MTSA4 - Metisa

Metisa é uma metalúrgica focada em produtos agrícolas, ferroviários e rodoviários (ferramentas agrícolas, lâminas para corte de pedras ornamentais, ferramentas de penetração de solo, acessórios ferroviários, peças para implementos rodoviários, além de ferramentas manuais e arruelas).

Possui uma governança muito ruim. Porém, seus números me animaram:

P/L de 9,43
P/VP de 0,70
1 tri foi de ótimo crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Lucrou 4 MM, e os melhores trimestres da empresa são os próximos (segundo e terceiro principalmente).

Está com dívida líquida negativa de 50MM
Esse tri dividiu 100% de seu lucro como JCP (possibilidade de se tornar um dos maiores DY da bolsa se mantiver essa estratégia)

@cadu: uma dúvida - a reserva de lucros da empresa superou o seu capital social. Isso significa que ela é obrigada a distribuir 100% de seu LL a partir de agora, ou depende do que prevê seu estatuto social?

Minha opinião: risco muito baixo de algo dar errado com essa empresa, que não possui dívida, não teve nenhum prejuízo nos últimos 10 anos (em nenhum trimestre) e depende de segmentos que devem seguir crescendo acima do PIB (agrícola e ferroviário).

O que acham? Alguém conhece?

1 Like

Tem de distribuir.

Empresa MTSA4
Cotação atual 18,04
Preço alvo pelo PSBe esta em 62,67 com potencial de crescimento de 247%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 34,74
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -1% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 9,43 10,06
P/VP 0,70
ROE 7,4% 7,0%
DY 5,80%
Margem Operacional 5,7% 3,6%
2 Likes

Valeu, Cadu! Aumentou minha confiança! Com a sua informação sobre a distribuição dos lucros, baseado no 1 tri, teríamos uma distribuição anual de 1,60 por ação (DY de quase 10%). Lembrando que o primeiro tri é o mais fraco do ano, ou seja, é provável que os próximos lucros sejam ainda maiores. Na minha visão, teremos mais de 12% de DY esse ano. Uma pena essa questão da falta de preocupação com os minoritários. O que ameniza parcialmente é que a empresa é das mais antigas listadas na bolsa (tenho a impressão de ter lido isso em algum lugar).

0 Likes

O problema aqui é se resolverem fechar o capital. A ON não tem liquidez, e a PN tem tag along zero. Ou seja, se fecharem pelo VPA, arredondando p/ 26, e se resolverem aplicar 40% p/ a PN, daria 10,40 por ação.

Não tenho ideia de quais as chances de fecharem o capital, ou ainda, de uma empresa maior do ramo efetuar a compra da Metisa.

Estes 4 acionistas detém quase 95% dos votos na ON:

E somente o Flavio tem uma posição relevante na PN, de 19,6%. Se ele começar a socar venda nestas PNs, pode ser um sinal de sua intenção de fechamento de capital.

1 Like

Perfeito! Acho que o maior risco é o fechamento de capital mesmo.
Não entendi esse seu desconto de 40% nas PNs. Acredito que o padrão seria o pagamento no mínimo de 100% do VP em caso de fechamento de capital.

1 Like

Depende. Se uma empresa fizer uma oferta p/ compra, e posterior fechamento de capital, na teoria ela não precisaria pagar nada aos acionistas da PN. Porém, partindo da premissa que talvez isso dificultasse um pouco as coisas com a CVM, ela poderia oferecer 40% deste valor pago p/ os acionistas da PN, que é um tag along “padrão” p/ uma preferencial (na ON seriam 80%).

1 Like

Entendi. Vamos vejo 2 possibilidades como mais prováveis:

1. Empresa fechar o capital por vontade própria: daí, o padrão seria o pagamento de um valor justo, feito por empresa especializada. O padrão mínimo é o VP.
  2. Venda da empresa: diria que é quase impossível venderem a empresa apenas pelo VP (no caso da Metisa, especificamente).

Mas concordo que o risco está nesses cenários de mudança de controle ou fechamento de capital.

1 Like

A empresa nao pode optar por aumento de capital via incorporação da reserva de lucros, como fez a Unip?

1 Like

Pode sim, é mais uma alternativa.

0 Likes