Política (Part 1)

Alguma sugestão para investir 1.000,00 mensal

Isso vai depender muito do seu perfil, e do que pretende tanto diversificar, quanto seu objetivo.
Eu daria preferência hoje para fundos imobiliários, visto que a taxa selic deve continuar em viés de baixa.
Em segundo plano ações, neste caso pode usar tanto a nossa plataforma para as escolhas, quanto o índice PenseRico e a CAFI.

http://www.valor.com.br/politica/5109324/pgr-denuncia-lula-dilma-e-mais-6-petistas-por-organizacao-criminosa

Gustavo Franco filia-se ao Novo, desidratando o PSDB
Geraldo Samor

O economista Gustavo Franco anunciou ontem à noite que está deixando o PSDB para se filiar ao Partido Novo, marcando o fim de um casamento de 28 anos e sublinhando o papel que as ideias pró-mercado terão na eleição de 2018.

Na nova agremiação, Gustavo presidirá a Fundação Novo, o que o deixará encarregado de elaborar o programa de governo para a campanha do ano que vem.

Cadu boa noite,

gostaria de saber a visão de vocês sobre o cenário de uma possível volta de Lula ao poder. Dado o nosso histórico de confiscos na Era Collor e tudo que o PT representou em nossa economia, como direcionar nossos investimentos com esse possível cenário?

Um forte abraço,

Marcelo

1 curtida

ola @marcelo_kastrup,
esta é uma boa pergunta p/ debatermos. Dado o histórico do Lula, eu tenho uma ideia do que poderia surgir. Vale lembrar que quando Lula 1 foi eleito, ele tinha prometido uma série de medidas agressivas contra o capitalismo, algo que não aconteceu. Só fomos ver esta guinada a partir do Lula 2, quando a economia começou a se deteriorar. E sabemos que o Lula sempre foi um sujeito que fala o que a platéia quer ouvir, mas acaba agindo conforme melhor lhe convém. Desde os tempos de sindicalista ele já fazia isso.

Então se ele for eleito (o que acredito que não vá acontecer, explico melhor abaixo) é bem possível que faça um discurso muito forte de oposição ao Temer, querendo passar uma borracha em todas as reformas que ele fez, e voltar ao aumento de deficit publico. Mas acho que assim como o Lula 1, este discurso é só jogar pra platéia, no fundo ele deve revogar algumas medias pontuais, especialmente p/ agradar os sindicatos, e iria continuar por alguns anos com a austeridade fiscal. Chegando no final de seu mandato, aí sim ele abriria os cofres públicos, visando se perpetuar no poder, e jogaria o equilíbrio do deficit publico pro buraco.

Agora eu chutaria que ele não vai se candidatar, ou se o fizer, irá sair antes das eleições. Isso por dois motivos: ele tem um alto índice de rejeição, e não consegue passar do patamar dos 30% de intenção de votos. Logo, no segundo turno ele tende a perder muita força, em especial p/ candidatos ainda pouco conhecidos (Huck?, Bolsonaro, Doria?). E o outro motivo, é provável que a justiça não permita sua candidatura, algo que ele certamente está até torcendo para que aconteça, pois aí endossa seu discurso de perseguição política, e vai dar forças p/ seu candidato (possivelmente o fraquíssimo Haddad, que não conseguiu nem passar pro segundo turno em SP na sua reeleição).

De qualquer forma, com o Lula ganhando, não teremos um desastre econômico logo de cara, este deve demorar ainda alguns anos p/ surgir. Neste cenário indicaria o seguinte: foco em investir nos EUA, e em segundo plano, investir no Tesouro direto. A renda variável tende a sofrer com a deterioração econômica, igual no período da Dilma.

2 curtidas

O primeiro documento de Gustavo Franco para o Novo
Uma economia com ‘leveza’, ‘concorrência’ e ‘simplicidade’
Geraldo Samor

O economista Gustavo Franco apresentou no último fim de semana uma série de ‘princípios e valores’ que deveriam nortear a ação do Estado na economia.

A lista, de 11 itens, faz parte do primeiro documento produzido pelo ex-presidente do Banco Central para a Fundação Novo, o think tank do Partido Novo presidido por ele desde o mês passado. A Fundação tem como tarefa elaborar o programa de governo do Novo para a campanha de 2018.

Alguns itens da lista de Gustavo são palavras de ordem profundamente familiares a qualquer adepto do liberalismo econômico, como Equilíbrio (Responsabilidade Fiscal), Individualismo e Transparência.

Outros avançam na direção de contornos mais específicos de uma política econômica noviana.

Pois é…

Se for 2x1 deve ser candidato.

Agora, tudo é confuso, mesmo sendo 3x0, ele vai se candidatar. Nesse caso a candidatura vai ser impugnada e vai ter luta. Parece que sendo 3x0, mesmo assim ele pode chegar com a candidatura até muito proxima do eleição, quem sabe 30 ou 15 dias da eleição, quando será impugnado definitivamente.

Agora, vc acha que uma “surpresa” no resultado pode abalar o mercado?

Parece que o mercado está trabalhando com a hipótese de 3x0 sem qualquer apelação. Se ele for inocentado, a coisa pega fogo, e creio que poderemos comprar dólar no mesmo segundo após a decretação do resultado.

Agora, se for 2x1 ou o tal do 3x0 que pode arrastar as coisas, ai tambem acho que pode haver algum abalo, pois a situação da eleição vai ficar muito confusa, o que deixará o mercado nervoso com o que pode acontecer.

Se ele dançar de vez, as coisas se acalmam e a partir daí o mercado começará a analisar quem pode fazer mais com o nosso dinheiro.

1 curtida

Também acho que o mercado já está precificando que o Lula não irá concorrer. Se isso realmente acontecer, o PT não tem outro candidato de força nacional p/ entrar em seu lugar. Seria praticamente selado a morte do partido, que depois deve mudar de nome e voltar com o discurso de críticas aos outros.

Agora tem um candidato de peso, que se realmente confirmar que vai concorrer, o IBOV pode ir a 100k rapidamente. Eu não acredito em salvador da pátria, mas este aqui eu boto fé:

5118b594490e889bee9f5f06924d36aa

Dr Rey - Make the Brazil sexy again! :joy:

E o pior é que se for considerar somente o currículo ele seria o melhor candidato, pois se formou em Harvard! rs

1 curtida

Pensei que vc tava falando sério…kkkk

Agora tem o Collor tambem…kkk…esse país tem jeito não.

Temos de pensar tambem no Luciano Huck…aquilo lá no Faustão foi mandrakagem. O grande centro está assustado tanto com Lula ou Bolsonaro. Alckmin parece não ter forças, e sejamos prudentes, Amoedo não sairá de 1/2%

Assim sendo, pode pintar o Huck sim, talvez até no PSB, e com certeza, se ele entrar vem com muita força

Bolsonaro e Lula é tipo Corinthians, quem gosta , gosta, mas quem é contra, jamais abraça.

1 curtida

Se for analisar rapidamente, no andar da carruagem nunca foi tão fácil se candidatar e virar presidente. pois, os grandes “reis” dos votos já estão sendo descartados… Lula (preso), Aécio (depois dos rolos, não deu mais as caras), Alckmin (sem expressão), Serra (também sumiu, deve ter morrido), Fernando Henrrique (não quer saber de rojão) e por ai vai…

… onde será que dou entrada na papelada? vou arriscar haha

2 curtidas

Condenação unânime pela 8ª Turma reduz possibilidades de recurso de Lula no TRF-4

Com isso, ex-presidente fica limitado aos chamados embargos de declaração, que não permitem reverter condenação. Defesa poderá ir ao STJ e ao STF, mas Lula poderá já estar preso.

Só eu que tô ansioso pela primeira pesquisa sem Lula?
Quero saber quem a Globo vai tentar emplacar acima do Bolsonaro. Capaz de fazer uma parceria com o Alckmin. Entretanto, independente de quem ganhar, tá fudido! 2019 vai ser uma MISSÃO IMPOSSÍVEL pra quem for presidente

2 curtidas

Acho que o Temer que pegou a bomba na mão, uma economia em frangalhos, e teve de aprovar um monte de reformas impopulares. Se ele conseguir aprovar a da previdência, vai facilitar ainda mais a vida do próximo presidente. A economia já está entrando nos eixos, falta agora equilibrar o deficit publico.

Acredito que o Lula agora seja carta fora do baralho. Vão tentar emplacar algum velho conhecido. Marina tem zero de chances, Haddad fraco ao extremo, Boulos do MST é uma piada e Ciro Gomes talvez. Cristovam Buarque deve ser o nome que tem maior potencial p/ crescimento.

1 curtida

Parece que o caminho ficou livre para o Bolsonaro. Como o @cadu citou, se a reforma da previdência for aprovada antes, esse rojão impopular vai cair nas costas do atual presidente. Livrando assim o próximo de assumir essa responsabilidade.

Ninguém vai aprovar reforma da previdência em ano de campanha, é completamente inviável para quem quer ser reeleito. O Temer não tem a menor chance de passar isso esse ano. Por isso eu digo que vai ser MISSÃO IMPOSSÍVEL pra quem pegar ano que vem, porque vai ter que ser um dos primeiros atos do próximo presidente.
Eu vejo uma briga real entre o Alckmin e o Bolsonaro, pelo menos enquanto não consolidar o candidato da centro esquerda.
Além disso, a aprovação da reforma tá longe de ser suficiente pra equilibrar os gastos públicos, se não começarem a passar o facão é mais uma pá de coisa, em 2020 a gente chega numa dívida de meio trilhão. Ai ja era, não vamos conseguir pagar nem o juros.

1 curtida

Sem dúvida vai ser uma tarefa muito difícil aprovar a reforma da previdência neste ano eleitoral. E ela tb não resolveria de vez o problema do déficit publico crescente. Acho que dos candidatos, o único que seria capaz disso seria o o João Amoedo do partido Novo, que tem como filosofia o Estado mínimo.

Alckim x Bolsonaro pode ser mesmo, mas acredito que o Alckim tenha perdido muito força, e não vejo potencial p/ crescer na campanha. Acho que ele não vai p/ segundo turno. A esquerda provavelmente vai lançar uns 5 candidatos diferentes, p/ tentar levar um p/ o segundo turno, e aí juntar as forças de todos estes se aliando entre si. Acredito ser a única forma de tentarem ir p/ o segundo turno, visto que tirando o Lula, não tem mais nenhum candidato com expressão nacional.

E continuo achando que o mais provável é alguém novo de fora, uma pessoa pública, entrar na disputa com o Bolsonaro p/ o segundo turno (Huck?). Ou talvez até mesmo um Dr Rey, ganhando votos de quem não aguenta mais a política (tipo o Tiririca). Imagina um segundo turno entre Bolsonaro e Dr Rey?! Ia ser muito legal de ver o debate! rs

2 curtidas

Hum. Eu ainda acho que o Luciano Huck pode entrar nessa. E se entrar , entra para ganhar.

Pelo PSDB seria ruim para ele, estão queimados tambem, e ademais, é certo que o PSDB sairá “junto” com o PMDB.

O Huck pode vir pelo PPS, partido que não tem grande rejeição.

Vejam bem, o Huck pode ficar com os votos dos mais pobres que iriam votar no Lula, pois ele é muito conhecido, sobretudo nessa camada social.

Se ele vier, conseguir um bom time, especialmente no campo economico, vai agradar o mercado tambem.

Ele seria o verdadeiro Centro, captando votos do Lula e de quem não gosta do Bolsonaro nem do Ciro. Bem como até mesmo o voto de alguns Bolsonaristas, que estavam com ele, para especialmente não correr o risco do Lula ganhar.

Ele terá penetração em todas as camadas, especialmente porque a classe média não aguenta mais PMDB, PSDB e PT.

Não estou falando que ele é bom , nem ruim. Estou falando que se ele vier e conseguir viabilizar uma candidatura, sobretudo com bons nomes no ministério, ele vai ganhar o mercado e a classe media, a classe mais pobre ele vai ganhar mais facil ainda.

Acho que viria para ganhar num primeiro turno. Calcula ai…Bolsonaro tem uns 20%, Somando com Ciro e Alckmin , mais Marina, não deve dar 50%.

Acho grande as chances dele ganhar no primeiro turno, e se for contra o Bolsonaro para o segundo, ganha por 65x35j…70x30…

Esse momento que estamos vivendo, abre alas para um Ousider. Ele é um cara jovem, conhecido, “bom moço”, global de primeira linha, pelo jeito tramita bem no Centro e na Direita(até com o Novo ja esteve conversando tempos atras)

OU seja, fora os que fazem parte da religiao PT e Bolsonaro, ele capta…

Para se pensar…

2 curtidas