Dá um leitura no tópico que tem bastante informação.
Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada no tópico. É conteúdo. Na paralela se alguém quiser dar uma indicação resumida, agradeço!
Entre Gold (taxa de administração de 0.30) e Biau (taxa de administração 0.25), eu optaria pelo último, pois a taxa de administração é menor. O Aura é investimento em uma empresa, portanto, há o risco do negócio.
Corrigido após o comentário do Cadu.
Biau tem tx admin de 0.25%
As açoes da empresa VIVARA, pode ser entendida também como exposição ao ouro?
acredito que pra ela isso seja custo
Não… assim como a MDIA3 que o preço do trigo aumento os custos, o aumento do preço do ouro aumenta o custo de parte das joias da vivara.
Teria que ser uma mineradora de ouro, como a Aura, mas aí você fica exposto também a questão da gestão da empresa. Seria diferente de comprar a commoditie diretamente.
o que aconteceu com a prata hoje?
Anunciaram subida na taxa de juros dos EUA um ano antes do esperado.
Quais as formas de comprar ouro?
Na bolsa
(lingote ou fraçāo de lingote)
OZ1D
OZ2D
(ETF de ETF americano)
GOLD11
Fora da bolsa
(Ouro Físico)
www.reservametais.com.br
Fundos de investimento
H-Stern 
Nos EUA tem joalheria que vende ouro próximo do custo, mas nunca ouvi falar no Brasil.
Perto de garimpo deve dar pra comprar sem nota também.
Tem tb o BIAU39, BDR do ETF IAU.
Realmente, está começando a afetar o psicológico apertar o ‘Buy’. Mas o S&P500 to Gold Ratio parece mostrar que o metal está apenas buscando as tendências do mercado e se ajustando. Muita gente colocando a culpa no projeto de inflação das tarifas, mas a M2 segue bastante constritiva pelo FED, o que significa que neste momento existe uma gangorra difícil de entender entre a valorização do dólar ou efetivamente um aumento de preços.
Ouro – 21/10/2025
Eu escrevi este post antes da queda de ontem, mas tá valendo.
Estamos vendo uma alta muito forte do ouro, e quando isto acontece, sempre fica a pergunta: Até onde iremos?
Sempre comprei/vendi ouro, na verdade comecei a gostar deste ativo em 1989, na época da nossa inflação desenfreada. Era bem complicado e caro fazer este tipo de operação, comprava no Banco do Brasil.
Depois veio o OZ1D e simplificou bastante este tipo de operação, mas também era muito caro, tinha custodia e por ai vai. Tinha também os fracionários (OZ2D e OZ3D), mas no ano passado a negociação de contratos de ouro a vista foi encerrada, dando lugar a formas mais simples de fazer este tipo de operação/investimento.
Hoje temos formas bem mais simples de investir no metal. No nosso mercado (B3) as formas mais simples são os ETFs Gold11 e o Biau39. Recentemente passamos a ter até a opção de operar contratos futuros (GLDFUT), mas para a forma que opero não tem a liquidez que eu preciso.
Então podemos nos expor a ouro de varias formas e de maneira bem simples, mas esta não é a questão aqui.
Vou começar mostrando o gráfico do XAUUSD (ouro/dólar), e ele esta um pouco confuso, mas dá para explicar o que esta ocorrendo neste momento.
Como podemos ver o movimento atual que estamos acompanhando teve seu inicio em 2016. Tivemos uma onda 2 muito longa e ao atingirmos o alvo padrão da projeção das ondas para uma onda 3 (161,8%), demos uma pequena interrompida na alta, fazendo uma onda 4 extremamente pequena (mas compatível com a onda 2) e partimos para onda 5, e neste momento atingimos o seu objetivo de 261,8%, o que sugere que podemos ter uma correção.
Basicamente, cumprimos todos os objetivos das ondas, com uma grande precisão, então o que podemos esperar agora é que o movimento continue ocorrendo dentro dos padrões.
Como estamos finalizando um movimento completo (5 ondas) o correto agora seria uma correção ABC, formando uma onda 2 de prazo maior, e por se tratar de uma onda 2, a correção tende a ser bem intensa, indo atingir pelo menos os 38,2%, a menos claro que a força da alta continue e neste caso podemos ter uma correção menor que aqui no gráfico fica em 23,6%.
Fazer o gráfico em um ativo da B3 que englobe todo período da movimentação não é possível, porque não temos histórico de cotações para isso, mas é possível observar os movimentos mais recente que se deu a partir de 2022, quando tivemos o inicio da onda 3 do ouro.
O que ocorre é algo muito estranho. Parece que tivemos a marcação deste movimento de forma isolada, considerando apenas a onda em si, em não o contexto todo que vimos no gráfico original acima.
Quando dolarizo o gráfico tudo faz sentido, mas não é este o objetivo. O que vemos então é uma onda 3 extremamente forte, que aliou a alta do ouro e certamente a forte alta do dólar, levando esta onda a testar a região de 423,6% que é a marca para final de um impulso, e após este movimento iniciou uma correção de onda 4 no formato de um triangulo, até tocar a mma34, e ao invés de encerrar o movimento, que deveria ter parado no ultimo topo, ainda deu continuidade a onda 5, que ainda pode subir um pouco mais. Ou seja, um mercado extremamente sobrecomprado.
A questão que fica é como se dará a correção, porque vendo a onda de forma isolada temos alvos bem distintos do que aqueles que temos no movimento completo iniciado em 2016. De qualquer forma, teríamos o primeiro alvo em 86,23 o que significa uma queda de mais de 20,0%. Pode ocorrer também aquele retorno rápido em 23,6%, mas mesmo assim a queda seria em torno de 15.0%.
Resumo – pela formação gráfica e pelas Ondas de Elliot, a resposta que temos a pergunta inicial é que temos uma forte correção pela frente. A onda 2 costuma ser muito intensa e rápida, mas nem sempre é assim, como vimos no gráfico original onde ela foi bastante longa.
Do ponto de vista macroeconômico, acredito que uma correção seja possível, ou lateralização. Mas um fator que tem me chamado a atenção é o “por que” e o “como” o ouro está subindo. O estoque de ouro no mundo é enorme, porque com poucas exceções, não se joga ouro fora porque ele tem 2 séculos de idade, isso cria o famoso mercado de reciclagem que ao longo da história tem suprido o baixo crescimento da produção de ouro. Mas o que tenho notado, @wdgi, é que desde 2020 não houve uma mudança muito significativa nos estoques de ETFs, na verdade até uma lenta realização das compras daquele ano. O segundo driver que movimenta preço é compra e venda de jóias que é muito tradicional em países como a Índia por exemplo. Depois disso entram os inelásticos, aqueles que com baixíssima mobilidade e movimento estratégico, o principal são os Bancos Centrais, e o segundo o mercado tradicional de jóias 18k, que é o maior mercado do mundo, e que pode sofrer uma retração de demanda, mas não se movimenta na venda, isso é, não traz volatilidade. Mas o ponto mesmo são os Banco Centrais. Aí a gente pensa uma produção mundial de 3600 toneladas que é sempre suprida pela reciclagem conforme o preço é melhor ou pior. Isso inteirou 4500-5000 toneladas em 2024. Agora os BCs estão comprando ouro, não Reino Unido, França, EUA etc, mas BRICS, Turquia, Polônia. Peguei um grupo de 14 países, incluindo China, Rússia, Brasil, Egito, Catar, Turquia etc. Nos últimos 5 anos aumentaram em 20% as reservas. Pode não parecer muito diluido ao longo do tempo, mas é um movimento contínuo e que enterra totalmente o metal, dentro de um mercado que já opera numa lógica meio saturada. Enfim, para voltarmos ao padrão ouro-dólar, acho que teríamos que desenhar um míssel para a Lua, e não acho factível, mas eu, honestamente, hoje tenho grande dificuldade em dizer aonde vai parar. Depois de Bretton Woods, quando largaram o ouro, ele continuou subindo no nominal, mas sofreu uma lateralização de mais de 20 anos no real. Hoje estão comprando. A base para mim é a M2, mas olhando a longo prazo, existe uma mensagem clara, vindo de governos e instituições: o dinheiro está perdendo valor.
Boa tarde @sr_fouque, gosto muitos das suas analises/comentários, elas são bem embasadas e bastante esclarecedoras.
Minha forma de ver/ler o mercado se baseia exclusivamente em gráficos. Aprendi ao longo dos anos que eles de fato tem a capacidade de refletir o sentimento dos atores em um dado momento, antecipando futuros eventos.
A forma que me baseio para tomar decisões, é primeiro traçar os cenários possíveis baseado nos padrões gráficos, só então elenco os eventos que poderiam disparar estes cenários e vou acompanhando o quadro geral.
As Ondas de Elliott, que é a principal ferramenta que utilizo, tem a capacidade de predizer certas situações que podemos esperar do mercado, e talvez por esta característica, e pela quantidade de automação que vemos hoje nas operações do mercado financeiro, ela tem sido cada vez mais utilizada em decisões de investimento.
A situação gráfica que eu demonstrei não significa que o Ouro vai se desvalorizar. A questão é que através do uso das Ondas de Elliott, combinadas com as retrações de Fibonacci, conseguimos traçar um quadro com as expectativas do movimento. Certos níveis de Fibo, são indicativos de que atingimos um ponto em que a correção é eminente.
Um movimento completo implica em 8 ondas, sendo que as cinco primeiras, formam em um tempo gráfico maior um novo impulso, e as 3 ondas corretivas (a finais) formam uma onda 2.
Então o que estamos vendo neste momento seria um movimento corretivo que pode preceder uma continuidade da alta, no caso da tendencia atual se manter.
Eu não quis complicar mais o estudo, mas se partirmos de 2002, onde de fato tivemos o início deste ciclo, podemos estar entrando em uma onda 4, que tem a característica de ser grande em termos de tempo e deixar o mercado lateral por um bom período. Por outro lado, após este movimento, o ouro retomaria a sua alta tendo como alvo 5.339,00 USD. Neste ponto estaríamos encerrando um grande ciclo. Mas a questão tempo é a mais relevante, e é difícil de determinar o momento em que chegaremos lá. Tenho trabalhado muito no conceito de tempo, mas ainda não encontrei uma forma padronizada, igual a que temos para aplicar nos preços.
Ouro 23/01/2026
XauUsd
Em outubro tínhamos um movimento que apontava para uma queda de do mínimo 20,0% do ouro, antes de darmos inicio a uma nova onda de impulso. Tivemos a correção, mas foi bem menor do que a projetada pela ondas. A correção foi de apenas 11,5% e a partir dai tivemos a formação de um novo impulso, que já produziu uma alta no ativo de cerca de 30,0%.
Vamos esquecer por hora o movimento principal e olhar o que esta ocorrendo desde a correção de outubro.
O movimento marcado em vermelho, que é a formação principal, vem se desenvolvendo bem dentro dos padrões das ondas, e podemos ver que a quinta onda marcada em amarelo, também segue os padrões, tendo feito uma onda 3 bem no limite (100,00% da onda 1).
Ambos os movimentos apontam para uma região entre 4.963 e 5.008. Alias hoje ao atingirmos o alvo menor (4.963), e tivemos uma reversão rápida no movimento, levando o ativo para um cenário negativo, indicando que este número de fato está sendo monitorado. Logo após o teste, tivemos o rompimento desta área e agora estamos próximos do alvo maior.
No momento atual temos visto muito rompimentos de regiões importantes, então nada impede que a região seja rompida e vamos para o alvo principal. De qualquer forma estamos perto de uma região importante, mesmo se tratando de um movimento menor, que pode abrir espaço para novas entradas. Embora na ultima vez a correção tenha sido menor do que a esperada ela ocorreu.
A correção (caso ocorra) tem dois alvos.
O primeiro um retorno em torno de 9,0% indo buscar 4.550, e o segundo um retorno na casa dos 13,0% com o alvo na região de 4.300.
Tecnicamente o primeiro retorno seria o mais importante, porque também é uma região de interesse de negociação (RIN), mas ambos os alvos são marcados por “order block”, e com certeza teremos uma movimentação importante ao atingirmos qualquer um deles.