Investir no Exterior

Desvalorização do Real perante as moedas mais fortes do mundo em 10 anos… assustador… :grimacing:

8 curtidas

https://neofeed.com.br/apresentado-por-avenue-securities/nas-bolsas-americanas-tech-voa-mas-tem-muito-mais-acoes-no-cardapio/

Alimentando meu viés de confirmação (tenho um ETF de clean energy) :grin::

“Numa perspectiva de 4 anos, há muito potencial, por exemplo, para companhias de energia renovável”

Onde vc fez este gráfico? Seria interessante ver um comparativo do Real com outras moedas emergentes e sofridas também, como TRY, RUB, MXN.

TradingView… é um site bem famoso.

Segue… não achei par com a lira turca:

1 curtida

Mais um pouco de terrorismo…
Não quero ficar com esse medo sozinho aqui não.

:grin:

https://twitter.com/qrcapital/status/1368924632775004168?s=21

https://twitter.com/wsb_brasil/status/1369043778636513285?s=21

2 curtidas

image

Comparação entre fundo cambial e dinheiro parado na conta da AVENUE por 1 ano, com o dólar valorizando 10% e assumindo que vai trazer o dinheiro de volta.

Se não remunerar, não compensa.

Breakeven nos 45% de lucro…

image

6 curtidas

Muito interessante. :clap::clap::clap:

1 curtida

https://neofeed.com.br/blog/home/nem-bolsonaro-nem-lula-o-dinheiro-do-investidor-brasileiro-voa-para-joe-biden/

Não sei se só é aqui mas a passfolio anda demorando bastante pra processar os depósitos, antes mesmo sem plano pro processavam no mesmo do dia. O último depósito tive que entrar em contato porque tinha estourado os dois dias úteis que eles dizem ser o prazo máximo.

Curitiba, 12 de março de 2021.

Olá, tudo bem?

Temos informações importantes para dividir com você.

Como você sabe, o MS BANK encerrou as atividades de transferências internacionais com o correspondente cambial Transferwise e desenvolveu uma nova plataforma para continuar atendendo você com qualidade e segurança. Segurança é nossa prioridade. E também é nossa prioridade pautar a parceria com nossos clientes pela ética e pela transparência. Por isso, retomamos o contato com você para contar o que está acontecendo.

O MS BANK encerrou o contrato com a Transferwise ao descobrir que a Transferwise usou o nome e os dados financeiros dos clientes para enviar dinheiro ilegalmente ao exterior. A Transferwise fraudou transferências internacionais sem o conhecimento do MS BANK e dos usuários da plataforma, envolvendo seus nomes em crimes que podem levar a até seis anos de prisão: crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a ordem tributária e contra a lei das organizações criminosas de caráter transnacional.

Assim que identificou que os valores de alguns recibos emitidos aos clientes pela Transferwise eram diferentes dos valores registrados no MS BANK nas mesmas operações, o MS BANK acreditou que se tratava de um problema de sistema. Mas, mesmo acreditando tratar-se de uma falha técnica, comunicou imediatamente ao Banco Central, através do seu Departamento de Conduta (DECON), para uma investigação interna que ganhou a participação também da Receita Federal. A auditoria dos órgãos reguladores identificou que a Transferwise manipulava cotações de moeda estrangeira para enviar dinheiro dela, Transferwise, ilegalmente para o exterior de carona com a remessa dos clientes da plataforma.

O MS BANK questionou a Transferwise sobre os procedimentos irregulares e diante da inconsistência de ajustes de operação por parte da empresa, cancelou as atividades com a Transferwise. Com a conclusão das investigações e confirmação dos órgãos reguladores sobre a prática de ilegalidades, o MS BANK denunciou a Transferwise ao Ministério Público Federal.

Pautados pela transparência, estamos falando abertamente com você sobre o que aconteceu e o que você deve fazer para registrar oficialmente que não compactuou com nenhuma irregularidade da Transferwise mesmo que seu nome tenha sido usado indevidamente pela Transferwise.

Entenda como o esquema funcionava:
A Transferwise era um correspondente cambial do MS BANK. Um correspondente cambial é uma empresa que oferece serviços financeiros que são prestados por um banco licenciado pelo Banco Central. Essa informação era dada a todos os clientes da plataforma nos Termos e Condições que precisam ser aceitos para seguir com a operação.

Um exemplo: vamos supor que você queria enviar 1 mil euros para o exterior e entrou na plataforma da Transferwise. Ao fazer a operação, o sistema calculou, por exemplo, a conversão da moeda em uma cotação de R$ 7. Você faria o pagamento no valor de R$ 7 mil, certo? A plataforma emitia um recibo para você no valor de R$ 7 mil para a remessa de 1 mil euros.

A Transferwise então informava ao sistema do MS BANK o envio de R$ 7 mil, mas manipulava o valor da moeda estrangeira, informando, por exemplo, que você teria adquirido 1.005 euros ao invés dos 1 mil euros que você tinha programado.

Acontece que o MS BANK não envia o dinheiro diretamente para o destinatário final, e sim para a subsidiária da Transferwise no país de destino. Lá, a Transferwise ficava com esses 5 euros a mais e entregava os 1 mil euros que você realmente mandou para o exterior, disfarçando o envio de um valor não declarado, sonegando os impostos devidos pela Transferwise e usando o seu nome para isso.

O que você deve fazer?
Você deve checar se seu nome e seus dados financeiros foram usados de forma irregular pela Transferwise no Registrato, que é um site mantido pelo Banco Central. Cadastre-se e obtenha os registros oficiais de todas as transferências internacionais que você fez via Transferwise. Depois confira se os valores em moeda estrangeira dos recibos fornecidos pela Transferwise são iguais aos valores que estão registrados no Banco Central. Qualquer pequena diferença mostra que a empresa enviou dinheiro ilegalmente usando seu nome.

Se você identificar a irregularidade em alguma remessa sua, acesse o serviço da Ouvidoria do Banco Central do Brasil e formalize que você nunca esteve de acordo com a fraude da Transferwise. Ao formalizar a sua reclamação, o sistema do Banco Central vai gerar um número de protocolo. Guarde este número. Este é um documento que comprova que você nunca compactuou com a Transferwise nestas irregularidades.

Ao registrar que a Transferwise usou a sua transferência internacional para enviar dinheiro dela ilegalmente para o exterior você se protege e também ajuda o Banco Central a tomar as providências necessárias para que a Transferwise não possa mais usar clientes brasileiros nestas irregularidades.

Segurança, ética e transparência
O MS BANK é autorizado pelo Banco Central do Brasil a atuar no mercado de câmbio desde 2013. O MS BANK segue rigorosamente a legislação e as normas regulatórias do setor financeiro brasileiro e prioriza a segurança das suas operações, a ética e a transparência com seus clientes. Por tudo isso, o MS BANK comunicou as inconformidades aos órgãos reguladores assim que as identificou, respondendo legalmente por elas mesmo sem nunca ter tomado conhecimento sobre as fraudes. Agora que as irregularidades foram confirmadas, o MS BANK está denunciando a Transferwise ao Ministério Público Federal e comunicando todos os seus clientes.

Criamos uma página na internet com mais informações e orientações para você se proteger de qualquer consequência das ilegalidades que foram cometidas pela Transferwise usando o seu nome.

Acesse www.msbank.com.br/comunicado

Atenciosamente,
MS BANK

2 curtidas

Achei muito estranho isso ter vindo à tona semanas depois do MS BANK lançar seu próprio serviço de remessas internacionais. Ansioso pelos próximos capítulos dessa treta.

1 curtida

Ainda estou tentando assimilar se é verdade, ou, “recalque” de algum problema passado e estão tentando sacanear a Transferwise (o que seria gravíssimo).

Tentei ontem acessar esse Registrado do BACEN, mas não consegui.

1 curtida

é possível fazer transferência / remessa, via avenue ou passfolio, p/ conta de terceiros no Brasil?

Parece que a MS tá tentando pegar clientes da TW, mesmo assim foi uma denúncia grave, se não provar vao ter que pagar uma bela indenização, a questão é a grana que eles podem ganhar pegando esses clientes.

URÂNIO: Na Avenue tem UEC, CCJ, NXE e URA.

Pessoal, estou há tempos querendo migrar parte da minha carteira para fora do país, mas fico empurrando isso com a barriga. Sei que é muito fácil abrir conta na Avenue e similares, mas minha vontade era de abrir em alguma corretora da Europa. Alguém tem alguma (contra)indicação?

Digo isso pois tenho passaporte europeu, tenho conta bancária em Portugal (já morei lá no passado) e também tenho um NIF (o CPF de lá). Se algum dia eu sair do Brasil, com certeza será para algum país europeu, por isso gostaria de manter meus vínculos por lá.

Tenho certeza que eu nunca me mudaria para os EUA (questões pessoais mesmo, não gosto de lá) então na minha cabeça não faz muito sentido mandar parte do meu patrimônio pra lá, apesar de saber que o mercado financeiro americano é mais robusto.

Alguém tem alguma experiência investindo em corretoras da Europa?

1 curtida

Estou em processo de abertura de conta na filial inglesa da Interactive Broker.
Dá uma olhada nesse artigo que ten umas orientações legais:

https://amp.reddit.com/r/investimentos/comments/jtaaov/minha_experiência_com_a_tradestation_global/

Tenho dupla cidadania portuguesa. Depois posso tirar umas dúvidas contigo a respeito de tributação, manutenção de conta, custo de vida, estudos, emprego em Portugal?

1 curtida