Notícias sobre investimentos

Vamos utilizar esse espaço para divulgar as principais notícias do mercado. Quem vem comigo?

Resumo do dia: Bolsas nas máximas e mais um “manteu” do Copom

(por Lucas Collazo)

Investidores amanhecem animados nesta quinta-feira e as bolsas renovam suas máximas históricas: nos EUA, os índices futuros sobem entre 0,17% e 0,40%, após a posse do novo presidente Joe Biden. Na Europa, o Stoxx 600 sobe 0,40%. Além da esperança de um novo pacote norte-americano de estímulos fiscais, os resultados das empresas no 4° trimestre de 2020 têm superado as expectativas, em sua maioria.

Falando em posse: Biden já tomou as primeiras medidas do seu governo, atreladas principalmente a meio ambiente, energia e reversão do isolacionismo norte-americano gerado por Donald Trump. A volta dos EUA ao Acordo de Paris e à OMS, suspensão do funcionamento do gasoduto de Keystone e de projetos de perfuração de petróleo no Ártico estão entre essas primeiras iniciativas de seu mandato.

Enquanto isso, o processo de vacinação global continua e Israel deve ser o primeiro país a imunizar sua população:

Na contramão do exterior , o Ibovespa fechou em queda ontem. A somatória de incertezas sobre vacinação nacional, a preocupação com os lockdowns na China e os rumores de que o governo novamente deixará a austeridade fiscal de lado acabam limitando qualquer otimismo por aqui.

Ontem o Copom manteve a taxa Selic em 2% ao ano e retirou o chamado “foward guidance” (sinalização do que fará daqui para frente), abrindo a possibilidade de que juros voltem a subir quando necessário. O time de economia da XP Inc alterou sua previsão sobre o ciclo da política monetária:

“Os dados recentes – atividade melhor no final do ano passado, choque inflacionário se prolongando – e a sinalização do comunicado nos fazem acreditar que o Copom optará por antecipar o ciclo de alta de juros de agosto (nosso cenário anterior) para maio, quando o conjunto de informações sobre o primeiro trimestre do ano estará mais claro. Entendemos que o ciclo se estenderá até junho de 2022, ao ritmo de 0,25 pp [pontos base]. Desta forma, projetamos agora a taxa Selic em 3,50% no final de 2021 e 4,50 em 2022.”

Para acessar o relatório com a leitura completa, clique aqui.