Plano de Saúde, Tópico de utilidade pública.

Bom dia a todos.

Esse não é um tópico muito como no fórum mais mas vai ser de grande utilidade para mim e acredito para varias pessoas.

Estou com uma certa idade e estou sem plano de saúde já a alguns anos e como a idade vai pesando cada vez mais gostaria de sabe a sugestão dos amigos para a melhor operadora de plano de saúde, gostaria de saber das boas e das más experiências com seus planos ou até mesmo de familiares ou amigos mais próximos.

Todas as opiniões são muito validas, mas no meu caso em especifico estou no rio de janeiro, essas seriam mais importante para mim, acredito que tenha diferença nas operadoras e até na qualidade do atendimento de região para região.

Obrigado todos, agredido q esse tópico vai ser de muita ajuda para bastante pessoas, talvez pessoas voltando a fazer plano de saúde ou até desistindo não sei como anda o atendimento hoje em dia.

1 curtida

Não sou do Rio, então não posso opinar especificamente.

Mas acho que vc deve fazer o mais rápido possível plano de saude.

Eu mesmo passei alguns anos da minha vida sem plano de saude, por sorte, nunca tive problemas.

Vc nunca sabe o dia de amanha, pode ser assaltado levar um tiro e precisar de uma UTI ou ter qualquer doença.

Minha filha teve um problema com 7 dias de idade, e tive uma péssima surpresa, o plano da minha esposa não cobria, eu pensei que cobrisse… Diaria da UTI R$20 mil… Sorte que o meu plano cobriu…

Vc tem um problema de saude, pode perder muito dinheiro…

Não fico mais sem plano de saude de forma alguma.

1 curtida

Realmente, é imprescindível ter plano de saúde hoje em dia… saúde no Brasil custa muito caro e SUS praticamente não é opção… meu pai estava aparentemente saudável e descobrimos recentemente um câncer no estômago após uma consulta… se não fosse o plano de saúde certamente teríamos gastado muito dinheiro no tratamento… mas o pior nem é isso, o pior é que se dependêssemos do SUS certamente a situação poderia ter se agravado muito devido a espera.

Tem de ter um plano de saúde, que pelo menos cubra internação.
Outro pto, vale a pena fazer o plano de saúde por um CNPJ, então se vc já tiver uma empresa, fica muito mais em conta do que fazendo como PF. Senão tiver, vale a pena estudar abrir uma empresa no simples para tal fim.
Um dos planos que acredito ter um bom custo x benefício é o da Amil. Se precisar de um contato, tenho um amigo que é de confiança, e que é corretor, e faz os planos aqui da minha família. Me manda uma mensagem privada que te passo o whatsapp dele. Ele sempre me ajuda nestas questões, recentemente ele me passou a dica, e está trocando um plano da nossa familia da Sulamerica por um da Amil, com uma redução de uns -40% no valor, e mantendo praticamente a mesma rede credenciada.

3 curtidas

tenho dúvidas sobre isso, fiz um plano por cnpj, inicialmente era bem mais barato, mas os reajustes estavam sendo muito alto, aí pelo que pesquisei, os planos de saude oferecem os planos mais baratos por empresa, exatamente porque é menos regulado os aumentos.

Planos por PF seria mais regulado os aumentos, então no longo prazo, talvez seja melhor plano por PF.

Não tenho certeza, mas é um ponto bom para vc pesquisar.

Exatamente por este motivo que eles são mais caros que os planos PJ

o problema é que pelo o ritmo que o meu plano cnpj estava aumentando, se continuasse assim, daqui 20 anos eu não teria condições de pagar.

por isso acabei trocando por um PF

Por este motivo estou saindo da Sulamerica, subiu demais. Porém pelas cotações que o meu corretor fez, e no meu caso, como PJ fica muito mais em conta ainda em um novo plano.

Mas acho que daqui alguns anos vc vai ter o mesmo problema…

E se vc fizer um plano pessoa física, no longo prazo, acho que vai ser melhor pra ti, pq quando vc passar dos 60 vai ser dificil comecar um plano de saude por um preço acessível.

Meu plano é Amil (PJ) e tive em um ano um reajuste de 35%. Foi em 2018 se não me engano. Ano passado não teve ou se teve não foi tão notável quanto este que citei. De toda forma já estudei ir para um PF mas acaba que fica na mesma faixa de preço e quando questionei colocaram empecilhos quanto a carência. Para você foi tranquilo @cadu?

1 curtida

pois é, estava tendo reajustes mais ou menos assim, aí vi que daqui alguns anos iria ficar sem plano de saude… Pesquisei, e pelo pesquisei, seria melhor fazer pessoa física, mesmo inicialmente sendo mais caro.

Procure saber das opções com coparticipação, e enfermaria no lugar de quarto privado. Pode dar uma boa diferença no preço.

1 curtida

Fiz isso também.

Vale a pena, se precisar vc paga por fora.

Só é ruim pq tem que pagar medico, anestesiologista tb por fora, mas faz parte…

O plano tende a evitar PF mesmo.
No meu estou migrando de PJ Sulamerica para PJ Amil. Não tive nenhum problema ou dificuldade.

Um detalhe importante, por CNPJ é muito mais barato, mas o reajuste é baseado no consumo dos demais beneficiários do plano PJ (se for uma big companny, será reajustado com base no que os seus colegas utilizaram de recursos, se for uma pequena empresa, de acordo com o pool de uso delas). Meu plano é PJ e tive reajuste de 15% esse ano. Planos como PF são bem mais caros (as vezes o dobro no início), mas o reajuste é regido pela ANS (aí fica perto da inflação normal). Não vou entrar nesses detalhes, mas o próprio modelo atual de saúde suplementar no Brasil está caminhando para um colapso, e um pouco de disrupção é esperado para os próximos anos, podendo envolver: alterações em linhas regulatórias e diminuição de determinadas coberturas, verticalização de operadoras e saúde digital.

Imprescindível:

• Plano que cubra internação hospitalar.
  • Ver qual cobertura hospitalar tem: planos que cobrem Einstein e Sírio são bem mais caros do que planos que cobrem outros… Ver os hospitais de interesse, em especial na tua cidade.
  • Abrangência geográfica: se mora no interior em especial, e precisa de hospital de maior complexidade, ter um plano local é meio furada. Para o que de fato precisa plano: boa emergência, acesso a bons laboratórios (poder executar em redes credenciadas como Fleury), bons dispositivos diagnósticos (que na rede tu vá ter exames como ressonância magnética, que não é em todo lugar que tem), e hospital de alta complexidade (com boa UTI e centro cirurgico, multi-especialidades)

Observações:

• Co-participação é ok (desde que não seja absurdo o valor). Cuidado: tem planos que se dizem nacionais, mas tem uma co-participação de cerca de 30% se for utilizar, e esse valor é sobre uma tabela ‘cheia’. Assim, se na tua cidade não tem ressonância, e tu faz na rede conveniada fora dali, custa quase o mesmo de um exame particular. Ver
  • Alguns tem baixa cobertura de profissionais médicos. Bem, isso é o de menos… geralmente os planos tem profissionais +/- ok credenciados, mas o cara que é diferenciado, raramente vai atender planos (ou só naqueles que pagam muito bem). Independente do plano, possivelmente vai querer pagar ‘por fora’ profissionais no caso de algo mais crítico (ex: acompannhamento oncológico, etc).
  • Baixa cobertura de outras especialidades: valores que são repassados para profissões como fisio, psico e odonto são muito baixos. Geralmente não vai conseguir esses atendimentos pelo plano. Isso geralmente é particular de qualquer forma.
  • Mesmo tendo plano, é importante ter uma reserva para emergências médicas: medicamentos de uso domiciliar, acompanhamento profissional que o plano não cobre direito, procedimentos e exames que não estão no Rol da ANS, gastos gerais com saude, etc…
  • Há também modalidade mais de ‘seguro’ que cobre gastos até valor xxx (a definir). Isso pode ser considerado. Vantagens: tem cobertura maior, e muito baseada em reembolso (tu paga, apresenta recibo, tem reembolsado quase a integralidade). Desvantagens: que nem seguro, tem o teto contratado. Hoje, por exemplo, imunoterapia para cancer (que é o principal tratamento para alguns como pulmão e pele) custa só de medicamento 30 a 40 mil por mês… é fácil estourar o teto contratado. Tem crescido bastante isso, mas não sei dar maiores infos. Bradesco faz bastante.
5 curtidas

Quando contratei o meu plano, o orçamento para um plano individual ficou 5x ou 6x mais caro que o PJ. Por outro lado, tem que aprender a viver com reajustes. Acredito muito no modelo verticalizado, se houvesse uma referência na minha cidade, com certeza faria.

Aí é complicado.

Tinha um PF, aí me ofereceram esse CNPJ saia uns 30% mais barato, aí fiz. Só que os aumentos eram absurdos… Após uns 5 anos, mudei para o que tenho agora PF, foi mais barato do que o que eu estava pagando PJ… Tinha opção de fazer um outro PJ mais barato, mas preferi ficar no PF. Mesmo.

1 curtida

Verticalizado tem seus prós e contras… Lógico que muito na assistência na saúde é puro ‘waste’ e pode ser cortado para reduzir custos, assim, uso de protocolos clínicos e padronização da prática é super bem vindo e gera eficiência. Mas não sei o quanto estão diminuindo a qualidade em prol de redução agressiva de custos por outro lado…

Conversando com um amigo que é chefe de uma UTI em uma determinada cidade de médio porte, comentando que uma dessas verticalizadas construiu o hospital lá em 6 meses… Na hora de contratação de profissionais, valor/hora cerca de metade do mercado na região. Segundo ele conseguiram fechar o quadro em UTI só com os profissionais que não deram certo em nenhum outro lugar…

1 curtida

Quero agradecer a todos os amigos pela ajuda, obrigado.