Investir em Startups

Sou um dos sócios fundadores da CapTable (www.captable.com.br), plataforma de investimento em startups regulada pela CVM 588 (sou uma das pessoas que ajudou a criar a regulação).

Gostaria de saber o que vocês acham do investimento em startups e em como isso pode ser interessante para compor o portfólio de investimentos de vocês?

Qualquer dúvida sobre o tópico e melhores formas de fazer isso, estou a disposição!

Abs

2 curtidas

Aproveito para divulgar o nosso primeiro webinar, que acontecerá em parceria com a StartSe!

Neste webinar vamos falar um pouco mais sobre como se estruturar pra investir em Startups!

1 curtida

Isto é algo que sempre tive vontade de estudar melhor, mas que era muito restrito a grandes fundos.
O ponto principal é o risco mais elevado, pois são negócios que ainda estão iniciando. Por outro lado vc tem um potencial de retorno também elevado.

3 curtidas

Bacana Cadu!

Acho que o webinar vai ajudar a apresentar bastante o como iniciar neste mundo. Certamente o investimento é um pouco mais de risco, mas na CapTable possuímos alguns pontos que nos ajudam a identificar empresas um pouco mais robustas e com maiores chances de crescimento.

Começa que todas as empresas tem que estar faturando, em segundo lugar que elas passam por uma validação contabil do nosso parceiro Ankor e por validação do negocio pela Organica (mais dados estão no nosso site).

Mas no webinar vamos apresentar isso um pouco mais a fundo e seria bacana se vocês participarem e depois até pra me dar o feedback.

2 curtidas

Uma coisa que me deixa preocupado em investir nessa área, é o medo de ser enrolado, negócios menores são mais susceptíveis a ter desvios, resultados falsos…

Mas é bastante interessante

So tem essa loop para investir hoje?

tem como ver o historicos das empresas antigas?

1 curtida

Concordamos! Por isso incluimos em nossa plataforma um processo tipo IPO, onde colocamos a “auditoria” dos números por um contador parceiro (queremos que a fintech contrate o contador para ser o oficial da empresa). Assim conseguimos ter credibilidade dos números apresentados.

1 curtida

A Loop é a nossa primeira e por enquanto única oportunidade, mas te cadastra lá na plataforma que serás avisado dos próximos projetos.

interessante esta informação… aqui o mercado ainda é pouco difundido. a StartSe está ajudando a dar uma boa disseminada nisso.

Muito legal.

Essa loop eu não coloquei fé…

Se aparecer uma que eu goste, posso colocar R$1.000 pra vê…

Deixa sempre atualizado, o que acontecer com essa Loop, mesmo que ela quebre e quem pagou sair com as mãos abanando, deixa a informação no site, de quanto pagou, e se recebeu alguma coisa quanto recebeu quem comprou 1 cota, isso da muita credibilidade, mesmo que o cara pagou R$ 1.000 e nunca recebeu nada…

1 curtida

estava olhando na página de como investir e na sessão “CONVERSÃO” fala que devolve todo o capital investido com rentabilidade de 100% do CDI caso a startup não atinja o resultado esperado. E em caso da empresa quebrar, perde o capital investido. certo?

1 curtida

Pode deixar. Faremos o possível para deixar sempre o mais transparente!

bom dia, estou de olho nessa nova plataforma a Intertradec, ela é brasileira, o que voces acham?

https://www.intertradec.com.br/

1 curtida

Essa plataforma no caso é para criptomoedas. Eu uso a FoxBit e Poloniex.

E aí pessoal, alguém com experiência em investimentos com startup’s para compartilhar?
Estou pensando em separar 10% do meu capital aplicado em RV para as startups (que de preferência traga algum impacto social e inovação), e operaria pela plataforma da EqSeeds, que acho boa, pois tem todas as informações necessárias sobre a empresa, é bem organizada e tem um fórum para tirar dúvidas, que é respondido pelos próprios sócios/diretores, etc.

cheguei a ler (pouco) sobre isso, mas parece que, ao contrario de comprar açoes, um investimento em startup é muito mais complicado por que o investidor pode responder legalmente pela startup (isso não acontece com quem compra açoes, no maximo a grana virá pó).
Ou seja, vc pode responder por um processo trabalhista, ter bens penhorados, e coisa pior, ir para a cadeia… ou ficar respondendo na justiça 20 anos por algo que não tem culpa…como se fosse realmente o “dono” da startup…
Só de pensar nisso, desisti da ideia. Mas como foi uma leitura superficial, posso ter ficado com uma ideia errada…
Quem puder esclarecer…

1 curtida

Cara, pelo menos a operação pela plataforma da Eqseeds não funciona assim.
Lá todas as empresas são Ltda. Quando vc investe nela, vc entra no estatuto como credor, sendo isento de qualquer responsabilidade judicial, e quando a empresa se torna SA, sua nota de credor é automaticamente convertida em nota de ação preferencial.

Estou interessado em entrar no setor agro de alguma forma. Me deparei com essa startup e gostaria de saber se alguém tem experiência em investimento em startups.
Eu achei a estimativa de crescimento de receita bem otimista, mas seria um dinheiro que poderia perder totalmente ou se multiplicar.

Investir em startups é complicado… basicamente, tu investe é em pessoas, e na capacidade delas em tocar a empresa e os projetos. Fora que a quantidade de startups para soluções é muito maior do que a demanda de mercado (bolha potencial)… No setor agro não é diferente. Ah, e Brasil é um dos piores lugares para empreendedorismo.

Pra investir em startups sugiro ou via algum fundo, ou então, ou sentar na mesa junto com quem tu está aportando dinheiro.

Agronegócio, bem, de investimentos mais convencionais, tem algumas ações ok, como AGRO3 e SLCE3, além das de proteína animal, e o QAGR3 como FII.