Início na vida de investimentos

Depende…
Qual o seu nível de educação financeira?
Quais investimentos tem ou já teve?
Qual risco aceita correr?
Quais seus planos para o dinheiro, comprar algo no futuro, investir pensando em renda passiva? Vai precisar dele nos próximos 2 / 5 / 10 anos?
Já possui reserva de emergência? Tem alguma dívida?
Há muitas variáveis …
Particulamente eu fiz a minha base de educação financeira com os livros do Leandro Ávila. Se não quiser gastar (investir), só de ler os artigos no site dele (Clube dos Poupadores), já vai te colocar na frente de 80% da população brasileira se tratando de educação financeira / emocional / pessoal.
Ps. Agora que percebi que a pergunta já tem mais de ano. rsrs :sweat_smile: :sweat_smile:

2 curtidas

Cara, primeiro, parabéns por já estar pensando nisso aos 23 anos! Ter essa visão de longo prazo e poder investir R$5 mil por mês já é um baita diferencial. Dá pra construir algo sólido em 10 anos, sim.

Sobre como começar, eu acho que o principal é entender o básico. Antes de sair comprando ações ou colocando dinheiro em qualquer lugar, estuda sobre os tipos de investimento: renda fixa, renda variável, fundos imobiliários, ETFs… Assim, você consegue montar uma carteira equilibrada e que faça sentido pro seu objetivo de liberdade financeira.

Um curso que eu recomendo bastante é o do Thiago Nigro. Ele tem uns conteúdos super didáticos pra quem tá começando, e o foco é justamente montar estratégias sólidas pra longo prazo. Outra boa é acompanhar canais no YouTube, como o Me Poupe! (da Nathalia Arcuri), que explica de forma simples e descontraída. Livros também são uma boa opção. Aqui nesse artigo fala sobre alguns: https://guiadoinvestidor.com.br/melhores-livros-investimentos-financas-2024/

Também acho importante você entender sobre gestão de risco. Por mais que R$5 mil seja um valor considerável, não coloca tudo em ativos arriscados. Por exemplo, pode começar deixando uma parte em Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária, que servem como uma reserva de emergência, enquanto aprende mais sobre renda variável.

Ah, e estuda bastante sobre juros compostos. Quando você começa a entender o poder deles, fica mais fácil visualizar o impacto dos seus aportes mensais. Resumindo: começa pelo básico, investe em conhecimento antes de colocar muito dinheiro em algo e nunca confie em promessas de ganhos rápidos.

Qualquer coisa, tamo junto! Boa sorte nessa jornada! :rocket:

1 curtida