Planilha de Simulação de Investimento

Pessoal, montei uma planilha para tentar simular a seguinte estratégia de investimento:
investidor que realiza aportes mensais, que realiza recompra de ações com os dividendos e permanece na empresa como sócio enquanto ela estiver entregando resultados consistentes (não realiza giro de carteira, não vende de acordo com preço).
Sempre tive a curiosidade de saber o quanto renderia uma estratégia desse tipo a longo prazo e, para mim, o resultado surpreendeu.

Os cálculos são baseados em DY e CAGR do EBITDA/Lucro.

É uma planilha de simulação em que o crescimento e o DY são lineares - algo bem improvável de acontecer na prática. Porém ela pode servir de referência, trazendo uma visão de rentabilidade média.

Ela possui colunas para comparação com renda fixa, considerando valores brutos, liquidos de IR e também inflação.

Estou compartilhando aqui para quem quiser utiliza-la ou mesmo validar os cálculos.

3 curtidas

Bacana a planilha.
Nestas premissas constantes mostra como se tornou lucrativa ao longo de 30 anos. Porém isso não significa que teria sido mais lucrativo do que uma estratégia de investimento ativo, fazendo operações de compra/venda em determinados períodos com base em alguns parâmetros.

Para isso vc teria de pegar um caso de uma empresa real, usando seu histórico como base. Tipo BBAS3, aí pega um cenário com seus dados histórico e monta este seu esquema, e depois compara com alguns parâmetros simples de investimento ativo (tipo cotação acima da MME200 compra, e abaixo da MME200 vende, ou pegando o P/L histórico, e acima de tal patamar vende e abaixo de tal patamar compra). Aí sim seria possível tirar uma melhor conclusão.

Bacana a planilha.
Nestas premissas constantes mostra como se tornou lucrativa ao longo de 30 anos. Porém isso não significa que teria sido mais lucrativo do que uma estratégia de investimento ativo, fazendo operações de compra/venda em determinados períodos com base em alguns parâmetros.

Para isso vc teria de pegar um caso de uma empresa real, usando seu histórico como base. Tipo BBAS3, aí pega um cenário com seus dados histórico e monta este seu esquema, e depois compara com alguns parâmetros simples de investimento ativo (tipo cotação acima da MME200 compra, e abaixo da MME200 vende, ou pegando o P/L histórico, e acima de tal patamar vende e abaixo de tal patamar compra). Aí sim seria possível tirar uma melhor conclusão.

:+1:
Sim, o objetivo da planilha é demonstrar o crescimento do patrimônio a partir da estratégia que eu citei.
Essa situação que você comentou eu simulei em outra oportunidade fazendo Backtest com ferramentas especificas, mas ai seria outro tipo de estratégia.

Eu quis demonstrar nessa planilha a estratégia do investidor “preguiçoso”, que só compra, mas não gira a carteira (passivo).

2 curtidas