Eu assisti um pedaço da Live com o Haddad.
O lance de balizar as receitas no que foi realmente efetivado no ano anterior achei positivo, assim como o lance de limitar a despesa entre 70% a 50%.
Enfim, é o que tem pra hoje.
Achei que ia ser bem pior.
Achei bizarro o fato deles estabelecerem um piso pra gasto , mas não um teto ![]()
O economista André Perfeito ressalta o ponto citado pelo ministro durante a coletiva de que não haverá aumento de carga. Porém, será perseguido um aumento da arrecadação de quem não paga impostos ou que está sonegando.
“Temos assim um problema na mesa. Buscar reonerar certos setores ou mesmo começar a tributar setores que não estão tributados é uma briga política maiúscula, logo há muito o que ser feito ainda”, avalia.
Essa parte começar a tributar o que não é tributado é que me preocupa e pode acabar respingando em toda a renda variável.
Tem um teto de 2,5%. E também um mínimo de crescimento de 0,6% para o caso de uma retração.
Achei que a proposta ia vir muito pior. Ainda há pontos a esclarecer…
A questão das empresas que tem benefício fiscal pode ser preocupante mesmo.
Também é preocupante o fato de que temos até mais 2 anos com déficit e isso vai estar dentro do esperado.
Não vi nada muito concreto sobre o que aconteceria em caso de déficit após os 2 primeiros anos. Há uma limitação no caso de crescimento. No caso de retração, ainda poderia subir o gasto em 0,6% ao ano, não parece razoável.
No caso, estamos falando de arrecadação federal, mas isso pode vir através de aumento de impostos e não de crescimento do PIB, logo acho que ficou longe de ser um uma âncora fiscal ideal.
Resumindo, é o que tem pra hoje…
Como assim não vai ter aumento de carga, criando impostos para setores não tributados e voltando com impostos subsidiados?
Isso vai gerar inflação em dobro, mais imposto que será repassado para o consumidor final e mais gastos do governo e injeção artificial de dinheiro, que ira aumentar o consumo, vai dar merda grande isso.
Assisti a apresentação, esperava algo mais objetivo, só ouvi ideias superficiais, Sinceramente me pareceu mais propaganda de campanha do que apresentação de projeto econômico.
Vi depois a apresentação em pdf. Se alguem tiver algum texto explicando de forma objetiva como serão as métricas do projeto com os pesos e contra pesos, pf postar.
Detalhe:
Ele falou q vai cobrar os tributos dos ricos (sem criar mais impostos). Ou seja, para quem recebe mais de 2 salários mínimos já tem q fazer IRPF.
Sabemos q as grandes fortunas fogem do país sem pagar imposto e a conta fica para “classe media” que no Brasil são apenas 2 salários mínimos.
![]()
Em relação ao mercado.
Na ausência de informação, qualquer sinal já movimenta.
Espero q tenha mais informações objetivas num curto espaço de tempo.
Não sei se existe pegadinha nessa história, mas se considerar um ciclo econômico normal, a regra se encaixou bem no sentido de que antecipa a baixa limitando o crescimento que determina o aumento da despesa e ao mesmo tempo usa essa contingência, permitindo alguma expansão do gasto público na baixa, já que limita o movimento do PIB que determina a despesa rm 0,6%. Agora existe um cenário onde essa regra é traiçoeira e precisamos acompanhar com cuidado, que é quando o PIB se encontra praticamente estagnado. Neste cenário existe um avanço sistêmico do gasto e o prêmio do limite da banda superior não é aplicado. Como isso não evita que a economia afunde de anos em anos, estaríamos num cenário menos grave do que o que vivemos de 2004 a 2012 mais ou menos, mas bem capaz de penalizar fortemente a economia. Eu gostei da proposta como um todo. Sinceramente o teto de gastos funcionou bem por um tempo, mas é confuso o suficiente para
ter sido totalmente desvirtuado com o tempo,
É malabarismo com as palavras.
“Não vamos aumentar a carga” quer dizer “não vamos elevar alíquotas ou criar novos tributos”
Porque é óbvio que ao começar a tributar quem hoje não paga, seja porque sonega ou porque tem isenção, a carga tributária (relação arrecadação/PIB) vai aumentar.
O crescimento da receita não vem dai, então ja sabe de onde vem, aumento de imposto.
Normal, praticamente todas RJs sao assim, país do devedor.
Meio off
EUA que não abre o olho e baixa a bola, dólar sendo boicotado.
Isso. E o dólar é uma das formas pelo qual os EUA se impõe em relação aos outros países. Com o dólar perdendo força (ancorado pela China e emergentes), uma parte do poderio deles também se vai. Será interessante acompanhar o que vai acontecer.
O final eu ja sei se isso acontecer, guerra, terceira guerra mundial.
Vamos torcer para o Tio Alberto ter errado sua previsão

Isso vai fazer um estrago sem tamanho, mais inflação, esquece queda na taxa de juros, eua entao, vai inflar de vez a bolha americana.
E quem falou que após taxar as vendas permanecerão nos mesmos niveis? que as casas de apostas não irão mudar o pais sede? não pode ser que sejam tão burros assim.
E mais inflação retornando com impostos subsídiados, se seguir assim vai ser complicado saber onde investir o dinheiro, RF a inflação come, RV com essa taxa de juros não tem crescimento de empresa que aguente.