PCAR4 - Pão de Açucar

Pão de Açúcar dispara após anunciar que focará no atacarejo
No próximo ano, o GPA deve fazer a conversão entre 15 e 20 lojas do Extra em Assaí

São Paulo – O Ibovespa operava volátil na manhã desta sexta-feira. Entre os destaques positivos estão as ações do Pão de Açúcar. O mercado se animou com os dados apresentados pela companhia. Em 2017, o Grupo Pão de Açúcar investirá cerca de 1,6 bilhão de reais. O foco serão as lojas de atacarejo.

Reorganizando a casa?

1 curtida

O que vocês acham da ação nesse momento? Os indicadores e as projeções estão bons

Tinha analisado há cerca de 1 ano, é uma boa empresa e vem se recuperando bem da recessão 15/16. Um ponto negativo que tinha notado são os créditos tributários que estavam se acumulando trimestre a trimestre, sendo parcelados em prazo bastante longo, não sei como está a situação agora. A saída da Viavarejo é com certeza bem-vinda. O principal guidance da empresa é a substituição do Extra pelo Assaí, que veio se mostrando bem mais lucrativo e ainda não atingiu escala nacional. Os investimentos em Capex devem seguir bem elevados pelos próximos anos. O preço alvo que havia chegado é parecido com o que foi dado, um pouco acima, 120 reais por ação. Alguns pontos:

  • O ciclo financeiro é negativo, a empresa estoca e vende antes de pagar os fornecedores.
  • O WACC é relativamente alto, por conta de um beta elevado, está acima de 10%, enquanto o ROIC está na casa do 7%, não é a melhor combinação. Por outro lado, não é uma empresa alavancada.
  • A margem bruta tem um histórico longo e é bastante sólida, é um negócio defensivo por natureza.

Resumindo, precisa reavaliar se os créditos tributários continuam inflando os lucros. Se a situação já se regularizou, acho que é uma boa opção sim.

2 curtidas

Muito legal a análise, vou observar esses pontos indicados com calma. Principalmente em relação aos créditos tributários como indicado. Muito obrigado

1 curtida
1 curtida
2 curtidas