O que acontece se a empresa quebrar?

Olá, pessoal.

Tenho uma duvida sobre o investimento em ações na bolsa.

Digamos que eu invista e compre ações de uma empresa e essa empresa venha a quebrar, falir.

Eu vou peder apenas o que eu investi? ou existe a possibilidade de eu precisar aportar mais dinheiro devido uma dívida, etc?

Ficou claro minha dúvida?

2 curtidas

Empresas não costumam falir da noite pro dia.
Em um exemplo próximo da realidade, provavelmente quando vc comprou a ação ela já estaria com dificuldades financeiras, e a cotação já estaria baixa, talvez na casa dos centavos. Se a empresa entrar em insolvência, o mercado antes disso ocorrer já precifica no valor da ação, logo já estaria próximo de 0,01 antes disso acontecer de fato. Nestes casos as empresas costumam tentar fazer subscrições pra levantar capital, ou seja, vc como investidor pode escolher colocar mais capital pra tentar salvar a empresa, ou não.

Moral da história, invista em empresas com boa situação financeira, foco no retorno a LP, e acompanhe a evolução dos balanços.

3 curtidas

No Brasil, temos a lei das S. A., que determinou que a responsabilidade de cada acionista está limitada ao capital de suas ações. Você não vai ser obrigado a aportar mais capital.

6 curtidas