Linx compra a Percycle, dona de um nicho no ecommerce
Geraldo Samor
A Linx acaba de comprar a Percycle, uma startup que vende publicidade nativa dentro de sites de ecommerce.
A Linx — que vende softwares de gestão de varejo e é uma das poucas empresas de tecnologia listadas na Bolsa brasileira — está pagando R$ 22,7 milhões para adquirir 100% da startup, que faturou cerca de R$ 8 milhões nos últimos 12 meses e cresce a taxas exponenciais.
A Percycle começou em 2014 como um 'recommendation engine’ — um algoritmo de recomendação de produtos baseado no comportamento do consumidor — mas mudou seu modelo de negócios quando os sites de ecommerce internalizaram a ferramenta.
Caiu mais @cadu, sou meio fraco ainda em análise de balanço, porém parece que a contabilidade está meio distorcida…creio que o resultado financeiro oriundo de uma aquisição recente somado ao ágil pago pela empresa pesou. A receita subiu
Receita subindo, EBITDA subindo, gerando caixa, mas lucro líquido caindo 2 anos seguidos. Não consegui entender o motivo disso pelo demonstrativo de resultados.
Na minha análise rápida, a empresa tinha uma receita financeira relevante até 2017. Essa reserva começou a ser usada em aquisições, e o resultado financeiro virou. Essa é a principal contribuição para diminuir o lucro.
O EBITDA está crescendo, mas o que cresce nele de fato é só depreciação (das aquisições?), o lucro operacional em si (EBIT) tá meio estagnado, e o financeiro piorando