerar caixa, qual seria o racional na hora de escolher quais ativos devo vender primeiro?

1 curtida

Geralmente o ativo que tem menor potencial de valorização.
Ou pode ser tb em tempos de cenário adverso, o ativo com maior risco, seja financeiro ou pelo setor inserido.

3 curtidas

Obrigado pelo retorno @cadu. Estou com os seguintes ativos e % na carteira:

PETR4 5,91%
PRIO3 2,31%
LOGG3 5,94%
SAPR4 4,19%
TRIS3 3,64%
GGBR3 3,28%
ENBR3 5,30%
TAEE11 5,12%
VALE3 6,91%
ITSA4 9,46%
BBAS3 9,76%
IRBR3 1,81%
TCSA3 2,14%
STBP3 3,12%
GGBR4 1,66%
MULT3 3,63%
CEAB3 1,61%
ITUB4 3,94%
VVAR3 2,59%
MTRE3 1,50%
MYPK3 3,30%
GGRC11 6,83%
TGAR11 6,06%

Quais seriam os primeiros a serem vendidos no seu racional? Obrigado.

1 curtida

Neste caso eu começaria vendendo as empresas com maior grau de endividamento, ou empresas que vc já tem outras com maior potencial no mesmo setor:

PRIO3, VVAR3, TCSA3, MTRE3, MYPK3, CEAB3, GGBR4, ITUB4

2 curtidas

@cadu, qual o racional para essas 3?
MYPK3 não parece ter outra no setor nessa carteira, além de ter baixo endividamento.
CEAB3 também
ITUB4 seria por preferir ITSA4?

2 curtidas

CEAB foi mais por ter uma posição muito pequena.
ITUB por preferir focar em ITSA mesmo.
MYPK eu gosto do ativo, mas não tem um baixo endividamento não, ainda mais se olha pela ótima do EBITDA. Acho que a empresa terá muita dificuldade em recuperar sua rentabilidade.

1 curtida

No statusinvest aparece DL/EBITDA de 2,2. Na faixa de 2 ainda considero OK.
E por curiosidade, qual o critério de classificação de dívida na plataforma penserico? Procurei ela aqui e consta a situação de dívida em azul, como “empresa com baixo endividamento”.

É pq ela tem um PL elevado, logo no indicador divida bruta / PL é baixo. Mas nestes casos vale a pena tb comprar com o EBITDA.
Mas note que não disse que o endividamento dela é elevado, mas sim que não considero baixo como afirmou inicialmente. E com o lucro caindo forte neste ano, o DL/EBITDA vai subir bastante.

1 curtida