Planilhas e Ferramentas para Controle de Investimentos

Fui dar uma pesquisada nesse Fliper parece uma ideia interessante, mas como um bom paranoico não tive coragem de fornecer a senha da corretora. Acho que pra esse tipo de aplicativo passar mais confiança a corretora tem que fornecer uma API para que eles possam conectar de forma mais controlada e segura. Assim vc sabe que a corretora vai passar apenas os dados necessários.

Pq acho que com a senha eles tem toda a sua informações pessoais, endereço, nº documentos, e demais informações pessoais que vc cadastra na corretora que não são necessárias no aplicativo, mas eles tem acesso.

3 curtidas

Olá,
Para enriquecer ainda mais o tópico, seguem blogs e sites com planilhas que me ajudaram a montar a minha do meu jeito e gosto no excel :slight_smile:

Do blog: https://elenaosurfanada.blogspot.com

Do https://www.500pratas.com/

Site https://www.meusdividendos.com/

Do http://www.investindo.org

Quer cotações no excel é só seguir esse tutorial para utilizar cotações do Google Finance :smiley:

Mais um link com planilhas: (Indice sharp, risco de investimento, …)

7 curtidas

Tbm utilizo.
Até o momento, nada a reclamar.

Bom dia so uma pergunta tem como exportar esses dados do site para excel?

1 curtida

Se for da nossa plataforma da penserico, não tem como.

tanta informação em apenas um post,
meus parabéns,

a propósito, destaque para a planilha de Carteira da Investindo.org,
baixei para ter aqui e para ver a funcionalidade, eu já tinha feito a minha, a lógica é a mesma,
mas muito bem feita a planilha !

consegui inclusive importar os dados de cotações automaticas pras minhas planilhas,
só um detalhe, quando importam-se os dados, eles vem com PONTO nas cotações, e não vírgula, oque quebra alguns cálculos,

sabem como converter, de alguma forma automatica,
27.40 para 27,40 por exemplo?

1 curtida

Caro colega segue passo a passo as dicas contidas em “Quer cotações no excel é só seguir esse tutorial para utilizar cotações do Google Finance” que funciona, aqui tá tudo com virgula veja:

3 curtidas

tu se refere à aquela parte do passo à passo em que manda vc selecionar .CSV separado por vírgulas?

eu fiz isso

:frowning:

Cara segui o passo a passo, mas vê nesse link Cotações Bovespa no Excel | Planilha Gratuita
Esse parece mais completo :slight_smile:

2 curtidas

bahhhh valeu mesmo !!

se não der também, depois deleto e readiciono denovo em .CSV pra ver oque dá,

depois aviso, valeu

Alguém aí tem uma planilha que possa atualizar LPA histórico de uns 5 ou 10 anos? Para fazer DCF em um monte ações de uma vez?

1 curtida

Alguém poderia me fornecer uma planilha simples e objetivas para controlar Ações, FII e Fundos de Investimento.
As que achei são mais complexas.

3 curtidas

Vou aproveitar o tópico para compartilhar uma planilha em Excel que costumo fazer a cada trimestre com a base do site Fundamentus (acho que o 2T19 já está todo atualizado lá): LINK

É um Excel sem macro, sem links externos, sem nada que possa trazer risco ao usuário.

Já estão indicadas em vermelho as ações de baixa liquidez (< 100K) e nas colunas em laranja está a “fórmula mágica” de Greenblatt.

:wink::+1:t3:

6 curtidas

Pessoal, estou montando uma planilha para controle dos meus investimentos, com cálculo de rentabilidade usando sistema de cotas… Tenho uma dúvida conceitual sobre como considerar o dinheiro que eu deixo parado na conta, aguardando oportunidades. Vou explicar com um exemplo, com números fictícios para facilitar a conta:

  1. Separo 100 mil para investimentos e deposito na corretora
  2. No primeiro mês, invisto 30 mil e mantenho 70 mil na CC, aguardando oportunidades melhores.
  3. Os 30 mil investidos me rendem 3 mil após 1 mês.
    No cálculo da rentabilidade do mês, posso considerar meu rendimento de duas formas:
    a. Considerando apenas o capital investido: 3/30 = 10%
    b. Considerando todo o capital na corretora: 3/100 = 3%

Minha opinião é que devo considerar a opção b, de 3%, e que minha carteira de investimentos deve considerar tanto o dinheiro investido como o que está na CC.
Qual a opinião de vocês?

Eu sempre considero que o dinheiro disponível para investimento é parte da carteira. A partir do momento em que o dinheiro é disponibilizado para investimento eu considero que houve a compra de cotas da minha carteira.

Se o objetivo for apurar a performance enquanto investidor, eu escolheria a opção A. Eu só considero dinheiro parado como parte da carteira quando são proventos que ainda não usei para comprar mais ativos.

Uma opinião de cada… falta alguém pra desempatar… kkkkkk :joy:

Considero apenas o capital investido, dinheiro parado na corretora não gera ganho.

Não gera ganho, mas também não gera perda.Se ele tivesse investido numa ação que estivesse caindo, este dinheiro investido estaria impactando negativamente na rentabilidade.
Então considero o dinheiro que está na conta da corretora no cálculo de rentabilidade.

1 curtida