Olá, boa tarde. Me chamo Vânia, sou iniciante no mundo dos investimentos, totalmente leiga. Vcs sugerem fazer curso ou buscar ler livros, assistir vídeos já me ajudam muito?
Se tiver sugestão de livros, canais YouTube e/ou cursos, fico agradecida.
@roniger Olá Vânia. Antes de te sugerir alguma coisa, me responde o que segue:
- Qual sua idade?
- Qual sua formação escolar?
Passa teu e-mail por mensagem privada (ou deixa aqui, se não se importar) e eu te envio um guia em PDF que eu fiz para quem é totalmente leigo.
Eu não sou leigo, mas também gostaria de receber! Posso? Heheh
Claro. Mas é algo bem básico.
Olá, Ricardo! Passo sim, claro!
[email protected]
Olá, João! Tenho 41 anos, formada em nível técnico.
Enviei por e-mail. Creio que tem muita informação que vai servir pra ti.
@roniger Vânia tenho 65 anos e sou Engenheiro Mecânico de formação. Estou aposentado. Eu sou relativamente novo de bolsa de valores. Faz uns três anos e pouco que comecei bem para valer. Então não sou dos mais experientes aqui no fórum. No fórum tem muita gente com muita experiência e com muito conhecimento. De modo geral o pessoal é bem prestativo.
A opção que fiz foi estudar através de livros e também aproveitei algumas coisas na internet.
Vi pelos posts que os colegas foristas já fizeram algumas sugestões.
Vou te sugerir alguns livros que são os mesmos que sugeri a um amigo pessoal. No caso dele ainda tinha uns livros sobre opções que no momento não faz sentido para você.
Segue abaixo uma lista com 7 livros que entendo podem ser úteis para quem gosta de livros.
Se tiver outras perguntas fique à vontade.
Ideias gerais:
Análise Gráfica:
Imposto de renda
Contabilidade para investidores
Como iniciante, é ótimo ver seu interesse em aprender sobre investimentos. Ambas as opções são válidas, mas pode ser útil começar com vídeos e livros para adquirir uma base. Eu já fui um iniciante nisso, mas fiz meu primeiro investimento com sucesso graças a Depois, um curso pode ajudar a aprofundar seu conhecimento e esclarecer dúvidas específicas. Lembre-se sempre de verificar a credibilidade das fontes e de seguir um plano de estudo que se adeque às suas necessidades.
Oi, Vânia. Tô chegando tarde, mas pode servir para outros que vierem depois. Vou te falar: no início, o mais importante é ir devagar, aprendendo o básico. Você não precisa gastar com curso de cara, dá pra aprender muita coisa vendo vídeos no YouTube e lendo uns livros bem simples.
- Dá uma olhada em uns vídeos no YouTube, porque eles explicam de um jeito bem prático e fácil de entender. Coisa tipo: “O que é renda fixa e renda variável”, “como começar com pouco dinheiro”. É ótimo pra quem tá começando do zero!
- Depois, se quiser, pega uns livros pra aprofundar um pouco mais.
- Cursos são legais, mas só se você sentir que precisa de algo mais estruturado. No começo, os vídeos e livros já dão um baita gás.
Canais no YouTube pra você maratonar:
- Me Poupe! (Nathalia Arcuri) - É super divertido e cheio de dicas práticas.
Acesse aqui. - EconoMirna - Ótimo pra iniciantes, com uma explicação bem clara e objetiva.
Acesse aqui. - O Primo Rico - Fala sobre investimentos de um jeito fácil, mas também traz umas estratégias bacanas.
Acesse aqui.
Alguns artigos para te ajudar:
Qual melhor investimento hoje para iniciantes? 4 melhores opções
Investimentos para iniciantes: como começar | XP Investimentos
Investimentos para iniciantes: como começar a investir [2025] - Meu Bolso em Dia