Início na vida de investimentos

Bom galera, tenho 23 anos e estou querendo começar a investir, e em qualquer lugar que procuro existem milhões de tutoriais, dicas e etc de como começar, e por se tratar de dinheiro fico receoso em quem confiar. Bem, meu plano é atingir minha liberdade financeira em 10 anos, pra isso planejo investir mensamente 5 mil reais em média (e alguns serviços extras quando possível). Minha pergunta é, qual por onde começo a estudar, existe algum curso que recomendam? Desde já obrigado!

1 curtida

Por onde começar a estudar eu vou deixar para a galera mais antiga aqui do forum que tem muita gente fera pra te ajudar.

Mas uma coisa que acho interessante é saber se a tua expectativa condiz com a realidade. Não sei se tu já fez alguma conta nesse sentido, mas por exemplo:
Assumindo que tu vai começar do zero, (salvo erro, fiz na calculadora do celular aqui) tu vai ter ± R$1.170.000,00 aportando 5 mil todo mês depois de 120 meses, considerando uma taxa média de 1% a.m.
Daí teria que ver se isso seria o suficiente para independencia financeira, sem esquecer que nao foi descontado inflação desse valor. Pode ser que tu consiga uma taxa melhor que essa também, muita coisa pode variar.
De qualquer maneira eu faria a conta de quanto meu dinheiro precisa render para chegar no valor que eu almejo, só para saber o que esperar durante esse caminho.

3 curtidas

Para estudar sugiro começar pelos clássicos:

  1. O investidor inteligente do Benjamin Graham (tem traduzido para o português)
  2. O jeito Peter Lynch de investir (tem traduzido para o português)
  3. A fórmula mágica do Joel Greenblat (não sei se tem em português)

Ainda tem O jeito Warren Buffet de investir, de algum jornalista. Dos quatro livros foi o que menos gostei. Talvez porque foi o último dos quatro que li/estudei, então já não tinha mais tantas novidades. E também o Buffet é discípulo do Graham então já havia tomado contato com parte das ideias quando li/estudei o livro do Graham.

Para ir gastando os seus 5mil mensais sugiro o estilo “value investing”: Boas empresas a um custo barato. Naturalmente, vão aparecer um monte de perguntas sem respostas. Você terá que ir se adaptando e encontrando caminhos. Keep moving.

3 curtidas

Fiz exatamente esse calculo, com juros de 1% ao mês, muito obrigado pela resposta

Lembro que havia outro tópico no fórum sobre o mesmo assunto, segue o link:

O mais importante é começar o quanto antes, mesmo que seja investindo em CDI, que você vai ganhar bastante tempo. Alguns conselhos que posso dar:

  • Fuja das previdências privadas, a não ser que seja no modelo que o seu empregador também contribua com o valor do seu aporte.
  • Acompanhe os indicadores taxa de juros, inflação, tanto aqui quanto nos EUA, pois acaba influenciando muitas decisões que impactam o seu dinheiro e o seu poder de compra
  • Comece com o básico, investindo em ativos que tenham liquidez, tipo CDBs, LCIs, LCAs com prazos curtos. Não tente agora comprar um Tesouro 2055 ou 2065, pra exemplificar um caso extremo, pois “travar” uma taxa de juros longa em um momento que você ainda não tenha conhecimento pra saber o que é um bom prêmio de risco pode comprometer o seu retorno - estude sobre marcação na curva e marcação a mercado. Posteriormente, comece a investir em ações, FIIs (aqui entra também FI Infra, FI Agro, FIP IE, etc) e outros ativos de maior risco.
  • Comece também a investir no exterior em dólar e/ou em empresas exportadoras para diversificação o quanto antes. Pode comprar um pouco de criptomoedas também, mas não vá considerar elas como investimento.
  • Estude, leia bastante e comece aplicando em diferentes investimentos de forma gradual, mantendo em renda variável apenas uma porcentagem que te deixe tranquilo caso ocorram perdas.
2 curtidas

Olá meu amigo,

sua dúvida é pertinente a todo mundo que começa a investir. Sempre queremos fazer o melhor de primeira e acertar! No mundo de investimentos precisa conhecer seu perfil, seu momento de vida e experimentar.

Já errei muito comigo e com clientes, já vi pessoas quebrar, já vi elas recomeçarem. Importante é a disciplina. Foco em materiais confiáveis e ouça as pessoas para tirar sua própria conclusão.

Inicialmente, como o @marcelor mencionou foque em produtos com liquidez (que podem ser resgatados a qualquer momento) e monte sua reserva de emergência (normalmente 6 ou 12 meses suas depesas). Objetivo dela é ter correção, não foque em fórmulas mágicas ou rendimento altos.

Vá devagar, com consistência que chegará longe.

Abraço

2 curtidas

Me ajudou muito, vou atrás desses livros, muito obrigado!

Muito obrigado, está sendo de grande ajuda!

Curiosamente o nome “A fórmula mágica de Joel Greenblat” é parte do título em português do livro. Em inglês é “The little book that beats the market”.

@luiz991
Eu acho complicado de dar conselhos com tão pouco contexto.
Seria interessante se você falasse um pouco sobre sua experiência com investimentos, talvez formação acadêmida, se tiver. Quão familiarizado você está com renda fixa, renda variável etc.

Só assim pra gente ter alguma noção de por onde começar. Tem gente que precisa ler livros de “mentalidade” antes de mais nada. Tem gente, inclusive, que precisa ler livros sobre aprender a poupar. Não sabemos se é o seu caso, embora você já tenha um valor específico que vai aportar todo mês.

Um livro que eu recomendo sempre pra qualquer pessoa que pensa em investir é “Pai rico, Pai pobre”. É um livro que diz um monte de coisas óbvias que precisam ser lidas.
Gosto muito de “Os Axiomas de Zurique” também. Ele abre a sua mente para lembrar que há bastante especulação na renda variável e que isso não é, necessariamente, uma coisa ruim.

Sobre os livros já recomendados:
O investidor inteligente - é considerada a bíblia do value investing, mas eu não recomendo para você. É um livro muito chato e você consegue extrair o conteúdo dele lendo textos que falam sobre ele. Eu honestamente acho uma peda de tempo.
2. O jeito Peter Lynch de investir ( One Up on Wallstreet). Pra mim, o melhor livro sobre investimentos para pessoa física. Eu acho muito muito bom. E é fácil de ler.
3. A fórmula mágica - é facinho de ler, mas repetitivo também. Contudo, acho que vale a pena sim.


Além desses, acrescento “O investidor de bom senso” (The Little Book of Common Sense Investing), do John Bogle. Basicamente é um tratado em defesa do investimento passivo. Acho que vale muito a pena ler para se expor a uma outra forma de investir em renda variável.

2 curtidas

Não tenho experiência alguma com investimentos, comecei a pesquisar a mais ou menos 1 semana. Trabalho hoje com programação web. Vou procurar ler todos esses livros, muito obrigado pela ajuda!

Boa,

então eu vou te dar inicialmente um conselho: quando começar na renda variável, comece com POUCO DINHEIRO. Ao mesmo tempo, não coloque dinheiro IRRELEVANTE. Deixe a maior parte na renda fixa e vá investindo na renda variável aos poucos. Vá vendo se você se acostuma com as flutuações insanas da bolsa de valores. Aí você vai poder entender melhor o seu perfil de risco.

O primeiro livro que eu leria é mesmo “Pai Rico, Pai Pobre”.

3 curtidas

Entendi, obrigado pelas dicas!

Muito obrigado! Me ajudou bastante

Costumo dizer para quem está começando que o mais difícil em renda variável é perder dinheiro.

Portanto, pessoalmente, a regra número 1 é aprender a perder dinheiro. Seja limitando as suas perdas, seja se acostumando inclusive e principalmente psicologicamente com a situação.

Parece estranho, mas ninguém ganha dinheiro em renda variável sem perder dinheiro. Resiliência é tudo nesse mercado.

Um passo de cada vez, seja otimista e ao mesmo tempo realista, e que tenha muito sucesso na caminhada que pretende iniciar a trilhar!

8 curtidas

@luiz991 como já disseram dar conselhos é delicado, mas como vc pediu ajuda vou dar umas sugestões.

Os livros já indicados são excelentes, pode começar com estas leituras que estará bem servido.

O que eu gostaria de ponderar com vc é o seguinte (tenho 40 anos, já estive no seu lugar): tenha em mente que seus objetivos, prioridades e tudo mais vão mudar muito ao longo do tempo. Por mais que vc pense que tem um plano, acredite em mim. Nossa vida muda, nossa visão sobre dinheiro e investimentos também.

Na sua idade eu tb pensava em independência financeira, fazia planos com planilhas e tudo o mais. Com o decorrer do tempo isso se mostrou um pouco inútil, pois os valores pretendidos, os gastos, etc, mudaram muito ao longo do tempo (graças a Deus, os ganhos tb). Outra coisa é que projetar rentabilidade é muito especulativo e pode te desanimar no caminho, pois em renda variável ela será naturalmente instável. Tem que aprender a conviver com a volatilidade, como já disseram acima.

Você já está no caminho certo, tem uma meta de aporte, uma visão de longo prazo e humildade para querer aprender. Isso já te coloca à frente de 99% dos brasileiros. Daqui pra frente o que vai te manter focado é a persistência e o autoconhecimento. Pode ter certeza que ao longo do tempo, aplicando dinheiro de verdade vc vai conhecer suas preferências pessoais e vai fazer inúmeros ajustes em sua carteira, isso é normal.

Em resumo, mantenha-se focado em seu aporte (aumente-o sempre que possível), escolha ativos de qualidade que te deixam dormir tranquilo (isso vc vai aprender somente com a experiência) e deixe o tempo agir, sem pressa. Paralelamente, continue trabalhando com o que vc sabe fazer, aprimore-se sempre e não fique obcecado com os investimentos, olhando cotação toda hora, etc. Monte o plano, execute e afaste-se um pouco. Quanto mais vidrado no mercado mais chance de fazer besteira.

Durante muitos anos sua principal fonte de renda será seu trabalho. Eu achava que em poucos anos eu poderia “empatar” a renda dos investimentos com a do trabalho, mas no meu caso foi ilusão. Pode até ter dado certo para outras pessoas, mas comigo não foi assim. Até porque fui me qualificando com o tempo e o rendimento do trabalho subiu (as despesas com a família tb). No final, o que me importa hoje é sempre ter excedente e continuar investindo cada vez mais, de forma que a renda dos investimentos complemente a do trabalho e juntas me proporcionem uma qualidade de vida melhor a cada ano. Antigamente eu pensava em aposentar cedo, hoje penso que continuarei trabalhando por muito tempo ainda, sem pestanejar.

Já escrevi demais. Boa sorte na sua jornada!

10 curtidas

Estou me preparando mentalmente para perder sim kkkkk, obrigado pela resposta!

É muito bom ouvir isso de alguém que tem mais experiência, foi de grande ajuda, muito obrigado!

1 curtida

Para complementar os livros, seguem dicas de canais do youtube que gosto:

  • Canal do ASVID
  • Canal Dica de Hoje
  • Neto Invest (conteúdo bem mais raso que os dois anteriores e vídeos mais lights, mas gosto de ver às vezes)
1 curtida