Preço Médio - como calcular?

aqui nao abre

Em relação ao preço médio meu calo está em calcular os investimentos no exterior . Além do preço médio em relação a ações / etf / reit tem o preço médio do dólar em relação as remessas enviadas para o exterior

Pessoal, ressuscitei o tópico para tirar uma dúvida. Ano passado, para informar o preço médio na DIRPF, eu utilizei o Canal Eletrônico do Investidor, que mostrava o preço médio de aquisição no ano. Ocorre que esse site foi descontinuado. O novo site, uma tal de “Área Logada do Investidor”, não traz essa informação. Portanto, estou sendo “obrigado” a abrir nota por nota para fazer esse cálculo em uma planilha. Alguém sabe como obter essa informação sem precisar montar uma planilha? (no site da corretora, no meu caso a Clear, eles só trazem o extrato de compras, a custódia e os proventos)

Você pode criar uma conta gratuita no myprofit e importar as notas. PM eles calculam para você de graça a cada movimentação, só tem que olhar ativo por ativo, mas é menos trabalhoso do que o que você está fazendo

Se assinar um mês acho que ainda liberam os resultados mensais, você consegue ver em cada mês suas vendas e o resultado líquido delas

Para ter o IR completo, só assinando 12 meses

1 curtida

Agradeço pela dica.
No mesmo dia que postei aqui, enviei a dúvida para a B3 e eles resolveram meu problema. Vou copiar e colar a resposta deles aqui, talvez possa ser útil a alguém:

"Para informações de preço médio, após login na área logada clicar em > Menu > Relatórios > Posição > Filtrar > Escolher a data > Novamente de um filtrar. Após, no seu canto inferior esquerdo verá “ver resumo”. Lá, encontrará o preço médio de suas ações."

1 curtida

Mesmo que esteja um pouco em cima e você utilize algum aplicativo.
Sugiro baixar as notas e utilizar o excel, nem que seja como backup.
Se não me engano, posso estar fazendo confusão, o CEI usava um preço médio ajustado, considerando dividendos, Será que todas as bonificações estavam corretas?
Eu não confio em aplicativo para isso.

1 curtida

Pessoal surgiu uma dúvida de iniciante e gostaria que vcs me ajudassem .

Como fica Na prática o cálculo do PM na corretora e na sua planilha pessoal quando há bonificações ?

Para fins contábeis , na hora de declarar do IR eu declaro com o PM calculando ele com o valor que foi atribuído nas bonificações , ok. Isso eu entendi .

Mas no cálculo do PM pra fins de venda do ativo eu cálculo essas bonificações com preço zero ? Já q na prática eu não paguei nada por ela. Assim , teriam dois PM , um para efeitos contábeis ( IR ) incluindo o valor virtual das bonificações , que vc guardaria em sua planilha pessoal e outro PM mais baixo ( real ) atribuindo as bonificações o preço zero , este PM seria oq eh mantido na corretora pra não se prejudicar na hora de vender as ações , eh isso ? Ou eh um PM só para ambas as situações ?

ex.: tenho 1000 ações a PM de 10 reais. Ganhei mais 1000 ações de bonificações cujo valor seria 20 reais por ações . PM subiria pra 15 reais . Este PM eu declaro só pra fins de IR, ja na corretora eu mantenho o PM calculando o valor como zero nessas bonificações , no caso , meu PM cairia pra 5 reais. Eh isso ? pergunto isso pq fiquei pensando que se não fizer isso na hora de vender vou está vendendo por um PM maior do que realmente eh e vou perder dinheiro , não ?

Alguém pode esclarecer isso pra mim, por favor .

Eu não entendi a pergunta. O PM só tem relevância para efeitos tributários. Sendo assim, você utiliza o valor atribuído às bonficações. E você não “ganha”, nada. As bonificações são abatidas da cotação.

Edit:

Não é só para declarar, é para efetivamente aproveitar do benefício tributário na hora da venda. Não utilizar o valor atribuído à bonficação é uma mera escolha “estética” sua, para um cálculo pessoal de rentabilidade. Mas, no que importa, você sempre vai utilizar o valor atribuído pela empresa.

Mas na prática eu não estarei perdendo dinheiro ao declarar na corretora o valor das bonificações ? Uma coisa eh vender com o PM de 15 outra eh vender com o PM de 5 , não ?

Sei que sempre dizem que o PM q aparece na corretora eh meramente ilustrativo , mas se eu vender com o PM de 15 e se eu vender com o PM de 5 o dinheiro que vai cair na minha conta eh o mesmo ?

Como nunca passei por isso, mas tenho ações com bonificações na carteira surgiu essa dúvida caso um dia eu as venda .

Eu uso o PM com valor atribuído só pra fins contábeis mesmo. Mas ao atribuir custo zero, na prático posso estar tendo um prejuízo teórico rs. Pegando o Bradesco por exemplo, vamos supor que ao correu um exercício e o banco teve um resultado abrangente de 3 reais. Se no início do período o VPA era de 15, seria 18, mas recebi 1 em JCP e 2 em bonificações. Assumindo que comprei por 100 ações por 15 e vendi por 15 no final do ano. Meu caixa percebeu: -1500, 100, 1500. Agora vamos assumir que preciso declarar o patrimônio como uma participação. Minha DFC seria:

Aquisição de investimentos -1500
Res. de equivalência patrimonial +200
Dividendos recebidos +100
Novo saldo em investimentos 1700
Venda de investimentos +1700
Perda na venda… -200

Meu efeito caixa continua zero, mas agora dá ver que houve um juízo de valor diferente sobre o seu patrimônio, pois o banco não poderia valer o mesmo possuindo mais.

Depois eu pego o VPA do Bradesco antes das últimas bonificações e trago, ou alguém se adianta caso tenha os dados em mão.

1 curtida

O PM da corretora não tem nenhuma importância. Você pode, inclusive, pedir para corrigir. Na Clear tem um formulário pra isso. É tão sem importância que se tiver registrado 15 reais lá e você pedir pra ser 200, eles vão mudar.

Claro que o dinheiro é o mesmo. O seu preço médio não tem qualquer relevância no dinheiro que entra na conta.

Pensa comigo. Se você vende 100 ações por 10,00 cada, você vai receber 100x10 = 1000.
Se seu PM é 5 ou 25, vocÊ recebe os mesmos 1000 ao vender as ações.

A única coisa que impacta no quatno dinheiro você vai receber é o número de ações e o preço de venda.

3 curtidas

Acho que você tá complicando mais a cabeça do rapaz. :joy:

3 curtidas

Um caminho que pode ser simples e mais inteligente é não alterar o PM pelas bonificações.

Em termos práticos, se a quantidade de ações for pequena, vai fazer muito pouca diferença. Se está com dúvidas, não altere.

Não alterar leva a uma leve perda de benefício tributário e nada além disso.

Mas, se for uma quantia alta e uma série de bonificações ao longo de 30 anos, vai fazer diferença sim.

1 curtida

Ai eh q está , então a corretora tem total controlo disso na hora de vendermos nossas ações , justamente pra evitar essa malandragem de alterar o PM pra se beneficiar . Ex.: tenho 10mil investidos em IRBR , estou levando 90% de lose . Então se vender terei 1k na hora , mas e se marotamemnte eu alterar PM, vai continuar a cair os 1k na conta, mesmo ao alterar o PM pra um valor que teoricamente receberia 5k ? Eu creio que sim, senão seria muito fácil burlar o sistema , mas a corretora tem todo esse controle de checagem na hora da venda de ações por nós ? fiquei me perguntando agora como funciona isso

Kkkkkk carregado o exemplo , estou processando ainda

1 curtida

Cara, não tem malandragem e não tem importância.

Vamos lá.

Digamos que você adquiriu 100 ações da empresa ABCD3 por 10,00 cada. QUando você adquiriu, você pagou 1000,00.

Mil reaisé o que você pagou! Já foi. 100 ações é o que você tem, de fato.

Se o seu PM tá 1,00 ou 1.000.000,00 , na corretora, isso não tem a menor importância. O que importa é que você tem 100 ações da empresa ABCD3 e pagou 1000 reais por ela.

Digamos cotação da empresa ABCD3 hoje está 15 reais. Você vai vender todas as 100 que comprou. Vai receber por elas 1500,00 creditado na sua conta.

VocÊ tinha 100 ações e trocou por 1500 reais.

No fim das contas você pagou 1000 reais para adquirir e recebeu 1500 para vender. O quanto tava seu PM na corretora na hora da venda influencia em quê? Nada.

O máximo que acontece é ficar um valor lá de lucro ou prejuízo que não é real e não tem importância alguma.

Resumo

Compra em Janeiro: 100 ações a 10 reais, cada.
Gasto = 1000 reais
Patrimônio = 100 ações

Venda em Dezembro: 100 ações a 15 reais, cada
“Gasto” = -100 açoões
Patrimônio = 1500 reais na conta da corretora.

Nesse caso você tem um lucro de 500 reais.

Se na corretora registraram a sua compra com PM de 900 reais por ação, mas você só pagou efetivamente 10 reais por ação, não muda nada pra você.

Só importa o que você efetivamente pagou e pelo quanto você efetivamente vendeu.

PARA EFEITOS TRIBUTÁRIOS, as bonfiicações importam. Eles te dão uma leve vantagem tributária ao aumentar “artificialmente” o seu PM.

2 curtidas

Nesse exemplo que vc deu , então , se eu alterar/pedir alteração na corretora para um PM de20 , mesmo assim ainda cairão os 500 de lucro na hora da venda . Eh isso ?

1 curtida

Claro.

Como eu falei: se você vende 100 ações por 15 reais cada, você vai receber na sua conta da corretora 1500 reais (menos os impostos e taxas).

Nada além disso importa.

Edit: CORRIGINDO.

Não é 1500 de LUCRO. É isso que você tá confundindo. É 1500 ponto final.
O lucro é calculado pela REALIDADE. O quanto você pagou e por quanto você vendeu.

2 curtidas

Pense na bonificação como um dividendo que foi retido, reinvestido e claramente evidenciado para você na forma de novas fichas. Ai você comprou 100 reais e levou 10 fichas. Saiu com 12 fichas e recebeu 100 reais. Em termos absolutos não há prejuízo, em termos relativos sim.

2 curtidas