Planejamento de Estudo

Olá, pessoal. Há um tempo venho tentando buscar livros, artigos ou outras fontes que pudessem me fornecer o conteúdo necessário para o estudo de investimentos em geral. No entanto, é muito difícil compilar algo que traga o principio da coisa com todos os conceitos básicos até um material que te ensine uma analise mais profunda e voltada aos dias de hoje. Por conta disso vim ao fórum para perguntar se alguém possui um planejamento de estudo neste sentido, por exemplo: comece lendo Thomas Sowell pra entender de economia basica, depois leia o livro ‘‘tal’’ para entender um pouco de contabilidade, depois estude tal coisa, etc. Busco algo que correlacione investimentos, economia, finanças pessoais e coisas do tipo…ah, e sobre os cursos, eu não sou uma pessoa que compra muito essa ideia, porém, sintam-se a vontade em recomendar algo que realmente seja um diferencial pra vocês.

2 curtidas

Boa parte da minha educação financeira foi feita através do site “Clube dos Poupadores” (maior site de educação financeira do Brasil) e dos livros que o autor vende. Tem desde o básico, para quem não entende nada de economia até análise técnica e fundamentalista, além de livros sobre imóveis.
O que gostei é que ensina mais que economia e investimentos, tem todo o pensamento necessário para ser um investidor, desenvolvimento pessoal e dezenas de planilhas.
Tem como objetivo principal tornar a pessoa autosuficiente nas finanças, para que possa investir sem depender de nenhuma opinião de casas de análise e especialistas.
Para quem quer ir do zero a investidor em um lugar só, eu recomento o site e os livros.

3 curtidas

Gosto do Bastter. O roteiro dele para iniciantes é muito bom.

1 curtida

Poderia pensar em algo, mas fazendo um pré-planejamento, eu andaria em duas frontes. Uma é participar ativamente de grupos de discussão sobre investimentos e outra é ter uma formação teórica. Com o tempo, você vai perceber que isso facilitará o seu caminho, focando nos temas que são mais relevantes, isso é especialmente importante pois investimentos são uma matéria de grande abrangência e podem requerer em alguns pontos um estudo muito especializado. Sem a vivência adequada, você pode acabar perdendo horas e horas estudando desnecessariamente (pelo menos para aquele momento).

Comece com contabilidade, todos os demais conceitos derivam do entendimento neste campo. Como investir em algo que você nunca viu de perto? Como saber o que é bom? Ou o que pode prosperar? O prof. Marion talvez seja uma boa porta de entrada. Neste caso, não se deixe enganar, os detalhes são importantes. A par disso eu começaria com pesquisa sobre análise fundamentalista. Você não vai entender bem sem alguma coisa de contabilidade. Talvez navegar na internet em primeiro momento seja mais prático, mas é preciso ser criterioso. Pega o que viu em contabilidade e procura como isso se encaixa na análise. Por exemplo, estudando o ciclo operacional, que é o ciclo da aquisição da matéria prima até o momento da venda. Vai vendo quais são os padrões que vão surgindo e entendendo as características de cada negócio.

Economia fica para um segundo momento.

1 curtida

Olá,

Como não sei qual seu grau de conhecimento e se o indicador de conhecimento que está pedindo é mais para ações, tentarei ser mais amplo:

1 – Para conhecer e entender os produtos financeiros que tem no mercado e como funcionam (não sua precificação), leia o livro: Mercado Financeiro, do Eduardo Fortuna. É um livro monstruoso, usado em Faculdades e Pós, além de usado em quem quer tirar certificados. Ele é intimidador pelo tamanho, mas você pode ir lendo aos poucos, vá lendo tópicos que te interessem ou fique com dúvidas. Ainda assim, é um livro que um iniciante pode ler. É um bom livro para consultar, mas é caro. Você pode acabar achando por aí na internet algumas versões não tão atualizadas.

image

2- Caso não tenha determinado sua filosofia de investimento, sugiro que trace ela, caso seu foco seja ações (e até outros produtos). Ela irá te guiar para posteriormente você desenvolver sua técnica de operacionalização das suas estratégias. Em geral você acabará não se limitando a uma única filosofia ou estratégia, mas seguirá uma linha delas. Há pessoas que preferem a pura indexação, outras preferem operar o timming do mercado, alguns operam pura arbitragem (com ou sem opções), outros vão só de empresa de crescimento, alguns aderem a análise técnica. O melhor é você ler e descobrir. Recomendo um livro antigo do Damodaran (considerado o Papa do Valuation): Filosofias de investimento. É um livro gostoso de ler, e ainda lhe dá introduções de contabilidade e ideias do que analisar em cada filosofia, visto o autor apresentar o porque cada uma da filosofia pode dar certo, com estudos comprovando.

image

3- Caso não seja muito de livros, faça um curso, ou desafie-se a tirar um certificado financeiro, pois ele lhe obrigará a estudar. Para iniciantes, CPA-10 (caso queira arrisque o CP-20) é ótimo. Caso não tenha dinheiro ou não queira gastar, vá a uma faculdade e tente ser ouvinte de um curso de administração, só cursando as matérias de finanças. Nem todas as faculdades são muito abertas, mas algumas são. Inclusive, fiz isso, procurei minha antiga faculdade quando ainda era iniciante, falei com os professores e muitos se mostraram super abertos a eu participar, ficando muito felizes (inclusive você provavelmente será o aluno mais interessado e que o professor mais irá interagir. Rs).

3.1 – Caso entenda inglês, e não quer cursar nada, pois não tem tempo ou dinheiro, você pode fazer o curso completo (que ele dá na faculdade dos EUA) do Aswath Damodaran na internet, de graça no canal do youtube (só procurar seu canal). Será um dos conhecimentos mais profundos que terá, com nível internacional de um dos melhores professores que existem.

4.1 Depois dos dois primeiros que passei, caso seu foque seja ações, a linha De Investidor para Investidor, da livraria Saraiva é muito boa, além de ser de fácil entendimento. O livro mais conhecido é O Jeito Peter Lynch de Investir, mas há outros. Outro bom para iniciante que quer aprender a ler balanços é Warren Buffett e a Análise de Balanços.

5.Se quer livros técnicos de faculdade e mais avançados, recomendo Administração Financeira e Finanças Corporativas e Valor da editora Atlas. Para contabilidade, o Manual de Contabilidade Societária da Fipecafi é a bíblia de contabilidade que precisará. Pode colocar esses livros como mais avançado. Outros que recomendo que não é do ramo de finanças, mas ajuda muito a entender estratégia são: Safari da Estratégia (discorre sobre todos os tipos de estratégias empresariais, sob os mais diversos aspectos, desde análise SWOT até outras menos conhecidas) e Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. Esses livros são úteis para entender e analisar as empresas por aspectos não numéricos ou mesmo para empreender.

Abraços

3 curtidas

Boa noite, antes de começar a pensar em uma formação especifica eu acredito que o ponto principal é ter uma ideia do que se pretende com isto, e de que forma a obtenção de conhecimento esta relacionada com os nossos objetivos. Desta foram eu acho que o ponto principal seria criar um plano, envolvendo aspectos estratégicos, e aspecto digamos táticos/operacionais, algo assim parecido com um plano estratégico. Das ferramentas que conheci nos anos que atuei como consultor, acredito que a mais simples de ser utilizada para a elaboração de um plano para uma pessoa física é o Balanced Scorecard. Então antes de iniciar os estudos que estão sendo indicados, acredito que uma breve imersão nesta metodologia pode ser muito importante.

1 curtida