Investimento no exterior - até onde compensa?

Olá pessoal!

Para um patrimônio relativamente pequeno em renda variável BR, qual a real necessidade de se estar investindo no exterior através de BDRs?

Seria mais viável um IVVB11 ou SPXI11?

Me desfiz de minhas BDRs e as vezes penso: "até onde compensa eu investir no exterior através de corretoras BR?

Obrigado!

Vamos facilitar a pergunta…

Considerando um capital relativamente pequeno em RV, compensa mais criar uma carteira de BDRs ou já partir logo para um ETF, como IVVB11 ou SPXI11?

Eu invisto em ETF, mas diretamente no exterior. Investir em BDR´s não exclui o risco Brasil.
Tenho 30% no exterior, e pretendo chegar a 50%. Exterior que tem salvado minha carteira este ano.

Têm dois livros bem interessantes de se ler:
1- Investidor de Bom senso, Este fala que investir em ETF´s de índice para longo prazo é uma boa alternativa, pois apesar de ter um retorno na média do índice, você no final tem um retorno acima de 80% dos investidores PF.
2- Investindo em ações para o longo prazo, este livro mostra que o S&P500 rendeu 9% a.a. nominal em dólares de 1802.

Então, minha conclusão foi de que se eu conseguir um retorno de 9% em dólares mais a desvalorização da moeda de uns 6% a.a. (foi o que se desvalorizou desde 1994), eu teria um retorno nominal em reais de 15%. Um bom retorno.

Invisto em ETF´s para reduzir o risco da língua, de acesso à informação.

4 curtidas

Acho que o Manoel matou a charada. Mas sobre essa indecisão acredito mais ser uma questão pessoal. Eu não tenho mais paciência para ficar analisando as empresas, daí acho colocar tudo em ETF (no meu caso, o VT) muito mais fácil e prático. Mesmo que tenha um retorno menor.

2 curtidas