PETR4 - Petrobrás

De acordo com a matéria:

“Acreditamos que o prejuízo apresentado no trimestre vá estar na capa dos jornais ao longo do dia. Entretanto, pedimos para que os acionistas da empresa não se preocupem tendo em vista a natureza desse prejuízo”, avalia a Genial Investimentos em relatório.

Como acionista eu me preocupo sim, e muito. O primeiro resultado negativo desde o terceiro trimestre de 2020, auge da pandemia que causou a maior queda de demanda da história de forma instantanea, e quando Rússia e Arábia Saudita travavam uma guerra comercial para ver quem vendia petróleo mais barato o que causou pela primeira vez na história os contratos futuros do WTI negociarem com valores negativos (abaixo de 0).
Os dois eventos não-recorrentes citados pela reportagem não são tão “não-recorrentes” como a matéria diz.
Primeiro que a obsessão arrecadatória do atual governo praticamente obrigou a empresa a fazer o acordo com o CARF.
Segundo que “marcação a mercado da dívida da empresa (que é parcialmente dolarizada) devido a expressiva desvalorização do real ao longo do trimestre” nunca foi e nunca será um evento não-recorrente, e que na minha opinião também é grande parte causada pelo atual governo através do risco fiscal.

7 curtidas

Para complementar meus argumentos, uma imagem que vale mais do que mil palavras.
Realmente é uma pena que o gráfico comece em 2017, não ilustra devidamente o que aconteceu nos governos anteriores, mas qualquer semelhança com o passado não é mera coincidência.

5 curtidas
4 curtidas

image

6 curtidas

Valor a ser pago: R$ 1,55174293, por ação ordinária e preferencial em circulação, integralmente sob a forma de dividendos em parcela única.

Data de corte: dia 11 de dezembro de 2024 para os detentores de ações de emissão da Petrobras negociadas na B3 e record date em 13 de dezembro de 2024 para os detentores de ADRs negociados na New York Stock Exchange (NYSE). As ações da Petrobras serão negociadas ex-direitos na B3 a partir de 12 de dezembro de 2024.

Data de pagamento: para os detentores de ações de emissão da Petrobras negociadas na B3, o pagamento da parcela única será realizado no dia 23 de dezembro de 2024.

9 curtidas

Maquina de dividendos desde a pandemia

5 curtidas

5 curtidas