Início de Investimentos

São todas boas empresas, mas voltadas para um foco de crescimento. Isto gera uma maior volatilidade. Se quiser uma maior diversificação, pode pensar em trocar Pard ou Odpv por uma empresa com foco em dividendos, como TAEE11.

3 curtidas

Comecei este mês tanto no fórum quanto no mercado de ações.
Ainda um pouco confuso em relação a estratégia que adotarei, pensando em operar nas viradas de médio prazo.
A primeira ação comprada foi a MPLU3, 200 ações a R$ 26,15. Parece uma empresa bem administrada e o preço caiu bastante recentemente.
Espero me sair melhor que o fundo que possuo da PERFIN, que já desvalorizou 8% esse mês.

3 curtidas

Então.
Iniciei meus investimentos em ações há pouco mais de 1 mês, depois de estudar um pouco mais decidi pelos seguintes papéis: ITSA4, ABCB4, WIZS3, ENBR3 e um fii Mxrf11.
Como o Cadu tinha dito antes, os papéis citados no post anterior iriam sofrer uma alta volatilidade o que talvez seria difícil de suportar para um iniciante.
Pretendo fechar com 06 ações e 04 fii a minha carteira.

1 curtida

Senhores, meu intuito é ter uma renda passiva a longo prazo. Mas tenho uma dúvida: possuo um ativo que hoje da 21% de rendimento caso seja vendido, vcs costumam girar a carteira? Pois estou pensando em vender e comprar outro que está mais descontado estamos falando de aproximadamente 2.300,00 na venda.
Alguém pode ajudar?

1 curtida

21% ano? Qual o risco deste investimento?
Tem sempre de pesar a relação risco x retorno.

Cadu, desculpe! Me expressei mal, tenho uma ação que valorizou esse percentual. Não sei se vendo para comprar outra descontada.

1 curtida

Neste caso, independente do quanto ela se valorizou, vc tem de calcular o preço justo dela. Por exemplo, se o seu preço justo em uma ação é de 50,00, e ela está sendo negociada a 10,00, mesmo se valorizar 21% ela continua barata e com bom potencial de valorização.

Agora se outra empresa do mesmo setor, ou mesmo uma empresa de setor diferente, apresentam um queda e estão com maior potencial de valorização com base no preço justo, e tem riscos similares ou inferiores, vale a pena a troca sim.

4 curtidas

Cadu, hoje minha aplicação e no TD. Vou começar a aplicar em RV.
Devo, a princípio, copiar a carteira TOP PICKS de vocês até eu aprender avaliar uma ação.
Na carteira, hoje , tem 5 ativos com preços acima do preço máximo de compra indicado: GRND3,
TAEE11, ITSA4, ECOR3 e KROT3. Qual sugestão até comprar a carteira completa?

1 curtida

Os ativos que estiverem acima do preço teto seria mais prudente esperar um melhor pto de compra, pois é um sinal que se valorizaram. Foque naqueles que ainda não superaram o preço teto. No começo do próximo mês eu faço os devidos ajustes na carteira, e atualizo os ptos.

1 curtida

Valeu a dica.

1 curtida

Uma dúvida, recentemente solicitei a subscrição do ABCB4, blz até aí td bem.
Mas informei que tenho interesse nas possíveis sobras. Nesse caso como funciona? A corretora me informa a quantidade, tem um prazo para deixar o valor na corretora, é possível comprar fracionada?
Quem puder ajudar ficarei grato.

1 curtida

Estas sobras são sempre um mistério. Eu raramente consigo comprar, a maior parte acaba ficando para investidores institucionais.
Na teoria é isso mesmo, comunique a corretora sobre o interesse. Tem de ver no prospecto as datas, e também qual a quantidade que tevede sobras.

1 curtida

Obrigado Cadu, sempre atencioso com os iniciantes :clap::clap::clap:

2 curtidas

Complementando a informação de ABCB:

A quantidade será de 8.782 recibos de subscrição de ações preferenciais (PN), representando 0,2569% da emissão por tipo e 0,1252% do total da emissão pelo preço mínimo de R$ 12,46 por recibo. O leilão será realizado no dia 6 de março das 16hs às 16:15hs intermediada pela Itaú Corretora de Valores S.A…

6 de março? Participo do leilão pela corretora?

1 curtida

Isso, mas tem de ver com sua corretora se ela irá participar, pois não são todas que participam.

1 curtida

Mais uma dúvida :slight_smile:

Conversando com um colega de trabalho ele iniciou os investimentos em RV. Ele realizou a venda de fii em 03/08 com prejuízo de 63,12 e no dia 23/08 realizou a venda de outro fii com ganhos de 53,14.

Ele nesse caso não precisa pagar DARF, Correto? e fica com esse (-9,98) “guardado” para subtrair de futuros ganhos nos fiis…

Apenas na declaração anual de IR ele informa essas vendas com lucros e prejuízos?

Tem sentido o meu entendimento?

Grato!

1 curtida

Exatamente.

1 curtida

Obrigado!
Já estou conseguindo orientar alguém kkk.

Ele iniciou os investimentos de tanto eu favar que investia em RV.

2 curtidas

Pessoal!

Preciso de uma orientação. Descobri esse fórum recentemente e estou aprendendo aqui bastante com relação a investimentos. Minha carteira atual está da seguinte forma:
28,20% - Tesouro Selic
24,82% - Debenture Ligha3 (LIGHT SERVICOS DE ELETRICIDADE S/A)
34,56% - LCI (com data de vencimento para nov/2018)
14,89% - Poupança
Percebi que minha carteira de investimentos não está muito balanceada, pois queria começar a investir no mercado de ações.
Essa debenture comprei sem ter muito conhecimento do que se tratava, não sei se vale a pena levá-la até o vencimento out/2022. Só a comprei por ser uma debenture incentivada com rentabilidade de IPCA + 5,60%. Depois que conheci o Pense Rico que vi que a Light está com uma dívida alta.
A princípio estava com uma idéia de investir esses 14,89% na “carteira Valor” indicada aqui pelo Pense Rico, para começar a entender desse mercado. Mas fiquei em dúvida em onde realmente seria melhor iniciar, se pelo TopPicks ou Carteira Crescimento. Estou bem confuso em iniciar e gostaria de alguma opinião do que seria melhor. Começo pela Carteira Valor e em novembro (quando vence a LCI) completo com a carteira crescimento e FII.
Estou bem confuso em como proceder, meu intuito seria no longo prazo.
Vocês poderiam me dar uma orientação quanto a essas dúvidas?

2 curtidas