MDNE3 - Moura Dubeux

Iniciei posição aqui de “leve”, só 25% do que pretendo aportar. Uma hora as construtoras vão parar de apanhar e isto deve ocorrer quando os custos da construção pararem de subir (talvez esteja começando).

O motivo que me fez escolher a MDNE3 foi:

• Desconto muito alto, mas isto é opinião: PL abaixo de 0,57; lucro nos últimos 4 trimestres (P/L atual de 9,X); e dívida líquida zerada (não estou querendo empresas já alavancadas com a SELIC sem definição de teto);
  • Presença na região Nordeste: grandes empresas da bolsa não atuando na região pelos histórico de prejuízos anteriores; profundo conhecimento da região; concorrência com empresas pequenas com poucos lançamentos anuais;
  • Boa reputação da empresa, com muitos lançamentos recentes de grande sucesso;
  • Menor pressão dos custos por atuar numa região onde a demanda por mão de obra não ocorreu como no Sudeste;
  • Concentração em média e alta renda numa região com menos lançamentos recentes.

Pelo lado negativo: a empresa tem quase 400 milhões prejuízos acumulados, ou seja, não deve pagar dividendos antes de 2024 (a menos que faça redução de capital como algumas empresas fizeram recentemente); histórico ruim, mas isto na minha opinião foi devido a elevada concorrência com posterior “fuga” de grandes empresas desovando seus estoques a preços deflacionados.

Na minha opinião atualmente seria a segunda empresa mais barata do setor, atrás apenas da EVEN3 (entrei também) que tem um caixa bem gordo, o que pode ser muito decisivo na situação atual.

1 curtida