MTSA4 - Metisa

Metisa é uma metalúrgica focada em produtos agrícolas, ferroviários e rodoviários (ferramentas agrícolas, lâminas para corte de pedras ornamentais, ferramentas de penetração de solo, acessórios ferroviários, peças para implementos rodoviários, além de ferramentas manuais e arruelas).

Possui uma governança muito ruim. Porém, seus números me animaram:

P/L de 9,43
P/VP de 0,70
1 tri foi de ótimo crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Lucrou 4 MM, e os melhores trimestres da empresa são os próximos (segundo e terceiro principalmente).

Está com dívida líquida negativa de 50MM
Esse tri dividiu 100% de seu lucro como JCP (possibilidade de se tornar um dos maiores DY da bolsa se mantiver essa estratégia)

@cadu: uma dúvida - a reserva de lucros da empresa superou o seu capital social. Isso significa que ela é obrigada a distribuir 100% de seu LL a partir de agora, ou depende do que prevê seu estatuto social?

Minha opinião: risco muito baixo de algo dar errado com essa empresa, que não possui dívida, não teve nenhum prejuízo nos últimos 10 anos (em nenhum trimestre) e depende de segmentos que devem seguir crescendo acima do PIB (agrícola e ferroviário).

O que acham? Alguém conhece?

2 curtidas

Tem de distribuir.

Empresa MTSA4
Cotação atual 18,04
Preço alvo pelo PSBe esta em 62,67 com potencial de crescimento de 247%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 34,74
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -1% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 9,43 10,06
P/VP 0,70
ROE 7,4% 7,0%
DY 5,80%
Margem Operacional 5,7% 3,6%
2 curtidas

Valeu, Cadu! Aumentou minha confiança! Com a sua informação sobre a distribuição dos lucros, baseado no 1 tri, teríamos uma distribuição anual de 1,60 por ação (DY de quase 10%). Lembrando que o primeiro tri é o mais fraco do ano, ou seja, é provável que os próximos lucros sejam ainda maiores. Na minha visão, teremos mais de 12% de DY esse ano. Uma pena essa questão da falta de preocupação com os minoritários. O que ameniza parcialmente é que a empresa é das mais antigas listadas na bolsa (tenho a impressão de ter lido isso em algum lugar).

O problema aqui é se resolverem fechar o capital. A ON não tem liquidez, e a PN tem tag along zero. Ou seja, se fecharem pelo VPA, arredondando p/ 26, e se resolverem aplicar 40% p/ a PN, daria 10,40 por ação.

Não tenho ideia de quais as chances de fecharem o capital, ou ainda, de uma empresa maior do ramo efetuar a compra da Metisa.

Estes 4 acionistas detém quase 95% dos votos na ON:

E somente o Flavio tem uma posição relevante na PN, de 19,6%. Se ele começar a socar venda nestas PNs, pode ser um sinal de sua intenção de fechamento de capital.

1 curtida

Perfeito! Acho que o maior risco é o fechamento de capital mesmo.
Não entendi esse seu desconto de 40% nas PNs. Acredito que o padrão seria o pagamento no mínimo de 100% do VP em caso de fechamento de capital.

1 curtida

Depende. Se uma empresa fizer uma oferta p/ compra, e posterior fechamento de capital, na teoria ela não precisaria pagar nada aos acionistas da PN. Porém, partindo da premissa que talvez isso dificultasse um pouco as coisas com a CVM, ela poderia oferecer 40% deste valor pago p/ os acionistas da PN, que é um tag along “padrão” p/ uma preferencial (na ON seriam 80%).

1 curtida

Entendi. Vamos vejo 2 possibilidades como mais prováveis:

  1. Empresa fechar o capital por vontade própria: daí, o padrão seria o pagamento de um valor justo, feito por empresa especializada. O padrão mínimo é o VP.
  2. Venda da empresa: diria que é quase impossível venderem a empresa apenas pelo VP (no caso da Metisa, especificamente).

Mas concordo que o risco está nesses cenários de mudança de controle ou fechamento de capital.

1 curtida

A empresa nao pode optar por aumento de capital via incorporação da reserva de lucros, como fez a Unip?

1 curtida

Pode sim, é mais uma alternativa.

Com as altas de minhas outras Small Caps, estou voltando a estudar mais no detalhe ou empresas que subiram menos. Metisa é uma delas. Como já discutido, o principal risco seria um fechamento de capital (nunca foi sinalizado isso e pelas entrevistas que vi do dono, não deve ocorrer). Se ocorrer, acho que apenas ganharíamos pouco (pagariam no mínimo o PL).

Por outro lado, trata-se de empresa com lucro em todos trimestres nos últimos 10 anos, com mais caixa do que dívida, P/L abaixo de 10 e em segmentos em franco crescimento: agrícola, ferroviário e rodoviário.
Vejam as perspectivas passadas pela própria empresa no último release:

5-PERSPECTIVAS
Após dois anos de recessão, e mais dois anos marcados por recuperação lenta, com crescimento do
PIB brasileiro na faixa de 1% em 2017 e 2018, a previsão entre os economistas e institutos de
pesquisa do próprio Governo, é de que a economia brasileira no atual exercício não registre ainda
crescimento expressivo.
Diante das expectativas de aumento da produção agrícola, das necessidades de investimento na
conservação de rodovias, e das perspectivas de manutenção e crescimento do setor ferroviário,
espera-se aumento da demanda de produtos da METISA. A Companhia está diante de um cenário
muito positivo.

Mais alguém estuda a empresa para opinar?

2 curtidas

Gosto da empresa, tenho uma posição pequena nela para longo prazo, pensando em aumentar mais.
Bem, olhando balanços, investimento clássico de valor. Barata, dá um lucrino, paga dividendos, tem bom caixa… Não se espera nenhuma maravilha operacional ou boom de crescimento.
Setor ok. Bastante dependente de crescimento econômico. Está em SC, o menos pior dos estados brasileiros.
Produto sem grande diferencial, sem nenhuma barreira maior de entrada. Não enxergo nenhuma grande vantagem competitiva.
Tag along zero, e RI inexistente. Difícil até estudar a empresa…

Não é uma má empresa, tem uma boa margem de segurança de entrada… Empresa boazinha, com um bom desconto. Algum dia corrige.

2 curtidas

Mais um resultado com lucrinho bom, mas nada demais. Segue com caixa cada vez mais positivos, com tendência de seguir pagando bons dividendos. Avisou no relatório que seguirá investindo no setor ferroviário (particularmente acredito nesse crescimento):

Metisa
Eu estava analisando essa empresa e verifiquei que na divulgação do 3ºtri. eles aprovaram a compra de até 4,62% das PN em circulação.
Normalmente essa é uma estratégia para gerar valor para o acionista.
Lendo os comentários acima surgiu uma duvida. Essa aprovação, também poderia ser uma estratégia para facilitar um possível fechamento de capital?
Pois realmente é muito difícil saber algo dessa empresa.

Para fechar capital um dos critérios que se considera é ter um % do float apoiando…
Pode até ser essa estratégia… mas o mais provável é que esteja gerando valor para o acionista majoritário (eles não estão nem aí pro minoritário).

Já tive ela há um tempo (comprei há 18 e vendi a 22)… empresa meia boca, mas barata… Estando com ela abaixo do VP é um pouco mais seguro, pois dificilmente se faria fechamento de capital por menos do VP… Mas para mim esse 25-26 seria ponto de saída… não vejo margem para comprar agora. Empresa obscura é difícil de ser sócio.

1 curtida

Alguém poderia atualizar informações sobre essa empresa? Sou iniciante bem básico, mas essa empresa me chamou a atenção… nesse valor de 22,85 vale a pena entrar ou o risco é maior que a possibilidade de lucro? Se entrar, qual o preço alvo pra sair de forma segura e com algum lucro?

Empresa ostenta números que indicam que ela está barata. Tem sido lucrativa nos últimos anos. Mas tem os “poréms”. Liquidez baixa, será difícil se algum dia quiser vender os papéis pelo preço que desejar. Além disso, para uma empresa pequena, com posições acionárias não tão pulverizadas, fica sempre a preocupação com uma OPA que seja injusta com os minoritários.

Obrigado pela resposta. Vou avaliar os riscos e talvez faça um aporte pequeno.

Operacionalmente o resultado foi muito bom e a empresa está bem defendida contra a crise. Pena que a gestão financeira tem o hábito de comprar ações com seu caixa e tomar dólar emprestado (em nível superior ao que acharia prudente). Resultado: ótimo ebitda e prejuízo:

3 curtidas

Amigo, poderia falar sobre os riscos de algumas smallcaps que vão sofrer com a recessão? Principalmente as que vc ja citou no blog

1 curtida

Na minha visão, é mais fácil pensar que 90% das empresas sofrerão muito e que algumas escaparão. Tenho como premissa de que o dólar seguirá bem alto durante o ano e, mesmo após o fim da crise, permanecerá mais alto do que no ano passado. Também acredito que o resto do mundo se recuperará antes do que o Brasil. Dito isso, vejo apenas 2 caminhos com baixo risco: 1) Comprar exportadoras, como Ferbasa, Tupy e Schulz 2) Comprar empresas de setores mais resilientes e/ou com bastante caixa, como Camil, Profarma e Panvel. Uma terceira opção seria aceitar comprar empresas boas, mas que sofrerão razoavelmente na crise, mas não quebrarão, como Trisul, Tecnisa, Movida, JSL e Login.

5 curtidas